terça-feira, 1 de julho de 2025

CIDADE DAS UTOPIAS: Programa Cultura de Direitos corre o risco de acabar


 Um dos grandes programas de inserção da população maricaense através de cursos gratuitos em áreas culturais corre o risco de acabar e a população começa a se movimentar para que tal absurdo (mais um) não aconteça, prejudicando mais uma grande parcela da população, principalmente de jovens que mais do que nunca necessitam de oportunidades para começarem suas vidas profissionais.

O ponta pé inicial do programa aconteceu em 22 de julho de 2024 (pouco mais de um ano), quando a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, abriu as inscrições para oficinas gratuitas do Programa Cultura de Direitos. Na época foram ofertados cursos nas áreas de Música, Mídias Sociais, Audiovisual, Grafite e Capoeira. 

Puderam se inscrever adultos e crianças a partir de 05 anos e foram oferecidas oficinas de música (cavaco, coral, flauta doce, percussão, saxofone, violão e violino), audiovisual (iluminação e fotografia, roteiro e cultura cinematográfica e videomaker) mídias sociais, capoeira e grafite. As vagas limitadas tiveram uma enorme procura e cada candidato pode se inscrever em até duas oficinas. O sorteio público das vagas ofertadas foi realizado no dia 13 de agosto de 2024 e os contemplados realizaram as matrículas entre os dias 14 e 24/08 nos 6 (seis) polos desejados. 

OBJETIVO DO PROGRAMA

O programa Cultura de Direitos tem como objetivo desenvolver a capacitação técnica com ações sociais e culturais, por meio de oficinas de audiovisual, videoarte, música, capoeira e mídias sociais, integrando as ações da secretaria com a comunidade. Permite ainda o trabalho de acompanhamento social, da garantia dos direitos básicos e da ampliação da relação direta entre poder público e população por meio dos agentes sociais do CDB - Comitê de Defesa dos Bairros.

Os polos de atuação são os seguintes: 

– Polo Bambuí: Jardim Balneário: Rua 86 (antiga Rua 5), Quadra 191, Lote 07, nº 493.

– Polo Pedreiras: Rua Alcides José Rodrigues, número 102 (antiga Rua dos Quintanilhas).

– Polo Inoã: Rua da Esperança, Lote 18, Quadra 17, Loteamento Chácaras (antiga Rua 5).

– Polo Itaipuaçu: Rua Isaltina Filomena, número 203, Quadra 10, Lote 128- Itaipuaçu.

– Polo Manu Manoela: Rua 27, nº 586, Lote 890, Quadra 26 – Manuela Village

– Polo Recanto Rua Raimundo Monteiro, número 203, Recanto.

MAIS UM BENEFÍCIO RETIRADO?

Mas um bomba caiu sobre a cabeça dos beneficiários do maravilhoso programa e de suas famílias, quando foi anunciado a possibilidade do término do programa. Segundo informações, os funcionários já estão de aviso prévio.

Em rede social, os beneficiários começaram a se movimentar:


"Fiquei muito triste ao saber que os funcionários do polo cultura de direitos estão em aviso prévio. Esses polos tem tirado muitas crianças das ruas, meu filho já está lá a 4 anos, hoje ele toca sax e flauta fluente, não tirem o direito dos nossos filhos a terem uma oportunidade de aprender o que e cultura. Não gastem dinheiro com show e sim com as nossas crianças", disse Luciana Xavier.

"Estou com muita raiva desse novo governo. O que é voltado para a população, querem acabar. Estão querendo transformar a cidade numa prostituta de luxo, onde quem der mais é quem leva. Parei de falar em política há muito tempo. Nojo de tudo que leio. Ainda estou internada, hj faz 9 meses, e só vejo aberrações e devaneios de um cara sem noção alguma para com o povo, o principal patrimônio de Maricá" falou outra mulher indignada com o caos em Maricá (pediu para não ser identificada).

O PROBLEMA

Até o fechamento desta matéria, o Programa ainda não foi renovado, o que coloca todo o Projeto em risco. Foi informado que acontecerá a renovação, porém, com o fechamento de 3 Polos, o que acarretará graves consequências.

Reduzir o Projeto pela metade é o mesmo que acabar com ele! Significa dizer que metade dos alunos atualmente matriculados certamente ficará de fora do Programa. A realidade dos Polos é que os cursos encontram-se com sua totalidade de vagas preenchidas, então não haverá vagas para o remanejamento dos alunos dos Polos que serão extintos!!!!!

Com isso, centenas de alunos ficarão sem os benefícios advindos do Programa!!!!!

A importância do Programa Cultura de Direitos

Muito além das Oficinas de qualificação, o Programa desperta a consciência de cidadania, dando suporte à população local sobre temas e questões sociais, através do CDB.

O Programa trata sobre a inclusão, sobre dar oportunidades àqueles que, sem apoio, não conseguiriam não apenas acesso à cultura, mas também qualificação profissional.

A consciência de cidadania faz com que os cidadãos percebam a importância de ações que garantam os Direitos Sociais, e o acesso à CULTURA certamente é um dos Direitos mais valiosos!

Não podemos permitir que nosso Projeto acabe!!!

Assine a petição pública abaixo para ajudar a proteger e preservar nossa Cultura!!!!