Morreu na noite da segunda feira 09 de dezembro, no hospital municipal de São José do Imbassaí, a jornalista e ex-presidente do GAM (Grupo de Artistas de Maricá), ALEXANDRA LAMBRAKI.
A GREGA como era conhecida, nasceu em Atenas há 82 anos e há cerca de 40 anos veio para o Brasil, onde chegou em Maricá. Apaixonada pela cidade, morou em Jaconé e fundou no final da década de 80 o jornal CORREIO DE PONTA NEGRA que deu origem ao CORREIO DA CIDADE, sucesso jornalístico na década de 90, que além de reportar com maestria e veracidade os fatos de Maricá e região, era TEMIDO pelos políticos locais pois não queriam nunca estar sendo notícia no CALDEIRÃO DA BRUXA, coluna que mostrava os desmandos e os pobres dos políticos e "personalidades" da cidade.
Escreveu um dos mais preciosos e precisos livros da história da cidade: COMPÊNDIOS DA HISTÓRIA DE MARICÁ, vindo a seguir outros livros.
Há cerca de 15 anos, sempre muito ativa, começou a sofrer do Mal de Parkinson, mas que em momento nenhum as debilitou e a fez parar.
Sempre muito atuante na vida maricaense, ingressou no GAM - Grupo de Artistas de Maricá há cerca de 20 anos, onde junto com Maria José Galindo e Ivone Tempone, mudaram a cara da instituição, que passou a ser ponto de cultura e ter reconhecimento nacional, com várias atividades e exposições.
Sucedeu Ana Maria Horta na presidência da instituição a partir de 2019, onde ficou até 2023, mas mesmo na nova diretoria, dava as diretrizes por todo seu conhecimento com a entidade.
Superou a pandemia e até mesmo um câncer muito agressivo no período de 2020 até 2023. Suas últimas atividades foram os 30 anos do GAM comemorado em 04 de agosto, onde ajudou a organizar e o lançamento do seu último livro (Vula uma historia escrita na areia) na FLIM - Feira Literária Internacional de Maricá em 02 de novembro, ao lado da professora e escritora Luisete Furtado.
No final de novembro Alexandra voltou a se sentir mal e foi internada no hospital municipal localizado em São José do Imbassai, tendo uma série de complicações que foram agravando seu quadro de saúde, vindo a falecer no final da noite da segunda feira 09 de dezembro.
Alexandra, a GREGA, deixa inúmeros amigos e um grande legado para a imprensa e a cultura de Maricá, e o reconhecimento de todas da área cultural por tudo o que fez pelo seu querido GAM.
VELÓRIO E SEPULTAMENTO (nova atualização)
Marcado anteriormente para às 14 horas indo até às 21 horas, onde posteriormente o corpo sairia para cremação na cidade do Rio de Janeiro, segundo Kika Monteiro, o velório só começará às 18 horas indo até às 07:30 da manhã da quarta feira (11) na Câmara Municipal de Maricá.
O acesso ao velório será feito pelo portão lateral da casa de leis dando acesso direito ao plenário Tiradentes e estará aberto durante toda a madrugada.
Às 07:30, o corpo de Alexandra Lambraki será removido para o Rio de Janeiro onde acontecerá a cremação.
A PR PRODUÇÕES (que muitos eventos realizou ao lado de Alexandra e principalmente no GAM) em nome do Informativo CULTURARTE e do Jornal Barão de Inohan, se solidarizam com a família e verdadeiros amigos neste momento de dor.
Seu sorriso deixará saudades.