terça-feira, 16 de março de 2021

COM APENAS 25% DOS LEITOS DE COVID OCUPADOS, MARICÁ É REALMENTE UM PARAÍSO EM MEIO AO CAOS?

 ENQUANTO CIDADES CLAMAM POR LEITOS, EM MARICÁ TAXA DE OCUPAÇÃO É MÍNIMA


Desde o início de março, os boletins da COVID-19 que antes eram diários, passaram a ser divulgados semanalmente pelo secretaria de saúde e de comunicação de Maricá.

Vemos em todo o país um caos absoluto, com percentuais absurdos de ocupações de leitos e de vagas de CTI, e pior, em muitas cidades gritam por uma única vaga, pois a fila de espera é gigantesca. Muitas pessoas estão morrendo na fila SEM AR, sem conseguir respirar e boa parte da população brasileira continua a fazer festas, a se aglomerar, literalmente CAGANDO para a vidas dos outros e para a própria.

Vemos cidades e estados trocando pacientes, recebendo aqueles que não estão tendo nenhuma chance de atendimento para pelo menos, lutar pela vida, porém, as taxas de ocupação superam na maioria dos estados os 90%. E no estado do Rio o quadro é o mesmo, a (aparentemente) exceção de Maricá, que no boletim divulgado em 10 de março, nos trouxe a seguinte informação:

• A taxa de ocupação de leitos disponíveis para Covid-19 no período de 03/03 a 09/03 dos hospitais Conde Modesto Leal e o novo hospital municipal de Maricá foi de 28,86%, sendo 20,79% de pacientes de outras cidades. Na semana anterior, a taxa foi de 24,69%, sendo 16,83% de pacientes de outros municípios.  

Qual o segredo? Por que aqui sobram tantos leitos? Estamos preparados para receber pacientes de outras cidades e de outros estados? Maricá é realmente um paraíso no meio do caos?

É bom ressaltar que no fechamento desta matéria, foi divulgado o número de mortes nas últimas 24 horas (período de 15 a 16 de março), onde novo e triste recorde foi batido? 2841 mortes em todo o país.

SALVE O PARAÍSO MARICAENSE e esperamos ansiosos o boletim da quarta feira 17/3.