A coleta de lixo sempre foi problema seríssimo em Maricá, há vários governos e o tempo passa, a cidade fica cada vez mais bilionária, mais os problemas não acabam. Os caminhões de coleta são insuficientes para o lixo produzido e caminhões basculantes (inapropriados pois vão deixando alguns sacos caírem pelo caminho, o que pode inclusive ocasionar um acidente) são usados com frequência, desrespeitando inclusive o limite de capacidade dos mesmos.
Várias são as reclamações em vários bairros, mas nos causou enorme espanto o fato de vários moradores de parte do bairro do Retiro (na parte mais rural), reclamarem de falta de coleta há mais de 40 dias. Isso mesmo que vocês estão lendo: QUARENTA DIAS, mais de um mês, e não é por falta de pedidos à SOMAR.
Segundos estes moradores que nos enviaram as fotos abaixo, após duas semanas sem coleta, começaram a entrar em contato com a SOMAR para pedir a coleta. Com vários protocolos de atendimento, o serviço ainda não foi realizado, pelo menos até o fechamento desta matéria.
A redação do Barão de Inohan tentou contato direto com a presidência da SOMAR sem sucesso.
Outro fato que chama atenção, é que este grave problema pouco é citado na Câmara dos Vereadores, quando na verdade, as cobranças deveriam acontecer em cada sessão e as fiscalizações para as devidas soluções já deveriam estar em curso. Esperamos que o problema seja resolvido em breve.