Avenida ganhará instalação de redes de drenagem, pavimentação, sinalização e ciclofaixa
A SOMAR - autarquia de Obras de Maricá, deu início a mais uma importante obra na cidade: a Avenida B, em Inoã, que passa por revitalização que irá transformá-la em uma alternativa aos motoristas para acessar o distrito de Itaipuaçu. Com aproximadamente 6 km de extensão, a via receberá asfaltamento, urbanização, sinalização e ainda ganhará calçadas acessíveis com piso tátil direcional e de alerta, além de ciclofaixas na lateral.
No local será instalada também uma ponte com 27 metros de comprimento e cerca de 13 metros de largura que permitirá o fluxo em mão dupla. Com previsão de execução em 14 meses, a obra já avança com a reformulação de toda a rede de drenagem, de aproximadamente de 4km de extensão, para diminuir o risco de inundações no entorno. O investimento total é de R$ 35 milhões.
“A Avenida B sempre apresentou a necessidade de serviços de drenagem e, com muita alegria, iniciamos os trabalhos nas últimas semanas. Esse era um desejo antigo da população local e finalmente estamos podendo atender. Seguiremos trabalhando com muita dedicação em prol da população de Maricá!”, afirmou o presidente da Somar, Guthyerre Alves.
Revitalização da Estrada dos Cajueiros que continua com poste no meio da curva, no início da via, na RJ 106
A Estrada Oscar Vieira da Costa Junior, mais conhecida como Estrada dos Cajueiros, que liga a RJ-106 ao Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, recebeu obras de infraestrutura ao longo dos seus 5 km de extensão, que foram entregues no dia 20 de setembro. Entre as melhorias estão a duplicação das pistas de rolamento com 7 metros cada, nova pavimentação com asfaltamento de 10 km nos dois sentidos, iluminação com a instalação de 300 luminárias de led nos 150 novos postes.
Também foram construídas novas calçadas em ambos os lados e implantada uma rede de 5 km de drenagem, 2 km de macrodrenagem, com instalação de manilhas e galerias pluviais que cruzam a pista em direção ao curso d’água do rio Bambu. Foram construídas ainda 3km de ciclovia central e 2km de ciclofaixa.
No local, a Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) instalou mais de 200 placas de sinalização e também 12 redutores de velocidade, 12 faixas de pedestre e cinco travessias elevadas na via, além de dispositivos eletrônicos de redução de velocidade.
Só faltou tirar o poste que ainda coloca em risco os motoristas que saem da RJ 106 em direção a estrada, e na primeira curva, se deparam com um enorme poste que a ENEL ainda não retirou (https://obaraoj.blogspot.com/2022/09/enel-mente-engana-populacao-e-poste.html).