quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

PREFEITURA E PESCADORES APRESENTAM PROPOSTAS PARA O INEA PARA SALVAR AS LAGOAS

 


Os pescadores de Maricá estão passando um grande sufoco, resultado do enorme assoreamento pelo qual passa as lagoas do município. Pedidos de socorro são inúmeros, manifestações começaram a acontecer no final do ano (https://obaraoj.blogspot.com/2023/12/lagoa-viva-pescadores-pedem-socorro.html). Enquanto isso, milhões são gastos pela CODEMAR no projeto LAGOA VIVA, que em sua essência seria realmente a salvação das nossas lagoas, porém os resultados não estão aparecendo e cada vez mais se vê nas margens, muito lodo, sujeira, além do forte mal cheiro, que poderá ser agravado com as ondas de calor que aumentarão a temperatura das águas, podendo ocasionar falta de oxigenação e uma enorme mortandade de peixes (https://youtu.be/1z-fDUNfNZY?si=8a1B1F0jEixX0Ebi). 

Mas apesar do sufoco, os pescadores se uniram e começaram a tentar arrumar soluções, afinal ninguém melhor do que eles para saber o que é melhor e como se comporta as lagoas da cidade. Junto com o vereador Xandy de Bambuí, desenvolveram um trabalho durante mais de três meses, que foi apresentado ao INEA em reunião que aconteceu na manhã da terça feira 09 de janeiro na sub-prefeitura de Itaipuaçu, com a presença do Sr. Alexandre representando o secretário de governo Joãozinho e o prefeito Fabiano Horta.

Após a explanação dos problemas e as possíveis soluções, o representante do INEA autorizou e a prefeitura irá começar o trabalho de desassoreamento de canais e trechos das lagoas de Maricá, começando por Ponta Negra e Barra de Maricá.

Segundo informações do vereador Xandy de Bambuí, que fez contato telefônico com o presidente do INEA que disse estar de posse do último laudo enviado pela secretaria de Defesa Civil e com isso autorizar a limpeza, enviando a licença para a SOMAR que colocará as máquinas nas lagoas para início dos trabalhos.

Participaram da reunião além do representante do INEA e da secretaria de governo de Maricá, o vereador Xandy de Bambuí, o vereador Júlio Carolino, a secretária de agricultura e pesca Mariana Príncipe, o presidente da Associação dos Pescadores - Sr. Valdir, Presidente da Associação de Pescadores de Zaccarias - Sr. Washington, Presidente da Associação de Pescadores da Rua 70 - Sr. Cabral, Presidente da Associação de Pescadores do Recanto - Sra. Virgínia, a presidente da colônia de pesca de Maricá - Sra. Ligiane, o diretor de obras diretas e indiretas da SOMAR - Sr. Jorge Heleno, Sr. Guilherme representando a secretaria de Cidades Sustentáveis e Meio Ambiente e o coordenador de pesca do município - Sr. Rodrigo.

Agora é torcer (continuar cobrando e mais do que nunca fiscalizando) para que a limpeza seja prontamente executada em prol dos nossos pescadores e das nossas lagoas.

O fato lamentável foi a total ausência que qualquer representante do projeto LAGOA VIVA e/ou da CODEMAR.