Pela primeira vez em Itaipuaçu, a FLIM (Feira Literária Internacional de Maricá), em sua sétima edição, traz muitas novidades, eventos, shows musicais (???) e é claro, muitos livros, alguns lançamentos inclusive de autores do município (que não tiveram o merecido destaque).
Mas, frequentadores, estão reclamando da desorganização, do espaço limitado para uma feira do porte da FLIM, que no ano passado (ainda pandêmico), aconteceu de mofo magnífico em Araçatiba. Nos anos anteriores, o feira aconteceu na praça Orlando de Barros Pimentel.
Segundo as reclamações em redes sociais, de muitos frequentadores, o local além de não ser tão grande para a magnitude da feira, a organização, espaços exíguos para movimentação, os funcionários que lidam com o público, especialmente com as crianças que parecem não ter o devido preparo, além de reclamações de guardas municipais que não orientam e multam quem querem, dizendo que uns podem parar e outros não.
Das reclamações, esta nos chamou mais atenção; "SR prefeito #FabianoHorta #prefeitirademarica a Flim é uma maravilha para as crianças, mas sua equipe de gestão não é muito eficaz! colocar a feira onde não tem via pra andar, aquele monte de ônibus de turismo, e o pessoal que trabalha com crianças, que não pode parar nas escolas para descarregar as crianças, guardas que não colocam ordem em nada, multa quem eles querem, uns podem parar e outros não! Vamos repensa na logística de espaço na próxima."
PCDs tem enormes dificuldades de locomoção e permanência no recinto
Uma mãe de autista declarou: "Uma cidade que se diz umas das mais inclusivas, deixou de considerar as pessoas com deficiência, não que as outras tenham tido preparo de excelência para isso. Mas nessa edição ficou impossível por exemplo da minha filha que é autista participar."
Outra mãe reclamou também do forte calor: "não e só isso não, ficou longe deveria ter 2, uma pra Itaipuaçu e uma pra marica, essa estava pequena com poucas opções de livros pra crianças especiais q não sabem ler e escrever algumas vendedoras não davam atenção porque estavam em rodinhas de amigos, além do enorme calor, muito abafado"
Fica a dica do leitor: "Vamos repensar na logística de espaço na próxima FLIM", afinal Itaipuaçu merece ter estes eventos também para o público local.
N.R.: Apenas uma curiosidade: pela primeira vez a FLIM chega a Itaipuaçu e ao mesmo tempo, o ARTE&BIER também está (pela segunda vez no distrito) e FESTIVAL DE RUA. Três grandes eventos, ao mesmo tempo, no mesmo distrito, nos mesmos dias???
Poderiam pelo menos esperar a FLIM terminar para lançar o ARTE & BEER e o FESTIVAL DE RUA. Enfim...