sábado, 18 de maio de 2019

PRONTO LAND, CHOVEU E IMUNDOU DE NOVO" AGORA VOCÊS VÃO CONCLUIR A OBRA EM SÃO JOSÉ?


Os absurdos de determinadas "empresas que se dizem de engenharia", mas que nos assustam não só pela execução da obra, assim como pelas explicações dadas (parecem que estão falando com um monte de imbecis e ignorantes), até se deparar com pessoas não tão burras e um jornalista chato e ainda por cima também é engenheiro. Está na hora dessas empresas serem colocadas para fora de Maricá, para que a autarquia de obra pare de gastar indevidamente o dinheiro do município.


Estamos falando da tal de LAND que está executando uma "obra" indicada e solicitada pelo vereador Rony Peterson e demandada pela população do local (entre os quilômetros 22,5 e 23,5 da RJ 106 em São José (sentido Niterói), local de grande concentração de comércio no local, além de acesso para vários condomínios e ruas que vão para o bairro do Retiro e para a escola municipal do mesmo nome.


Em matéria do jornal Barão de Inohan, da segunda feira 13 de maio (https://obarao.blogspot.com/2019/05/land-faz-obra-pela-metade-em-sao-jose-e.html) relatamos o problema, visto que a obra de apenas dois quarteirões havia parado pela metade e segundo um funcionário da construtora que pediu para não se identificar, informou que o serviço estava sendo concluído (no trecho onde dificilmente enche) e que o trecho onde as enchentes e prejuízos aos comerciantes é constante, a obra só seria feita se voltasse a encher.


Com as chuvas que caíram em Maricá na madrugada da segunda feira 13 de maio, o local voltou a encher e muito, com as águas fétidas entrando em diversos comércios como sempre acontece, fato que se repetiu nas chuvas de quarta feira, quinta feira e sexta feira. Apenas no sábado o fato não se repetiu, já que as chuvas embora constantes, foram de menor intensidade.


Na manhã da sexta feira a prefeitura enviou um caminhão vacool (que não é para esse tipo de serviço, mas ajudou em muito), para sugar o excesso de água, visto que as mesmas não escoaram para o serviço que a LAND NÃO FEZ NO LOCAL, e até onde sabemos, água não sobe morro.


No quarteirão onde a LAND executou o serviço, o local dificilmente enchia, até por que é mais elevado do que o quarteirão onde o serviço não foi executado e que fica no local com maior número de comércios, inclusive uma pensão e um restaurante de grande fluxo, que amargaram nestes dias enormes prejuízos.

A OBRA

Uma obra que há anos moradores e comerciantes do trecho citado na RJ 106 (sentido Niterói) vinham esperando (indicação do vereador Rony Peterson que vem se empenhando para resolver os problemas de enchentes na região de São José) e que começou a ser feita em início de abril, frustrou boa parte dos comerciantes do local.


A frustração se deve pelo fato de que a obra que começou próximo ao ponto de ônibus (em frente ao condomínio Bosque de Itapeba) parou no primeiro quarteirão. Parte da rua próxima ao ponto (sentido Niterói) e o canteiro que separa esta rua de serviço e a RJ 106 foram escavados para colocação de manilhas de 60 cm e construção de caixas de recepção de águas pluviais e esgotamento sanitário, o que aparentemente resolveria o problema, mas para frustração de todos, ficou neste primeiro quarteirão. No quarteirão onde existem diversos comércios (dentre eles o famoso Restaurante Castelo dos Reis que há anos sofre com enchentes com qualquer chuva mais forte), nada será feito, ou seja, o problema continuará.

Segundo a reportagem do Barão de Inohan que esteve no local na quinta feira 09 de maio conversando com um funcionário da empresa LAND (terceirizada da SOMAR para a execução desta obra) e que pediu para não ser identificado, o "engenheiro responsável" pela obra determinou que a mesma fosse feita apenas naquele quarteirão e se voltasse a encher numa próxima chuva, a empresa (LAND) voltaria ao local para então realizar a obra no outro quarteirão.


É isso mesmo que entendemos?

Mas será que a SOMAR está ciente disso? A determinação veio da SOMAR (NÃO ACREDITAMOS) ou foi uma determinação da própria LAND?

E a solicitação do vereador Rony Peterson que pediu que o problema fosse sanado, como fica?


SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA

Na quarta feira, nossa reportagem como de costume foi ao restaurante para almoçar e se deparou com grande quantidade de funcionários da LAND (supostamente do quadro técnico), e se apresentando e deixando telefone de contato para posterior informação da construtora sobre o absurdo da obra não executada, deixando-os cientes que existia uma matéria denúncia no ar e que estava dando o espaço que fosse necessário para as devidas explicações, NINGUÉM da construtora nos procurou e com as chuvas, as enchentes e prejuízos se repetiram.


Pronto "amiguinhos da LAND", SÃO PEDRO AJUDOU, MANDOU CHOVER UM BOCADO, O LOCAL ENCHEU OUTRO BOCADO e agora vocês tem ciência que o restante da obra precisa ser feito.

Quando será? Quando começa? Vão fazer direito ou vão continuar ENROLANDO O POVO E OS COMERCIANTES de novo?

Estamos aguardando!

Confira todas as fotos acessando: