Criado pelo secretário de agricultura Júlio Carolino, cerca de 800 pessoas passaram pelo local, entre moradores de Maricá e de cidades vizinhas na antevéspera do Natal
A Secretaria de Economia Solidária, ofereceu na segunda-feira (23/12) um cardápio especial de Natal à todos que almoçaram no Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã. Cerca de 800 pessoas passaram pelo local.
Entre as delícias típicas: pernil assado com abacaxi, frango assado ao molho de laranja, arroz com milho e cenoura. Foi o que escolheu Aline Santos, 37 anos, que mora em Santa Paula e estava no local, acompanhada da família. “Hoje eu comi pernil. Minhas filhas quiseram frango assado. Estava tudo muito gostoso, a quantidade era boa. Ainda bebemos guaraná natural e comemos manjar, que eu adoro, de sobremesa”, contou.
Frequentadora assídua do restaurante, Michelle Diniz, 38 anos, também almoçava com os filhos. O trio saboreava frango assado.
“Hoje eu comi macarronese e manjar de coco, que eu nunca tinha comido aqui. Acho maravilhoso ter um almoço como esse, com comidas de Natal. Além de ser muito bom, é importante para quem não tem condições, porque a pessoa chega aqui e se sente acolhida, tem memórias afetivas de quando teve isso na infância e para a criança, que ainda não passou pelo Natal, é uma oportunidade de experimentar como seria a ceia da noite de Natal, então eu acho isso legal”, disse a moradora de Inoã.
Moradora de Alcântara, São Gonçalo, a vendedora ambulante nos ônibus vermelhinhos, Carolaine Fagundes, 27 anos, que almoça diariamente no local há sete anos - tempo que trabalha em Maricá -, falou sobre a importância do estabelecimento oferecer um almoço de Natal.
“Muitas pessoas não têm o que comer dentro de casa, por não estar com condição financeira. Aqui é uma alimentação solidária, para as pessoas que são carentes. Eu mesma, às vezes, até abençoo alguém na fila. E poder comer um doce que a gente não come no dia a dia, mas só em data importante, onde a gente está reunido com a família e os amigos, isso é muito importante. Me relembra família”, avaliou.
Gerente geral do restaurante, Elisio Duarte, falou sobre a importância de ter alimentos típicos para oferecer à população de baixa renda.
“A gente atende mais a população carente e a maioria não tem condições de ter uma ceia de Natal, nem uma ceia de Réveillon. Por isso, o cardápio é uma mesa natalina tanto hoje, quanto no dia 30/12, para despertar o clima festivo nas pessoas mais necessitadas. E há também como opção o frango assado da casa, do cardápio normal, que a gente sempre tem para oferecer aos frequentadores”, concluiu.