Um dos grandes programas de inserção da população maricaense através de cursos gratuitos em áreas culturais corre o risco de acabar e a população começa a se movimentar para que tal absurdo (mais um) não aconteça, prejudicando mais uma grande parcela da população, principalmente de jovens que mais do que nunca necessitam de oportunidades para começarem suas vidas profissionais.
O ponta pé inicial do programa aconteceu em 22 de julho de 2024 (pouco mais de um ano), quando a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, abriu as inscrições para oficinas gratuitas do Programa Cultura de Direitos. Na época foram ofertados cursos nas áreas de Música, Mídias Sociais, Audiovisual, Grafite e Capoeira.
Puderam se inscrever adultos e crianças a partir de 05 anos e foram oferecidas oficinas de música (cavaco, coral, flauta doce, percussão, saxofone, violão e violino), audiovisual (iluminação e fotografia, roteiro e cultura cinematográfica e videomaker) mídias sociais, capoeira e grafite. As vagas limitadas tiveram uma enorme procura e cada candidato pode se inscrever em até duas oficinas. O sorteio público das vagas ofertadas foi realizado no dia 13 de agosto de 2024 e os contemplados realizaram as matrículas entre os dias 14 e 24/08 nos 6 (seis) polos desejados.
OBJETIVO DO PROGRAMA
O programa Cultura de Direitos tem como objetivo desenvolver a capacitação técnica com ações sociais e culturais, por meio de oficinas de audiovisual, videoarte, música, capoeira e mídias sociais, integrando as ações da secretaria com a comunidade. Permite ainda o trabalho de acompanhamento social, da garantia dos direitos básicos e da ampliação da relação direta entre poder público e população por meio dos agentes sociais do CDB - Comitê de Defesa dos Bairros.
Os polos de atuação são os seguintes:
– Polo Bambuí: Jardim Balneário: Rua 86 (antiga Rua 5), Quadra 191, Lote 07, nº 493.
– Polo Pedreiras: Rua Alcides José Rodrigues, número 102 (antiga Rua dos Quintanilhas).
– Polo Inoã: Rua da Esperança, Lote 18, Quadra 17, Loteamento Chácaras (antiga Rua 5).
– Polo Itaipuaçu: Rua Isaltina Filomena, número 203, Quadra 10, Lote 128- Itaipuaçu.
– Polo Manu Manoela: Rua 27, nº 586, Lote 890, Quadra 26 – Manuela Village
– Polo Recanto Rua Raimundo Monteiro, número 203, Recanto.
MAIS UM BENEFÍCIO RETIRADO?
Mas um bomba caiu sobre a cabeça dos beneficiários do maravilhoso programa e de suas famílias, quando foi anunciado a possibilidade do término do programa. Segundo informações, os funcionários já estão de aviso prévio.
Em rede social, os beneficiários começaram a se movimentar: