quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Feira da Agricultura Familiar é sucesso no Mercado Municipal de Maricá

Comerciantes registraram aumento de vendas em relação ao dia da inauguração (12/12) e tem boa expectativa para 2025

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SECAPPA), promoveu uma edição especial da Feira da Agricultura Familiar no sábado (21/12). A feira contou com variedade de artesanato, expositores, diversos produtos naturais e orgânicos, além de peixes, fomentando a economia local.

O Mercado Municipal Pedro Paulo Pereira foi inaugurado em 12/12, em uma área no Centro da cidade. Em uma área total de dois mil metros quadrados, o local dispõe de 26 boxes no térreo para pescadores e expositores de verduras, legumes, frutas, mel e embutidos, além de uma área com gastronomia (restaurantes e lanchonetes) no piso superior que ainda será inaugurada.

Ao final da feira, os comerciantes da peixaria comemoravam o bom dia de vendas. Os relatos foram de que apesar do público menor (em comparação com a inauguração), as vendas foram maiores por conta da proximidade com as festividades de final de ano.

“No primeiro dia (12) tivemos boa venda, mas hoje vendemos de 15 a 20% mais, mesmo com menos público. Aqui temos um lugar arejado, bom, limpo e com estrutura para trabalharmos. A gente espera que a partir de janeiro vai ser melhor, porque as pessoas vão conhecer, saber que está funcionando, e vir aqui fazer as compras, já que conseguimos vender um pescado de qualidade e mais barato”, afirmou o pescador Washington Costa, presidente da Associação de Moradores e Pescadores de Zacarias e diretor da Cooperativa de Pescadores de Maricá (Coopescar).

Os visitantes que foram até o Mercado tiveram a oportunidade de em uma das barracas, comprar artesanatos e ver o valor da peça ser revertido totalmente para a causa da proteção animal. A presidente da organização não-governamental Grupo Amigo Animal (ONG Gaarj), Adriana Gusbert, agradeceu o espaço dado à causa pela organização da feira.

“A gente busca que as pessoas possam conhecer a causa e a luta pelo bem-estar animal. Artesãos daqui de Maricá nos doam as peças e tudo o que é vendido aqui é 100% revertido para a ONG e projetos que trabalham com animais de rua”, disse Adriana.

Vale destacar que, na área externa, expositores do Artemar e Feirarte também colocaram suas peças a venda. Integrantes do GAM - Grupo de Artistas de Maricá estavam presentes com exposição e venda de peças de arte. 

Dois shows musicais também animaram a feira, o primeiro com Lukas e Hannah e o segundo com Lira. 

Segundo os participantes da feira, foi feito o pedido à secretaria de agricultura, pecuária, pesca e abastecimento que seja perpetuada a feira com pelo menos uma edição semanal no local, para que se crie o hábito junto com a população para movimentar o espaço e trazer bons resultados aos produtores e artesãos. O atual secretário Júlio Carolino esteve presente à feira, felicitou todos os presentes e disse estar muito feliz de deixar este maravilhoso aparelho público para os produtores, pescadores e artesãos locais e afirmou que na Câmara, estará sempre ao lado e à disposição de todos.

Devido a transição de governo, a secretaria será desmembrada em secretaria de agricultura, pecuária e abastecimento (Wagner Soares) e secretaria de pesca (Xandy de Bambuí), mas nenhum dos dois novos secretários estiveram sequer visitando e muito menos conversando com os produtores, participantes da feira e pescadores para garantir a continuidade de um dos maiores projetos criados pelo secretário Júlio Carolino.

Os participantes sugeriram uma nova edição no sábado dia 28, para fecharem o ano com chave de ouro.

O Mercado Municipal de Maricá fica na Avenida Roberto Silveira, 399, Centro (ao lado do Ciep e próximo ao terminal rodoviário).

Fotos: Anselmo Mourão (secretaria de comunicação) e Pery Salgado (jornal Barão de Inohan)