Além disso, a Prefeitura realizou uma força tarefa de sexta à terça-feira, 12 a 16/02, para evitar aglomerações e a desobediência do decreto municipal que proibia a realização de festas.
A Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (SEOP) realizou 346 notificações; 32 apreensões de veículos; averiguou 92 denúncias feitas pelo Disk SEOP. Além disso, 1296 pessoas receberam orientação sobre as medidas de combate ao coronavírus em todo o município e 5 conduções de pessoas à delegacia (82ª DP). O efetivo contou com cerca de 616 agentes, entre Guarda Municipal, Proeis e Seop.
“Infelizmente muitas pessoas mostraram não ter consciência com a pandemia. Detectamos aglomerações e festas ‘clandestinas’. Nossas equipes trabalharam incansavelmente com o objetivo de minimizar os reflexos em leitos de hospitais lotados como efeito de aglomerações deste carnaval”, disse o secretário da Seop, Júlio Veras.
O efetivo contou com 60 orientadores divididos entre os turnos, sendo a maioria empregada durante o dia e dividos em Ponta Negra, Cordeirinho, Espraiado e Itaipuaçu (Recanto, Barroco e Rua 1).
A Secretaria também ficou responsável pela sinalização, através de bandeiras espalhadas por toda extensão de areia, orientando os banhistas sobre as condições do mar. De sexta à terça-feira, dias 12 a 16/02, a Coordenadoria de Postura atuou na dispersão de 200 grupos que faziam churrascos na orla, às margens dos canais do Recanto e de Ponta Negra, nas lagoas e cachoeiras do Espraiado e do Silvado.
Além disso, 150 ambulantes sem autorização foram retirados dos locais em que haviam se estabelecido e outros 20 foram intimados a comparecer à Coordenadoria de Postura para prestar esclarecimentos. Também foram removidos 100 acampamentos irregulares em áreas de preservação ambiental e derrubadas 10 construções igualmente irregulares erguidas na beira da praia, cujos proprietários foram notificados.