Apesar de quase todas as mídias locais e da região terem tratado o caso de D. Guaraciara (a senhora que se revoltou após o péssimo atendimento e descaso da ENEL - concessionária de energia que atende Maricá) como SURTO (de modo pejorativo), por ela ter QUEBRADO boa parte da agência da ENEL no centro da cidade, nós do Barão de Inohan deixamos claro que o fato inusitado apesar de assustador a primeira vista, era apenas uma explosão de raiva pelo descaso e o que D. Guaraciara produziu, era e É na verdade uma vontade de grande parte da população cansada pelos péssimos atendimentos em bancos, órgãos públicos e concessionárias, onde a população acaba sendo diretamente dependente (https://obaraoj.blogspot.com/2022/03/sem-receber-o-devido-atyendimento.html). Quem não já teve vontade de fazer o que fez D. Guaraciara não só na ENEL, mas como na CEDAE, nos bancos, nos serviços públicos, na agência do Rio Card...
Tanto é, que ela passou a ser quase REVERENCIADA nas redes sociais como HEROÍNA, com muitos comentários a favor, dizendo que ela apenas fez o que a maioria gostaria de fazer. Poucos foram os comentários negativos e logo ignorados.
Mas, infelizmente pelo ATO, D. Guaraciara foi detida e para ser liberada precisa pagar uma fiança e a sociedade está se mobilizando para pagar a fiança para que ela responda em liberdade. Para ajudar D. Guaraciara você pode fazer uma doação no VAKINHA ON LINE através do link http://vaka.me/2727665 ou https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajudar-a-dona-guaraciara-que-foi-presa-hoje-na-enel-e-tem-um-filho-pequeno-em-casa .
"Eu Gabriela, sou filha de Guaraciara!
Devido aos abusos do auto consumo de energia sem uso, minha mãe que é mãe solo, teve um SURTO devido o descaso dos funcionários da Enel. Ela toma remédio controlado e está presa em Niterói pelo o que aconteceu em Maricá e minha mãe tem um filho de 9 anos que precisa dela! Criei essa vaquinha pra pagar a fiança pra ela sair hoje dela."
INGRID MENENDES, ADVOGADA IRÁ CUIDAR DO CASO DE D. GUARACIARA
O jornalista Pery Salgado entrou em contato com a advogada Ingrid Menendes que informou que irá cuidar pessoalmente do caso de D. Guaraciara, conforme o vídeo abaixo: