As obras que começaram em 2018, prometiam uma estrada duplicada, segura, bem sinalizada, trazendo conforto e mais progresso para o quarto distrito, mas a empresa que venceu a licitação para as obras - SAGA, abandonou a obra em meados do segundo semestre de 2021 alegando problemas financeiros.
E literalmente a SAGA (com trocadilho mesmo), da estrada dos Cajueiros só aumentava.
Largada, perigosa, mal sinalizada, com inúmeros buracos que viravam verdadeiras arapucas aos passantes do local, moradores e usuários resolveram fazer uma manifestação no local.
A SOMAR (autarquia de obras de Maricá, resolveu tomar a obra para si e ela mesma concluir prometendo para final de janeiro de 2022, a conclusão das obras, retomadas em novembro de 21 conforme matéria publicada pelo Barão (https://obaraoj.blogspot.com/2021/11/obras-na-estrada-dos-cajueiros-sao.html).
E o presidente da SOMAR, pessoalmente foi ao local nos primeiros dias, acompanhar a retomada das obras que realmente recomeçaram com pique total, mas que para triste surpresa de todos, foram novamente paralisadas no final do ano.
O mês de janeiro ficou apenas com pequenas intervenções e as inúmeras chuvas que caíram na cidade nos meses de novembro, dezembro e janeiro, só pioraram as condições de dirigibilidade da estradam que se transformou num verdadeiro caos, principalmente à noite, virando uma armadilha para quem precisa passar pelo local. Inúmeros incidentes e acidentes começaram a acontecer, mas estes acidentes que antes tinham apenas prejuízos materiais, começaram a ter perdas de vidas.
Com mais uma matéria postada no início de fevereiro (https://obaraoj.blogspot.com/2022/02/conclusao-prometida-para-janeiro-obras.html), o jornal Barão de Inohan e outras mídias de Maricá começaram a cobrar a retomada das obras, que realmente voltaram, tímidas e em pontos isolados no final de fevereiro.
Mas os acidentes continuam a acontecer e pessoas estão perdendo suas vidas naquela que já está sendo chamada a estrada da morte.
Na noite da quinta-feira (03) um acidente entre carro e moto deixou vítimas. Segundo informações o motociclista não resistiu e morreu no local. Vários amigos do motociclista pararam no local e fizeram manifestação. Muitos já falam em culpar diretamente o presidente da SOMAR pelas mortes e prejuízos na via.
A Estrada que há mais de dois anos passa por obras, constantemente recebe críticas pela falta de segurança, problemas como falta de sinalização, buracos, iluminação são relatados por motoristas.
Até quando? Quantos mais precisarão morrer para a estrada ser concluída? Ou será que estará pronta às vésperas das eleições para beneficiar diretamente determinados pré-candidatos?