Na sessão da Câmara de Maricá de 22 de maio, o vereador Dr. Richard fez grave denúncia sobre a empresa IDB proprietária de boa parte da Restinga de Maricá no bairro de Zacarias, onde pretende instalar um mega resort que poderá gerar vários empregos para a população maricaense, além de trazer riquezas e turistas para o município.
Mas questões ambientais estão emperrando o andamento do projeto e a empresa uso isto como barganha para dar o título de propriedade aos pescadores e moradores do local, fator que foi acordado entre a IDB e a governo do então prefeito Washington Siqueira (o Quaquá) para instalação do resort.
Em sua fala Dr. Richard mostrou o problema e toda sua indignação:
"Até quando os moradores de Zacarias vão esperar para ter seu título de propriedade? Acontece que essa empresa IDB responsável por um empreendimento hoteleiro que vinha se instalar aqui na Restinga sofreu mais uma derrota no Superior Tribunal de Justiça essa semana (N.R.: em 20 de maio).
Não sou contra a esse empreendimento não, muito pelo contrário, sou muito a favor. Este empreendimento traz empregos, traz oportunidades, melhora a capacitação dos trabalhadores do local...
A questão toda é a seguinte; é que esta empresa que acertou um compromisso de doar terras para a prefeitura para que sejam entregues os títulos do propriedades, condiciona esta doação ao licenciamento ambiental e hoje, Deus sabe lá quando, esse licenciamento ambiental irá sair.
Acontece que nós fomos eleitos pela população, nós brigamos pela população todos os dias e nós precisamos avançar nesta questão habitacional dos moradores do local. E os moradores não podem ser moeda de barganha, moeda de troca para empresa nenhuma, aqui a nossa prioridade sempre foi a população.
Precisamos ter a sensibilidade de levar um pouco mais de dignidade a essas pessoas, procurar esse entendimento, que se eles continuarem condicionando isso, nós precisamos desapropriar aquela área, dar esse título de propriedade a esses moradores que já tem todo tipo de serviço público; tem água, tem coleta de lixo, tem iluminação, tem transporte gratuito e nós não podemos ficar reféns de empresa nenhuma e até mesmo garantir o direito constitucional de moradia dessas pessoas que muito confiam no nosso governo.
Então fica aqui na verdade a indignação deste vereador e o pedido que possamos ver com nosso prefeito Fabiano Horta para que possamos avançar nesta questão pois os problemas habitacionais são muito importantes para a população de Maricá", concluiu o vereador.