terça-feira, 11 de junho de 2019

INSTAURADA A PRIMEIRA CPI DA HISTÓRIA DE MARICÁ E É CONTRA A ENEL

DIA HISTÓRICO EM MARICÁ. INSTAURADA CPI CONTRA ENEL DE AUTORIA DO VEREADOR CEMAR.


Depois de tudo acertado, detalhes jurídicos acertados, Cemar protocolou, na quarta-feira (05 de junho - dia histórico em Maricá), o pedido da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a prestação de serviços da concessionária Enel no município de Maricá, a primeira CPI da história de Maricá. 

Indo a tribuna, Cemar fez o anúncio durante sessão ordinária na Câmara de Maricá. A CPI irá verificar a qualidade dos serviços da empresa no município e servirá de modelo e padrão para que outros municípios façam o mesmo contra a empresa que presta um "desserviço ao povo".

Em quase todas as sessões da Câmara de maricá, os parlamentares discutem as quedas e faltas de energia elétrica, preços altos nas contas, falta de investimento da empresa no município, atrasando o desenvolvimento de Maricá e o atendimento deficitário da Enel na cidade.

“Não pude ir, ontem, a uma audiência da Comissão de Defesa do Consumidor em Brasília porque estava trabalhando nos últimos passos para a implantação da nossa CPI. É com muito prazer que quero apresentar ao povo de Maricá o requerimento de instalação da CPI contra a Enel. Quero agradecer aos vereadores presentes na sessão de hoje (15 estavam presentes, apenas os vereadores Felipe Paiva e Marcinho da Construção faltaram à sessão), que abraçam esta causa, que não é minha, é da casa, é do povo de Maricá”, explicou Cemar.

E para começar a CPI contra a ENEL com chave de ouro, foi lida na sessão da Câmara da segunda feira 10 de junho, a instauração da CPI na casa de leis maricaense. “Uma vitória do povo de Maricá”, afirmou o vereador Cemar à nossa reportagem.

Ao término da sessão , o presidente da Câmara - Aldair de Linda, convidou os vereadores para a formação do grupo gestor da CPI, que ficou assim formado: Presidente Cemar, Relator Rony Peterson, Membros Aldair de Linda, RobGol e Marcinho da Construção. Em seu gabinete, o vereador Cemar falou: “Agradeço a Deus e àqueles que acreditaram que iriamos instaurar a CPI contra a ENEL em Maricá e ao jornalista Pery por ter me convidado a participar das manifestações, onde tudo começou”


DEPUTADA ZEIDAN LEVA CPI DA ALERJ CONTRA ENEL E LIGHT À MARICÁ


No mesmo dia da instauração da CPI contra a ENEL em Maricá, aconteceu às 17 horas no Cine Teatro Henfil no centro da cidade, a CPI da ALERJ contra as concessionárias de energia elétrica do estado (ENEL e LIGHT), presidida pela Deputada Estadual Zeidan.


Como o cine teatro lotado, a CPI teve início às 17:30 h quando Zeidan falou da importância desta na ALERJ e parabenizou o vereador Cemar e demais vereadores de Maricá pela instauração da CPI no município.

Disse que falta no estado uma agência reguladora dos moldes da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e informou que esta fará um encontro com o Ministério Público Estadual no dia 13 (quinta feira) para discutir ações de melhorias nos serviços das concessionárias de energia elétrica no estado.

Chamou para compor a mesa de trabalho, o vereador Cemar, presidente e autor da CPI contra a ENEL em Maricá, o vereador Marcinho da Construção (membro da CPI), o presidente da OAB Maricá Eduardo Costa, a representante da ENEL no estado do Rio dee Janeiro na área de recursos humanos, Sra. Josely Cabral, a Sra. Angélica Spindola - diretora do Procon de Maricá, o Sr. Augusto Lopes - procurador e representante do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Niterói e Maricá), o Sr. Roberto Paes Leme - vice-presidente do CDL Maricá, Sra. Fabiana de Andrade Pereira - Presidente da Associação de Defesa do Consumidor de Maricá e Sr. Fabiano Silveira - presidente do Conselho de Consumidores da ENEL.


Josely Cabral da ENEL fez uma apresentação sobre a empresa, falou de números apresentados nas contas, das tarifas e impostos e disse que em relação a 2017, a empresa melhorou em 32% a taxa de tempo sem luz da população maricaense. Falou de projetos de sustentabilidade e projetos sociais, mas em momento nenhum falou de ações da melhoria dos serviços e do aumento dos investimentos.
Retrucada pela Deputada Zeidan, esta pediu mais qualidade nos serviços com MENOS FALA E MAIS AÇÃO, quando foi aplaudida pelo grande público presente.


Augusto Lopes do MPRJ falou que com o crescimento de Maricá, há necessidade urgentes de investimentos para novos empreendimentos e chegada de novas empresas, ou “viveremos em Maricá um colapso no fornecimento”, afirmou. “Queremos mais investimentos, melhor prestação de serviços”, concluiu também sendo muito aplaudido.


Já a diretora do PROCON Maricá, Angélica Spindola, pediu para que a empresa traga soluções e não paneas boas intenções. Disse que só este mês, acontecerão 80 (oitenta) audiências de conciliação na prestação do serviço essencial que é falho, deficiente, onde bairros ficaram por até cinco dias sem energia após o temporal de 25 de fevereiro, quando é sabido que o limite de falta de fornecimento de energia elétrica sáo de quatro horas em zona urbana e de seis horas em zona rural, conforme acordo com o Ministério Público do Estado.


O presidente e autor da CPI em Maricá, vereador Cemar, disse que foi uma grande luta, onde muitos achavam que as ações não iriam dar em nada e que a CPI jamais seria instaurada. “Não sossegamos até atingir nossa meta em benefício da população maricaense e contamos com a Deputada Zeidan na ALERJ e cm o Deputado Áureo em Brasília para uma resposta a altura para o povo que sofre com altas contas, péssimos serviços e total falta de investimentos em Maricá e nos outros municípios servidos pela ENEL.