A Prefeitura de Niterói foi a grande vencedora na etapa estadual do prêmio Band Cidades Excelentes, anunciado na sexta-feira (04). O município foi destaque na premiação com a vitória em seis das sete categorias, incluindo o IGMA geral, reconhecimento principal. O prefeito Axel Grael foi representado pelo secretário Executivo, Bira Marques, na cerimônia de premiação, que aconteceu no Auditório da Fecomércio, no Rio de Janeiro. Niterói foi avaliada entre os municípios do Estado do Rio que têm mais de 100 mil habitantes.
Para Marques, a premiação é reflexo de um processo que começou em 2013, com integração entre governo, sociedade e diversas instituições.
“Para Niterói, é um orgulho imenso receber seis dos sete prêmios setoriais e o 1º lugar geral no Estado do Rio. Uma premiação como essa só fortalece a gestão pública. Isso é fruto do esforço e trabalho incansável do prefeito Axel Grael, dos nossos gestores e servidores públicos, que acreditam e se dedicam a esse propósito. Há 10 anos, ainda na gestão Rodrigo Neves, Niterói integrou a população à gestão pública, através do plano participativo Niterói Que Queremos, projetando a nossa cidade para os próximos 20 anos. Chegamos agora no 10° ano dessa construção coletiva com um resultado como esse, atravessando um contexto de crise política, social e econômica que o Rio e o Brasil enfrentaram nas últimas duas décadas. Seguiremos trabalhando para que Niterói seja, cada vez mais, a melhor cidade para viver e ser feliz”, afirmou.
Niterói saiu vencedora em seis das sete categorias da premiação estadual:
- Governança, Eficiência Fiscal e Transparência;
- Saúde e Bem-Estar;
- Infraestrutura e Mobilidade Urbana;
- Sustentabilidade;
- Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Niterói só não levou o prêmio na categoria Educação, que ficou com Teresópolis.
O município segue agora para a etapa nacional da premiação, que acontece no próximo dia 30.
“O resultado desta premiação evidencia como a Prefeitura de Niterói vem investindo na melhoria da qualidade de vida da população, oferecendo melhores serviços, mais transparência, equilíbrio na gestão fiscal e uma gestão pública mais moderna. Todo este avanço é fruto de um esforço dos servidores a partir de um trabalho de planejamento de longo prazo, o plano Niterói que Queremos, que visa tornar ‘Niterói a melhor cidade para se viver e ser feliz’ e estamos nos aproximando deste objetivo”, disse Ellen Benedetti, secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão.
O Escritório de Gestão de Projetos (EGP) da Prefeitura de Niterói, responsável pela inscrição do município na premiação, enviou ao Cidades Excelentes os principais projetos em desenvolvimento na cidade. Projetos que integram o Plano Niterói 450, como a Moeda Arariboia e o Niterói Jovem Ecosocial, além de iniciativas como o Pacto Niterói Contra A Violência e o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis, foram fundamentais para o bom desempenho na premiação.
Também estiveram presentes à premiação o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino, a subsecretária de Articulação Institucional e Gestão do Conhecimento, Isadora Modesto, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Baldez, e o secretário de Comunicação, Leonardo Caldeira.
Teresópolis conquista Prêmio Band Cidades Excelentes na categoria Educação
Teresópolis ficou em 1º lugar entre as cidades acima de 100 mil habitantes, no estado, na premiação ‘Band Cidades Excelentes’, na categoria Educação. O anúncio foi feito em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 4, na Fecomércio, no Rio de Janeiro. Realização do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila, o prêmio reconhece, fomenta e incentiva a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. Agora, a Educação de Teresópolis participará da etapa nacional, no próximo dia 30, em Brasília, competindo entre os representantes dos demais estados.
“Receber esse prêmio de qualidade da gestão pública em Educação muito nos orgulha. A Educação é uma pasta fundamental da nossa gestão, que transforma uma sociedade. Parabéns à secretária, Satiele, e a todos os servidores que fazem a Educação do nosso município, com mais de 100 escolas e 22 mil alunos atendidos. A Educação de Teresópolis passa por um momento de transformação e esse prêmio é o reconhecimento de que estamos no caminho certo”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.
