terça-feira, 4 de junho de 2019

Prefeitura entrega nova Central de Regulação da Secretaria de Saúde

Nova Central de Regulação fica no km 28 da RJ 106 em frente ao Green Park


Foi inaugurada na terça-feira (04/06) pelo prefeito Fabiano Horta, a nova Central de Regulação do Município de Maricá. O local, situado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do km 28,5, no Parque da Cidade, é o novo espaço da Secretaria de Saúde destinado ao agendamento de consultas para dentro e fora do município e marcação de exames como o de Raio X, ressonância, tomografia, audiometria, entre outros somando mais de 50.


A estrutura possui seis salas totalmente climatizadas distribuídas em salas dos técnicos reguladores, recepção, coordenação, distribuição de senhas, telemarketing e espaço destinado a regulação dos médicos. A nova unidade dará mais agilidade no atendimento a fim de zerar as filas de agendamento. Anteriormente este serviço era oferecido no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro.


“É a construção de uma política de saúde muito ampla e a Central de Regulação é fundamental para organizar todo o sistema. Construímos um instrumento físico onde vamos ter aqui um atendimento muito mais humanizado, uma capacidade de atendimento maior que vai dar uma celeridade e uma resposta muito mais rápida e eficiente para a população”, declarou o prefeito Fabiano Horta.


Para a responsável pela pasta, Simone Costa, o sistema implementado na nova estrutura vai possibilitar uma integração maior entre as unidades de atendimento. “Se a pessoa mora próximo ao posto médico da 34 (Itaipuaçu) a equipe de lá informatizada vai encaminhar para a Central de Regulação. O agente de saúde vai entregar a marcação da pessoa na residência e quando for a data da consulta vai ter alguém ligando daqui para fazer a confirmação prévia”, afirmou.


A secretária destacou ainda que o próximo passo é integrar a regulação com o transporte. “Se o paciente tiver que fazer um exame em Macaé, por exemplo, vai ser lhe dado a posição de sair o transporte junto. Então, estamos trabalhando para informatizar o transporte para fazer esse link”, detalhou.

De acordo com a coordenadora da Central de Regulação, Tereza Cristina Fernandes, em apenas quatro meses foi zerada a fila de exames como audiometria, densitometria óssea, cateterismo, arteriografia, cintilografia e reduzido o quantitativo de pedidos de ressonância que passou de 2.100 para 700 na fila de espera. “A vinda para cá vai ser um ganho para o usuário. Estamos dando conforto e qualidade no atendimento”, frisou.