Foi votada e aprovada em dois turnos na penúltima sessão antes do recesso parlamentar maricaense, na segunda feira 24 de junho, a emenda aditiva de autoria de autoria do vereador Aldair de Linda, ao Projeto de Lei nº 68/2019, que insere o § 5º ao artigo 13, que prevê que a bolsa-auxílio estabelecida no programa Passaporte Universitário seja paga em dobro para bolsistas que estiverem cursando em unidades com distância superior a 80 km do município de Maricá, no caso, aqueles que estejam estudando atualmente em Vassouras e Teresópolis. O presidente da casa de leis foi bastante elogiado pelos demais colegas pela criação da emenda.
“Essa emenda passa de 3.3 ufimas para 6.6 ufimas aos alunos que estudem a mais de 80 km de Maricá para ajudar os universitários nas despesas de transporte e permanência no local, cmo pagamento de algum tipo de aluguel. Acho relevante essa emenda porque vai ajudar mais ainda os estudantes. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a forma de estudar e acredito que esse aumento será que grande valia aos alunos”.
MAS ATÉ AGORA, ALUNOS CONTEMPLADOS NO PASSAPORTE UNIVERSITÁRIO NÃO RECEBERAM NENHUM BENEFÍCIO
Passados mais de três meses do início do programa Passaporte Universitário, alunos que estão estudando em Vassouras e Teresópolis (cidades onde existem faculdades parceiras do programa Passaporte Universitário) não receberam nenhum tipo de benefício e muitos já passam por dificuldade não só no deslocamento, assim como em acomodações nestas duas cidades.
"De que adianta ter dobrado o benefício se nada recebemos. Se recebemos zero, o dobro de zero é zero. Estamos em dificuldades e nossas famílias também" reclama um aluno que obviamente não quis se identificar.
"Eu gostaria de saber quando sai a Bolsa Auxílio que nos foi a nós prometida. Já estamos no mês de férias e nada! Nos viramos nos 30, eu e meus pais para bancar a república que entrei em última hora pela ida repentina para a faculdade que é em Teresópolis contando com a ajuda que a bolsa auxílio traria. Não temos mais como manter isso e tenho muitas colegas que passam pelo mesmo desconforto e sofrimento. Não temos mais de onde tirar dinheiro enquanto essa bolsa auxílio não aparece!
Um sonho lindo que está se tornando uma tormenta, um pesadelo pela demora de algo que foi prometido à nós e até agora, passados quase quatro meses, NADA!" desabafou mais um estudante em rede social.
Esperamos que os benefícios prometidos, sejam logo regularizados, pois de nada adianta dobrar o valor se nada está sendo pago.