terça-feira, 7 de novembro de 2023

Maricá ficou de fora: Niterói, Saquarema e Pirai são as campeãs no Band Cidades Excelentes.

Com um orçamento de mais de R$ 7 bilhões, Maricá ficou em segundo lugar na saúde e terceiro lugar na Educação, sendo superada por Niterói


Niterói foi a grande vencedora da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 (feito conseguido também em 2022, onde venceu 5 das seis categorias avaliadas - https://obaraoj.blogspot.com/2022/11/niteroi-e-grande-vencedora-do-premio.html), na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes. Niterói ganhou o prêmio principal como a melhor cidade do estado do Rio de Janeiro, e também conquistou três dos seis pilares que compõem a premiação. O município foi o melhor em “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”, “Infraestrutura e Mobilidade Urbana” e “Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”.

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação com o Instituto Aquila, que é responsável pela avaliação dos municípios em todo o país. O objetivo é reconhecer e destacar boas práticas das gestões públicas municipais.

O prefeito Axel Grael destacou que o bom desempenho de Niterói é resultado do trabalho dos servidores.

”Todo prefeito que chega aqui e tem esse reconhecimento tem por trás muito trabalho e esforço de muita gente. Niterói tem conquistado esse reconhecimento porque é uma gestão de continuidade. A gente tem os frutos de muitos anos de trabalho. A cidade tem avançado e alcançado bons resultados nessas premiações. Quero compartilhar isso com cada um dos nossos servidores e secretários e nos colocar à disposição para compartilhar essa experiência com outros municípios”, explicou Axel Grael.

O Prêmio Band Cidades Excelentes tem seis pilares de avaliação dos municípios brasileiros: “Governança, Eficiência Fiscal e Transparência”; “Educação”; “Saúde e Bem Estar”; “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”; “Sustentabilidade” e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública”.

O Instituto Aquila utiliza 67 indicadores para analisar as políticas públicas dos municípios. O Prêmio possui três categorias: cidades com menos de 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes e mais de 100 mil habitantes. Piraí foi a vencedora na categoria das cidades com menos de 30 mil habitantes. Nossa vizinha Saquarema, que tem um orçamento dez vezes menor que Maricá, venceu na categoria das cidades com 30 e 100 mil habitantes, e Niterói foi a grande vencedora na categoria das cidades de mais de 100 mil habitantes.

O prefeito Axel Grael também ressaltou a importância do diálogo do poder público com a sociedade.

“Temos a sorte de contar com uma equipe muito preparada. A cidade tem também uma massa crítica. A sociedade participa das nossas instâncias participativas e ajuda a formular as políticas públicas. Temos um grande esforço de diálogo com a sociedade. O Prêmio utiliza muitos indicadores. Isso faz com que o resultado tenha ainda mais credibilidade. A gente ter este tipo de reconhecimento é muito importante. Isso faz com que a própria população sinta ainda mais orgulho da cidade. Isso mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito.

Com o resultado, Niterói vai disputar e etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, em dezembro, em Brasília.

Piraí foi a vencedora na categoria até 30 mil habitantes.

EM 2022, MARICÁ FOI FINALISTA EM 4 CATEGORIAS. EM 2023, APENAS EM DUAS E MAIS UMA VEZ, NÃO LEVOU NENHUMA

A bilionária cidade de Maricá, mais uma vez ficou de fora do evento na versão nacional, mas foi finalista estadual em duas categorias (em 2022 foram 4) na 3ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, que destacou as melhores iniciativas de gestão pública, em cerimônia realizada na segunda-feira (06/11), na sede da Fecomércio, no Rio de Janeiro. O prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila para reconhecer e incentivar as boas práticas da gestão pública. A premiação envolveu todos os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2022, pela participação, Maricá ganhou certificado de finalista em quatro categorias: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, Saúde e Bem-estar e Educação, mas não levou nenhuma premiação.

Concorrendo na categoria das cidades com mais de 100 mil habitantes, em 2023 Maricá ficou em segundo lugar nos pilares Saúde e Bem Estar, seguido do município de Resende em terceiro; e Itaperuna, que foi o vencedor nesta categoria. No pilar Educação, Maricá ficou em terceiro lugar; Rio de Janeiro em segundo; e a cidade de Teresópolis, na Região Serrana, conquistou a primeira colocação pelo segundo ano consecutivo. Niterói levou o prêmio principal de Cidades Excelentes 2023.

A terceira edição teve, ao todo, 67 indicadores em seis pilares: Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Sócio Econômico e Ordem Pública; e Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.

Representando o prefeito Fabiano Horta, a secretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira, destacou a importância da indicação de Maricá no prêmio Band Cidades Excelentes.

“Estar entre os três municípios mais bem avaliados no Estado neste prêmio é indicativo de que estamos no caminho certo. Ainda mais quando consideramos o crescimento exponencial da população de Maricá, justamente pelas políticas públicas eficientes implantadas pelo governo Fabiano Horta. Lideramos o ranking dos indicadores de saúde do Programa de Financiamento da Atenção Primária em Saúde-APS, do Estado há dois anos consecutivos e somos a única cidade a ter 100% de sua população coberta pela Atenção Primária. Continuaremos a trabalhar para dar acesso e qualidade aos serviços de saúde”, disse a Solange Oliveira, que acompanhou a cerimônia com o secretário de Comunicação de Maricá, Eduardo Bahia.

Valeu, mas na verdade foi muito pouco para um município com tantas secretarias e com o maior (proporcionalmente) orçamento de todos os municípios do estado, sem contar, que é o município com a maior arrecadação de royalties do petróleo no estado.