Na terça feira 18 de junho, o vereador Cemar (SD), esteve em São Paulo para participar de uma reunião com a diretoria da FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) para reivindicar o aumento da carga horária dos bancos no nosso município, passando a atender de 10h às 16h a população. Hoje, o horário de atendimento é até às 15 horas, o que causa uma série de desconfortos aos moradores e empresários de Maricá e outros contratempos em época de férias aos veranistas e visitantes, que sem saber do horário reduzido, passam por vários constrangimentos nas escassas agências do município.
Outra solicitação feita pelo vereador Cemar, foi o estudo de viabilidade técnica de construção de agências bancárias no distrito de Itaipuaçu, que hoje absorve 30% dos moradores de todo o município e movimenta mais de 40% da receita comercial de Maricá.
Em alguns pontos, distante mais de trinta quilômetros do centro de Maricá, vários comerciantes de Itaipuaçu, principalmente do trecho entre o Barroco e a Serrinha, optam por ter conta em agências bancárias de Niterói (Itaipu, Piratininga e Cafubá), não só pela menor proximidade, assim como pelo maior horário de atendimento, visto que em Niterói os serviços bancários acontecem das 10 às 16 horas, mesmo período reivindicado pelo vereador.
Na reunião, foram protocolados dois ofícios para estudo de viabilidade de ambos os objetivos, tanto da ampliação do horário bancário quanto da abertura de agências em Itaipuaçu.
Estavam presentes na reunião, o diretor de autorregulação Amaury Martins de Oliva, a diretora jurídica Vanessa Gruia e o gerente de qualidade, membro da diretoria de autorregulação Sérgio Gianella, além do vereador Cemar, o mesmo que instaurou a primeira CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da história de Maricá. Esta CPI irá cobrar da ENEL (Empresa de Energia Elétrica que serve Maricá) a melhoria dos serviços, aumento dos investimentos em Maricá e o aumento abusivo das contas de luz.