Uma operação realizada na manhã da terça-feira (20/01) resultou na apreensão de materiais furtados da iluminação pública em dois ferros-velhos localizados em Inoã. A ação foi conduzida de forma conjunta pela Polícia Civil através da 82 DP e pela Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública a mesma que não resolve a enorme quantidade de fios pendurados nos postes da cidade.
Durante a fiscalização, foram encontrados cabos elétricos, refletores, luminárias de alumínio, carcaças de reator, quadros de energia e até postes, itens semelhantes aos utilizados na rede de iluminação do município. Em um dos estabelecimentos, os agentes também constataram furto de energia elétrica, onde uma pessoa foi autuada pelo crime de furto de energia e que também passou a ser investigada por estar em posse de um equipamento identificado como patrimônio da Cedae.
Segundo a Polícia Civil, as investigações seguem em andamento e fazem parte de uma operação contínua voltada ao combate ao furto e à receptação de bens públicos na cidade.
Um levantamento técnico da Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública apontou que os materiais apreendidos são compatíveis com os usados na iluminação urbana. O prejuízo estimado com esse tipo de crime chega a cerca de R$ 1 milhão apenas em 2025. As ocorrências têm afetado bairros como Araçatiba, Bambuí, Boqueirão, Itaipuaçu e Inoã, além de pontos estratégicos como a RJ-106, calçadões e áreas com postes decorativos. Em 2024, cerca de 20 mil metros de cabos foram furtados.
Mesmo diante das ocorrências, os serviços de reposição seguem sendo realizados para reduzir o impacto à população, enquanto as forças de segurança atuam para identificar tanto os autores dos furtos quanto os responsáveis pela compra e revenda do material.
De acordo com a Polícia Civil, entre o fim de 2025 e o início de 2026, seis ferros-velhos já foram fechados em Maricá em decorrência dessas ações.
Casos de furto ou vandalismo podem ser denunciados à Polícia Militar (190), ao Disque Denúncia (2253-1157) ou pelos canais da Secretaria de Iluminação: (21) 99649-5256, WhatsApp (21) 99673-7511, além do Instagram @iluminacaomarica.





