Convidado pelo jornalista Pery Salgado (Jornal Barão de Inohan) para abraçar a causa da população de Maricá que desde o início do ano bradava em várias reuniões pelo município contra os maus serviços e contas abusivas da ENEL, o vereador Cemar (SD), não só abraçou a causa, como tornou-a uma de suas bandeiras e disse que não iria sossegar até poder criar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) contra os desmandos da ENEL (Empresa de energia elétrica que fornece para Maricá e outros 65 municípios no estado).
Depois de muitos estudos e consultas, levou sua proposta à Câmara ainda no mês de março, mas não obteve exito e até disseram ser inconstitucional, que seria um assunto de âmbito federal.
Cemar não se fez de rogado e juntamente com sua equipe, não parou.
Foi a Brasilia na Marcha dos Vereadores e esteve com o Deputado Federal Áureo (SD) que informou a Cemar que iria fazer uma CPI contra a ENEL e o ajudaria a fazer o mesmo em seu município.
Enquanto isso, num encontro em Itaipuaçu, Cemar conversor com a Deputada Zeidan (PT) quede imediato abraçou a causa e propôs na ALERJ uma CPI para tratar dos desmandos das empresas de energia elétrica no estado do Rio (ENEL E LIGHT).
DIA HISTÓRICO EM MARICÁ
Cemar junto com o povo em uma manifestação contra a ENEL em Itaipuaçu |
Depois de tudo acertado, detalhes jurídicos acertados, Cemar protocolou, na quarta-feira (05 de junho - dia histórico em Maricá), o pedido da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a prestação de serviços da concessionária Enel no município de Maricá, a primeira CPI da história de Maricá.
Indo a tribuna, Cemar fez o anúncio durante sessão ordinária na Câmara de Maricá. A CPI irá verificar a qualidade dos serviços da empresa no município e servirá de modelo e padrão para que outros municípios façam o mesmo contra a empresa que presta um "desserviço ao povo".
Em quase todas as sessões da Câmara de maricá, os parlamentares discutem as quedas e faltas de energia elétrica, preços altos nas contas, falta de investimento da empresa no município, atrasando o desenvolvimento de Maricá e o atendimento deficitário da Enel na cidade.
“Não pude ir, ontem, a uma audiência da Comissão de Defesa do Consumidor em Brasília porque estava trabalhando nos últimos passos para a implantação da nossa CPI. É com muito prazer que quero apresentar ao povo de Maricá o requerimento de instalação da CPI contra a Enel. Quero agradecer aos vereadores presentes na sessão de hoje (15 estavam presentes, apenas os vereadores Felipe Paiva e Marcinho da Construção faltaram à sessão), que abraçam esta causa, que não é minha, é da casa, é do povo de Maricá”, explicou Cemar.
E para começar a CPI contra a ENEL com chave de ouro, foi lida na sessão da Câmara da segunda feira 10 de junho, a instauração da CPI na casa de leis maricaense. “Uma vitória do povo de Maricá”, afirmou o vereador Cemar à nossa reportagem.
Ao término da sessão , o presidente da Câmara - Aldair de Linda, convidou os vereadores para a formação do grupo gestor da CPI, que ficou assim formado: Presidente Cemar, Relator Rony Peterson, Membros Aldair de Linda, RobGol e Marcinho da Construção. Em seu gabinete, o vereador Cemar falou: “Agradeço a Deus e àqueles que acreditaram que iriamos instaurar a CPI contra a ENEL em Maricá e ao jornalista Pery por ter me convidado a participar das manifestações, onde tudo começou”