Criado com grande alegria e entusiasmo pelo prefeito Fabiano Horta, o CECOP - Centro de Comércio Popular de Maricá localizado no coração comercial do centro da cidade, atrás da maior loja da cidade (a Nalin) e em uma rua exclusiva com boulevard finamente construído para servir de local de encontro de famílias e trabalhadores em sua hora de almoço, e que em breve terá a Câmara dos Vereadores como novo e importante vizinho, está abrigando os camelôs há vários meses, dando-lhes dignidade, espaço coberto, banheiros limpos e praça de alimentação, além de boxes ao invés de frágeis barracas que em qualquer chuva os impedia de trabalhar, além de atrapalhar os comércios estabelecidos e trazer desordem urbana com as calçadas repletas de mercadorias.
Comemorado pelos lojistas, pela a ACM - Associação Comercial de Maricá e CDL Maricá (Clube dos Diretores Lojistas), com o tempo o grande mercado popular começou a apresentar suas falhas e principalmente, segundo seus ocupantes, a falta de público, o que começou a gerar muita insatisfação.
DE VOLTA PARA AS RUAS?
Na manhã do sábado 28/12, o prefeito eleito e diplomado de Maricá, Washington Siqueira (o Quaquá), sem a presença do atual prefeito e idealizador do CECOP, Fabiano Horta, que foi representado pelo vice-prefeito Diego Zeidan, realizou uma reunião com os comerciantes do local onde durante o encontro, Quaquá ouviu as demandas dos comerciantes, que enfrentam meses de vendas abaixo do esperado no novo espaço, que não tem nenhum tipo de divulgação por parte da prefeitura.
Em sua fala, Quaquá garantiu que os camelôs voltarão para as ruas. “Lugar de vender não é escondido, lugar de vender é onde passam as pessoas,” afirmou o prefeito eleito e sinalizou também com a possiblidade de pagar um salário mínimo para cada camelô do local até a realocação destes, que a princípio, será na pracinha da esquina da Rua Domício da Gama com Ribeiro de Almeida.
A reunião no CECOP contou com a presença do vereador Casquinha, futuro Secretário de Transportes, de Dayrlene Costa assessora do presidente da Câmara de Maricá - Aldair de Linda e futura chefe de gabinete, de Matheus Gaúcho, futuro Secretário de Economia Solidária além de outras autoridades municipais principalmente do futuro governo.
Até o fechamento desta matéria a ACM e o CDL Maricá não se pronunciaram sobre a possível volta dos camelôs para as ruas.