quarta-feira, 23 de março de 2022

USUÁRIOS E MORADORES DO ENTORNO DA PRAÇA DO FERREIRINHA QUEREM SUA PRAÇA DE VOLTA


 Um local bucólico encravado próximo ao coração de Itaipuaçu, a praça do Ferreirinha no bairro de São bento da Lagoa, é cercada de residências e alguns comércios. Todos os dias, famílias com crianças, aproveitam o local para seu lazer, mas há cerca de um mês, vários food trucks começaram a se instalar no local, aparentemente sem autorização do poder público, segundo informações e fotos enviadas por moradores que pediram para não serem identificados, fazendo gatos em caixas de passagem da ENEL e até mesmo, abrindo buracos na praça para poder colocar fios nos trailers.

Outra irregularidade apontada e encontrada a olhos vistos, é o fato dos food trucks estarem em cima de calçadas (fato proibido por lei municipal), pois nos locais onde eles são devidamente autorizados pela prefeitura, eles ficam ao lado do meio fio, na rua, sem ocupar calçadas e praças.

A feira solidária que acontecia no local, foi "convidada a sair da praça" e está tentando se instalar em uma pracinha próximo ao Ramirez e a feira Tenda do Sol, que também acontece aos sábados na parte da tarde e a noite, agregando artistas plásticos, artesãos e comidas artesanais e que é além de tradicional, um grande momento de encontro com as famílias da região, gerando uma série de oportunidades de trabalho, também está tendo dificuldades de continuar expondo no local. Sem contar nas crianças que vão brincar na praça com suas babás e idosos com suas cuidadoras e a ginástica que existia no local e infelizmente acabou.

Lideranças locais já procuraram o prefeito Fabiano Horta, as secretarias de postura e uso do solo urbano e de cidades sustentáveis, uma vez que, até crimes ambientais estão começando a acontecer no local, com cortes irregulares e indiscriminados de árvores que existem há anos no local, algumas frutíferas.

Antes da pandemia, a prefeitura fez enorme investimento em pequenos boxes padronizados que estão sendo instalados em diversas praças da cidade, para além de manter tudo organizado e padronizado, deixarem estes comerciantes  devidamente autorizados pelo poder público para o devido funcionamento, o que seria uma solução para o local.

Usuários e moradores pedem socorro ao poder público, para que a praça, seja devolvida as famílias, e que a paz e tranquilidade que sempre existiu no local, volte a reinar.

Confira mais imagens de irregularidades na praça do Ferreirinha: