Estranhamente, a empresa terceirizada contratada pela secretaria de turismo para a montagem do evento Natal Iluminado 2024, cercado de problemas desde o seu início, com enorme atraso, deck de Araçatiba interditado parcialmente por problemas em sua estrutura, queda da árvore flutuante com uma morte e dois feridos, iniciou, na manhã da sexta-feira (27/12), 11 dias antes do término previsto, a desmontagem da estrutura na Praça Orlando Barros Pimentel, no centro da cidade.
Com alguns lugares do município ainda recebendo os últimos enfeites, na praça Orlando de Barros Pimentel a desmontagem estranhamente já começou antes do encerramento oficial da programação divulgada pela secretaria de turismo e alardeada pela prefeitura, o que pode gerar problemas no MP e TCE.
Segundo Robson Dutra (secretário de Turismo), a medida foi necessária devido ao evento de posse dos eleitos para o governo municipal, que acontecerá no dia 1º de janeiro de 2025, que não nos convenceu, uma vez que a festividade acontecerá na quadra do CEPT Zilca Fontoura, na rua Barão de Inoã, cerca de quase 300 metros distante da praça Orlando de Barros Pimentel.
Robson Dutra afirmou que, apesar da desmontagem na praça central, a decoração nos demais pontos da cidade serão mantidas até o encerramento previsto do evento, no dia 6 de janeiro, até por que, os últimos enfeites foram colocados em 26 de dezembro, como a árvore do retorno no quilômetro 32, instalada depois do Natal.
Sem convencer e causando estranheza na população que mais uma vez discute os rumos de tanto dinheiro gasto e tão pouco e mal aproveitado, a desmontagem será da estrutura do palco, da iluminação e dos quiosques, amargando enorme prejuízos daqueles que estavam ocupando os mesmos para vendas de produtos natalinos e gastronomia. Ainda segundo o secretário, a Casa do Papai Noel continuará disponível na praça central para visitação.
Com a desmontagem, as apresentações marcadas para o sábado, 28 e domingo 29, foram canceladas o que gerou mais questionamentos e revolta daqueles que foram contratados para as devidas apresentações. Até o fechamento desta matéria, a prefeitura não emitiu nenhuma nota explicativa sobre a desmontagem e o término abrupto da programação, uma vez que a explicação do secretário de turismo, não convenceu.