segunda-feira, 5 de janeiro de 2026

Passageiros revoltados com o Fim de linhas de vans para Cordeirinho, Ponta Negra e Barra


Com a inclusão vans municipais no sistema de Tarifa Zero da EPT, e com o término de algumas das principais linhas de vans que atendiam bairros como Cordeirinho, Ponta Negra e Barra de Maricá gerou inúmeras reclamações e muita confusão entre os passageiros no primeiro dia do novo sistema de transporte.

Essas linhas eram muito utilizadas por moradores que buscavam uma alternativa aos “vermelhinhos” da EPT - Empresa Pública de Transportes, especialmente nos horários de rush, quando os ônibus costumam circular lotados. Com a mudança, muitos usuários não conseguiram entender os novos trajetos, horários e integrações.

Segundo a EPT, a proposta da reorganização é que as vans passem a ser veículos de transporte alternativo, complementar, alimentando as linhas troncais e deixando de competir diretamente com os ônibus da EPT. Desse modo, as linhas que faziam trajetos semelhantes aos coletivos foram extintas a partir da segunda-feira (05/01), embora não houvesse competição entre as vans e os ônibus e sim de modo inverso, uma vez que as vans municipais cobravam R$ 3,70 para o transporte e agora passam ser todas de tarifa zero.

Segundo vários passageiros ouvidos, o fato de anteriormente haver a cobrança das passagens, servia como opção a quem queria pagar para chegar mais rápido em suas residências ou em seus trabalhos.

A EPT informou que os horários ainda estão passando por ajustes operacionais, o que irá provocar alguns transtornos nos primeiros dias de funcionamento do novo modelo de vans com Tarifa Zero que ampliará as opções de trajeto para a população, principalmente em bairros ainda sem este serviço.

É torcer para dar certo!