quarta-feira, 29 de novembro de 2023

EM NOME DO PROGRESSO, ÁRVORES CENTENÁRIAS SÃO CORTADAS PRÓXIMO AO CONDADO


 Um dia triste para quem aprecia a Natureza em todas suas formas: em nome do progresso (???, isso porque o homem não sabe conviver em harmonia com a Natureza), duas árvores centenárias (existentes no local segundo moradores mais antigos, antes mesmo da RJ 106, na época RJ 5, ser construída passando por Maricá) foram cortadas para a "passagem da duplicação da pista e seu acostamento no trecho entre o Flamengo e o retorno recém inaugurado próximo ao condomínio Bosque dos Lordes.

Mesmo estando bem afastadas do leito da rodovia (ficaria sim próxima ao acostamento, porém sem causar riscos aos passantes), as árvores (dois flamboyant) começaram a ser cortadas na manhã da quarta feira 29 por equipes da SOMAR, sem dó nem piedade.

Obviamente, em nome do progresso, muitos que lerão essa matéria acharam que o conteúdo dela em defesa das duas árvores centenárias é inadequado, mas cada vez mais Maricá está ficando sem árvores frondosas em suas ruas, proporcionando cada vez menos sombras nos tórridos dias de verão ou de sol intenso, onde recentemente já sentimos o quanto será quente nesta virada de 2023 para 2024. E Natureza tem cobrado de forma violenta, todo desrespeito e violência pelo qual ela vem passando.

Para que serve a árvore flamboyant?

"O flamboyant é uma árvore extraordinária. Além de ter uma beleza ímpar, ela tem muitas propriedades. É usada na medicina como antioxidante e ainda trata dores, inflamações e tem se mostrado eficaz contra bactérias", afirma uma especialista do setor botânico.