quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

DO LADO DE DENTRO DIPLOMAÇÃO, DO LADO DE FORA MANIFESTAÇÃO

Prefeito, vice e 21 vereadores são diplomados para assumir a partir de 1º de janeiro de 2025 mandato até 31 de dezembro de 2028

 O deputado federal Washington Siqueira (o Quaquá), eleito prefeito em 06/10, o vice-prefeito João Maurício (Joãozinho) e os 21 vereadores foram diplomados em uma sessão realizada no salão do Júri no Fórum de Maricá na tarde da quinta-feira (19/12). Com a diplomação, fica efetivada a eleição e os representantes do executivo e legislativo eleitos serão empossados no dia 1º de janeiro de 2025 para assumir o mandato de quatro anos até 31 de dezembro de 2028.

TERCEIRO MANDATO

Washington Siqueira (o Quaquá), volta a governar Maricá após 8 anos. Seu primeiro mandato foi de 2009 a 2012, quando Maricá começava a receber royalties do petróleo. O orçamento de 2012, último ano do primeiro governo Quaquá, foi de pouco mais de R$ 340 milhões. 

Seu segundo mandato foi de 2013 a 2016, já recebendo bons recursos dos royalties, mas muito longe do que Maricá hoje recebe.

Para 2025 a previsão orçamentária é de R$ 7 bilhões (a mesma de 2023 e 2024).

SESSÕES EXTRAORDINÁRIAS

Apesar de assumirem no dia 1º de janeiro, os vereadores que vão exercer o cargo só começam o período legislativo com as sessões ordinárias no dia 15 de fevereiro, mas é muito provável que o novo prefeito solicite à Casa de Leis que façam sessões extraordinárias para aprovar projetos de interesse do executivo, e que seja votado o fim do PPT proposto por Quaquá, que precisará de votação dos vereadores para aprovação ou não.

Enquanto acontecia no salão do júri a DIPLOMAÇÃO, do lado de fora acontecia uma grande manifestação com centenas de pessoas, muitos beneficiários do PPT, outros aprovados nos concursos da FEMAR e da SECTRAN.

Na sua chegada, sob gritos, palavras de ordem e até vaias, o prefeito eleito acenou e jogou beijos para os manifestantes e ao término da diplomação, quando estes esperavam uma palavra do prefeito já diplomado, este e seu vice se dirigiram direto para seus veículos, saindo sem falar nada com o povo sedento de informação.

Estes prometem mais manifestações para que o PPT não seja extinto e sim, que haja um recadastramento neste e em todos os benefícios existentes. Já os aprovados nos concursos da FEMAR e SECTRAN querem saber como ficará suas situações.