Uma planta nativa dos Estados Unidos e Canadá, o PINUS TAEDA (*) aqui no Brasil só ocorria no sul brasileiro devido as suas características de ambientação em climas mais frios, porém com vários estudos e pesquisas da EMBRAPA, hoje esta planta CONÍFERA, devido ao seu formato, é encontrada em vários locais do sul e sudeste brasileiro (e no sudeste, mesmo com estudos de solo e temperatura para nova ambientação, estas plantas preferem climas mais amenos), e bastante utilizadas para produção da celulose, por crescerem de forma rápida e com bom tronco.
Mas aqui em Maricá, algum "artista" resolveu trazer alguns exemplares para serem plantados no tórrido clima maricaense, sem o devido preparo do solo.
Três delas (que já foi motivo de matéria do Barão -https://obaraoj.blogspot.com/2024/10/prefeitura-planta-pinheiro-de-clima.html), foram plantadas em frente a ponte da Mumbuca (na Rua Abreu Sodré), local da antiga e famigerada rotatória da Mumbuca, que teve seu término comemorado pelo prefeito Fabiano Horta, mas aparentemente já morreram
Por que o dinheiro público é gasto de maneira tão equivocada em Maricá?
Em reunião recente da Economia Solidária, onde foram escolhidos os delegados municipais para a conferência estadual de Economia Solidária, um dos tópicos mais citados foi o TÉRMINO DE PLANTIO DE PALMEIRAS por toda Maricá, fazendo com mais árvores FRUTÍFERAS e/ou frondosas, que deem boas sombras, sejam plantadas no município.
Será que vai aconteceu no novo governo?
(*) Pinus taeda é uma espécie de pinheiro originária do Novo Mundo. Também conhecido como pinheiro-amarelo, pinheiro-rabo-de-raposa, pinheiro-do-banhado, pinos ou pinho-americano. Faz parte do grupo de espécies de pinheiros com área de distribuição no Canadá e Estados Unidos.