quinta-feira, 24 de março de 2022

RAQUEL SIMÕES É RECONDUZIDA A PRESIDÊNCIA DO FÓRUM CULTURAL DE MARICÁ


 Um processo que poderia ter sido perfeito, repleto de apoios e principalmente com a união da classe artística de Maricá, acabou virando um palco de irregularidades e denúncias, com a segunda chapa que estava inscrita para o pleito cultural, ter abandonado o processo por não concordar com tamanhas irregularidades. 

Na véspera do tão esperado dia das eleições, onde 218 fichas de "supostos artistas" foram aceitas pela comissão organizadora das eleições, cuja presidente - Rosane Canuto se desligou após a assembleia realizada na noite da quarta feira 16, onde ficou resolvido que as eleições seriam adiadas e o jornal Barão de Inohan, postou a seguinte matéria: ELEIÇÕES DO FÓRUM CULTURAL SUSPENSAS DEVIDO A GRAVES DENÚNCIAS. CHAPAS DEVERIAM RENUNCIAR (https://obaraoj.blogspot.com/2022/03/eleicoes-do-forum-cultural-suspensas.html).

No sábado, a então presidente do Fórum Cultural - Raquel Simões, fez um vídeo dizendo que as eleições estavam contaminadas e a chapa 2 se retirava do processo eleitoral. Mais uma vez, o jornal Barão de Inohan (e só ele), postou uma matéria, TRANSCREVENDO NA ÍNTEGRA a fala de Raquel Simões: PRES. DO FÓRUM CULTURAL AFIRMA QUE ELEIÇÕES ESTÃO CONTAMINADAS. CHAPA 2 SE RETIRA DO PROCESSO (https://obaraoj.blogspot.com/2022/03/pres-do-forum-cultural-afirma-que.html).

PRIMEIRO MEDIOCRE, DEPOIS A AFIRMAÇÃO DO JORNALISMO IMPARCIAL

Não gostando, ou não entendendo a matéria, onde repetimos, apenas TRANSCREVEMOS A FALA DA ENTÃO PRESIDENTE RAQUEL SIMÕES, e relatando as irregularidades apontadas nas assembleias, em mensagem feita por whatsapp, chamou o jornalista Pery Salgado de medíocre. Mas o que diz o dicionário Aurélio sobre ser MEDÍOCRE? Medíocre é uma pessoa "de qualidade média, comum; mediano, meão, modesto".

O fato não nos aborreceu, muito pelo contrário, se estamos na média, é um bom sinal, pois tantos estão abaixo da média e continuam tentando (ou por esforço próprio e por isso meritório ou por teimosia mesmo), mas logo a seguir, Raquel apagou a mensagem (?????) e acabou fazendo um comentário que enalteceu tanto o jornalista como o jornal Barão de Inohan, dizendo que nosso jornalismo é IMPARCIAL:

 E reconhecendo o ELOGIO, de imediato agradecemos:

COMISSÃO ELEITORAL SE MANIFESTA 

Levi Gomes e Sandro Arley, auditores da Comissão Eleitoral do FCM, postaram as seguintes informações:

"Prezados(as) Colegas, visando dar continuidade a transparência do processo e a apuração das inscrições estive na secretária de cultura e já estou de posse das 77 fichas inscritas para esse pleito ratificando o vídeo já publicado pelo Rogério ao término das inscrições. Os vídeos protocolam este ato são publicados com objetivo de agir com imparcialidade e democracia!

Neste mesmo dia as 16h21 foi enviado o acesso ao e-mail das fichas online pela Presidente Raquel Simões. Vou executar uma auditoria em alguns atos: Printando os colaboradores que tem acesso ao e-mail, apurando as inscrições até o horário e data previamente acordados, cruzando os cadastros em busca de duplicidade de inscrições e as fichas físicas. O resultado dessa auditoria será divulgada na segunda às 16h aqui no grupo com os prints e o balanço desta ação.  Vamos todos nos unir pelo mesmo ideal e juntos construiremos uma cultura cada vez mais forte! Organizar para expandir!

Forte abraço 
Levi Gomes e Sandro Arley
Comissão Eleitoral do FCM


RAQUEL SIMÕES RECONDUZIDA AO CARGO.

Não foi eleita, não foi reeleita, não foi aclamada, foi reconduzida. Mesmo com a confirmação dos auditores da organização das eleições do FCM (confira documento na íntegra abaixo) de que Raquel Simões por ser conselheira municipal, não poderia concorrer, o pleito com uma única chapa aconteceu na segunda feira 21 de março. Segundo o relatório do Processo Eleitoral do FCM 2022, foram recebidas até às 22 horas do dia 15 de março, 213 fichas por apuração on line, 77 fichas por apuração física e 65 cadastros já existem no e-mail do Fórum, totalizando 355 fichas (segundo o relator Levy Gomes deixou claro no relatório que não é uma soma e sim os números sem o cruzamento de duplicidade que só seria feito caso houvesse a eleição conforme mostrado no  relatório abaixo).
Após a leitura do relatório, o jornalista Pery Salgado recebeu a ligação de um dos auditores - Levi Gomes, por telefone na manhã da quinta feira 24 (após solicitar na quarta feira 23 que o mesmo respondesse por whatsapp uma série de questionamentos, porém o mesmo atarefado em seus afazeres só retornou o contato, via telefone na manhã da quinta feira), para tirar algumas dúvidas.

Raquel mesmo sendo funcionária pública (trabalha segundo informações no Maricá das Artes), concorreu normalmente, o que não deveria ter acontecido. Também foi confirmado que Raquel Simões por ser Conselheira Municipal de Cultura eleita em dezembro de 2021 e empossada às vésperas do pleito para o FCM, não DEVERIA ter (por lisura) concorrido ao pleito e que agora, reconduzida ao cargo de presidente do Fórum, deverá optar, ou pela presidência o mesmo ou pela vaga de Conselheira Municipal de Cultura.

Segundo Levi Gomes, o Regimento não diz nada sobre o acúmulo de cargos e esse impedimento consta no Regimento do Conselho Municipal de Cultura e não do FCM.

Não concordando com tamanhas irregularidades, a candidata a vice-presidência pela chapa 1 - Viviane Martins se desligou do processo eleitoral. Na verdade, Raquel Simões também não poderia concorrer na posição de presidente em exercício e deveria ter pedido uma licença para poder então concorrer ao pleito, fato que não aconteceu e foi apontada pelos participantes do pleito durante diversas discussões anteriores como mais uma irregularidade.

O jornalista perguntou sobre a denúncia que muitos dos inscritos para a eleição não seriam artistas nem pessoas ligadas à cultura e o auditor confirmou que nada impedia no regulamento a presença de pessoas não ligadas a cultura para a votação.

E concluiu, deixando claro ao jornalista, que por não ter havido a eleição, por apenas uma única chapa ter concorrido e sem a aclamação daqueles que deveriam ter votado, Raquel Simões foi reconduzida ao cargo de presidente do Fórum Cultural de Maricá enviando à nossa redação por whatsapp o relatório da eleição do FCM que reproduzimos na íntegra em formato de revista eletrônica acima.

Infelizmente, o segundo mandato de Raquel já começa esvaziado, dividido, desagregado, sem a união e apoio de grande parte dos artistas e fazedores de cultura de Maricá. Devido a pandemia pouco pode fazer (sua alegação para o pouco que fez no primeiro mandato), porém agora, com a vida aparentemente entrando nos eixos, esperamos que a nova diretoria, com Raquel Simões novamente na presidência, retome a cultura com pulso firme, que faça algo realmente em prol dos artistas e fazedores de cultura do nosso município, em prol da verdadeira cultura. De coração, torcemos por isso e colocamos o espaço que seja necessário para seus devidos esclarecimentos e possíveis agradecimentos daqueles que ajudaram na sua recondução ao cargo, aproveitando para e desejar-lhe boa sorte!


VEREADORA ANDRÉA CUNHA COMEMORA O FEITO

Em rede social Instagram, a vereadora Andréa Cunha (PT), ex-secretária de cultura de Maricá, parabenizou Raquel:

"A minha querida amiga e companheira de luta Raquel Simões foi reeleita presidente do Fórum Cultural de Maricá (FCM), nesta quarta-feira (22/03), pela chapa 1. A plenária contou com 57 integrantes, sendo considerada uma movimentação marcante, dada a não disputa. O FCM hoje conta com cerca de 300 fazedores de cultura inscritos e estão todos de parabéns por mais essa gestão com Raquel à frente. Mais uma vez, parabéns!"