Queda de árvore de Natal de Araçatiba deixa um morto e dois feridos. Acidente abre o JORNAL DA BAND: Ainda vai ter Natal Iluminado?
Na tarde da segunda-feira (16), por volta das 16 horas, a árvore de Natal flutuante de Maricá com 56 metros de altura (equivalente a um prédio de 16 andares), instalada na Lagoa de Araçatiba, desabou durante um temporal com fortes ventos, resultando na morte de uma pessoa. Testemunhas relataram que trabalhadores estavam na estrutura no momento do incidente e assim que foi confirmado o forte temporal com rajadas de ventos, a Defesa Civil do município entrou em contato com a empresa que fazia a montagem da árvore para a retirada de funcionários. O custo da estrutura, de R$ 21 milhões, já vinha sendo alvo de críticas pela população. A secretaria de Turismo previa inaugurar a árvore na quarta feira dia 18. Além da árvore, o espaço contaria ainda com um deck e acessibilidade para as pessoas tirarem fotos bem próximas da árvore. No local também estava programado, para quinta-feira (19), o espetáculo das Águas Dançantes.
Apesar da tragédia da segunda feira 16, onde houve uma morte e alguns feridos, a fatalidade não aconteceu com os espetáculos já inaugurados, o que ai sim, seria uma grande tragédia! Os sinais estão sendo dados, acreditem quem quiser!
EMPRESA RESPONSÁVEL PELA MONTAGEM DA ÁRVORE, TEVE O MESMO TIPO DE PROBLEMA EM 2023 EM NITERÓI
A empresa responsável pela montagem, ESTRUTEND, esteve envolvida em um incidente semelhante no ano passado, em Niterói, quando a milionária árvore de Natal da Praça do Rádio Amador também desabou antes da inauguração. Neste ano, apesar de danos causados pela chuva, a árvore natalina reforçada em Niterói segue de pé.
O acidente reacende debates sobre a aplicação de recursos públicos em projetos milionários e a fiscalização de grandes obras. Moradores de Maricá expressaram indignação com o alto custo da estrutura e cobram explicações das autoridades sobre a tragédia e a aparente negligência, no mesmo momento onde clamam pela não extinção do PPT - Programa de Proteção ao Trabalhador que movimenta o comércio da cidade com cerca de R$ 10 milhões mensais, ajudando mais de 20 mil beneficiários.
A Prefeitura de Maricá divulgou uma nota lamentando o ocorrido:
A Prefeitura de Maricá lamenta profundamente a tragédia ocorrida na tarde desta segunda-feira (16/12), na Lagoa de Araçatiba, quando uma pessoa morreu e duas ficaram feridas após a queda da estrutura da árvore de Natal que estava sendo montada. A Prefeitura está prestando todo o apoio às vítimas e suas famílias, além de apurar as causas do acidente. Assim que a Defesa Civil emitiu um alerta de chuva forte, às 15h45, a empresa contratada para a montagem da árvore iniciou a retirada dos funcionários. Nesse momento, os trabalhadores foram surpreendidos pela passagem de uma tempestade, com fortes ventos e muita chuva, que derrubou a estrutura em poucos segundos. Imediatamente as vítimas foram socorridas por equipes do Samu, Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria de Trânsito e Corpo de Bombeiros.
Um dos funcionários foi levado para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, onde não resistiu aos ferimentos e faleceu. As outras duas pessoas, socorridas no Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara, estão fora de perigo. Duas delas passaram por exames de imagem que não identificaram fraturas, apenas escoriações. Ambas foram medicadas e liberadas.
AVISOS ESTÃO SENDO ENVIADOS: Defesa Civil de Maricá interdita Deck de Araçatiba e fará controle de pessoas para evitar acidentes
O deck Pôr-do-Sol, localizado em Araçatiba (onde vários eventos acontecem), foi interditado na noite do sábado (14/12) pela Defesa Civil municipal em função da estrutura de madeira de madeira ter começado a ceder após receber milhares de moradores e visitantes que foram apreciara abertura do evento Natal Iluminado 2024, que iniciou com o espetáculo no Jardim das Águas, montado em frente ao Deck
De acordo com o Secretário de Turismo Robson Dutra, o problema se deu devido à algumas ripas que quebraram e serão substituídas nos próximos dias, mas ainda no sábado (14) informou que o espetáculo – que acontece sempre às 20:30 – está mantido apesar do deck estar interditado. Agora, com a tragédia da árvore de natal que caiu, matando uma pessoa e deixando duas feridas, fica a pergunta: EXISTE CLIMA PARA O NATAL ILUMINADO EM ARAÇATIBA, ou MANDA O BOM SENSO E RESPEITO AOS FAMILIARES ENLUTADOS que tal não aconteça mais em Araçatiba, continuando em outros inúmeros locais pela cidade?
Prefeitura emite nota sobre o incidente:
“A Prefeitura de Maricá, por meio da Defesa Civil, orientou a Somar a fazer alguns ajustes para utilização do deque em Araçatiba. Não houve interdição. Não há nenhum dano ou risco estrutural. Apenas recomendações de manutenção preventiva devido ao grande fluxo de pessoas.
A orientação da Defesa Civil é para que a organização do evento controle o tempo de circulação das pessoas no deque, no momento de tirar fotos, evitando aglomeração. A Somar informa que fará os ajustes necessários".