Na Educação, entram critérios como analfabetismo, acesso à Educação Infantil, expectativa de anos de estudo e gastos em Educação. “Uma alegria imensa recebermos esta premiação e ver Teresópolis se destacando em âmbito estadual. Agradeço ao Prefeito Vinicius Claussen por todo o investimento que vem fazendo na Educação do nosso município e aos servidores da SME, que, com amor e dedicação, contribuem para o desenvolvimento da Educação de nossa cidade”, frisou a secretária de Educação, Satiele Santos.
Maricá foi finalista em 4 categorias, mas não leva nenhum prêmio
Maricá foi finalista estadual da 2ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes 2022, que destacou as melhores iniciativas de gestão pública, em cerimônia realizada na sexta-feira (04/11), na sede da Fecomércio, no Rio de Janeiro. A cidade concorreu com os programas Renda Básica da Cidadania (RBC) e moeda social Mumbuca na premiação que envolveu os 92 municípios do estado do Rio. Niterói, Saquarema e Iguaba Grande foram os vencedores. Pela participação, Maricá ganhou certificado de finalista em quatro categorias: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, Saúde e Bem-estar e Educação, mas não levou nenhuma premiação. Dos três primeiros (Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, Saúde e Bem-estar), Niterói levou todos eles e na categoria Educação, o vencedor foi Teresópolis.
Representando o prefeito Fabiano Horta no evento, o secretário de Economia Solidária, Adaílton Mendonça, ressaltou o caráter pioneiro da moeda social Mumbuca e o destaque nacional, e até internacional, das políticas públicas existentes na cidade.
“É muito honroso para Maricá ser finalista em quatro categorias do Prêmio Band Cidades Excelentes. Os programas Renda Básica e Cidadania e a moeda social Mumbuca já inspiraram outras cidades do Rio, do Brasil e também gerou interesse de outros países, como França, Estados Unidos, Rússia, Itália, Reino Unido, entre outros. Isso prova que estamos no caminho certo em direção ao desenvolvimento sustentável, humano e econômico de longa duração e inserindo cada vez mais as necessidades do cidadão no orçamento”, destacou o secretário de Economia Solidária, Adaílton Mendonça, que estava presente ao evento representando o prefeito Fabiano Horta.
Durante o evento, as cidades vencedoras foram definidas segundo critérios populacionais com premiações para municípios com até 30 mil habitantes, de 30 a 100 mil habitantes e acima de 100 mil. A cidade de Iguaba Grande foi a vencedora estadual na categoria cidade com menos de 30 mil habitantes; Saquarema levou a melhor entre os municípios entre 30 a 100 mil habitantes, e Niterói ganhou entre as cidades com população acima de 100 mil pessoas.
Maricá foi a primeira a instituir sua própria moeda social, o Mumbuca, e vai comemorar no ano que vem sua primeira década, estabelecendo-se como a de mais credibilidade em circulação ininterrupta do Brasil. A boa experiência inspirou programas similares no estado do Rio, como a Moeda Social Itajuru, em Cabo Frio; a Moeda Social Pedra Bonita, em Itaboraí; e a Moeda Social Arariboia, em Niterói, que levou o prêmio.
Sobre o prêmio
O objetivo do Prêmio Band Cidades Excelentes é reconhecer, fomentar e incentivar a prática da gestão pública para melhorar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros. O instrumento utilizado na avaliação e julgamento da premiação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todos os municípios do país.
Os municípios inscritos foram divididos em três grupos: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. No próximo dia 30, acontece, em Brasília (DF), a etapa nacional do evento, que irá anunciar os três primeiros lugares de cada categoria.
Essa plataforma é estruturada com base em inteligência artificial que, a partir de um algoritmo, consolida resultados de indicadores em uma única nota final. Todas as cidades brasileiras foram automaticamente pré-inscritas na premiação e separadas em três categorias de avaliação na etapa estadual e cinco categorias na fase nacional, de acordo com o tamanho da população local.
Vencedores do estado do Rio de Janeiro
Na sexta-feira (04), os municípios de Niterói, Iguaba Grande e Saquarema foram os grandes vencedores da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, que aconteceu no auditório da Fecomércio, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Dos 92 municípios do estado, as três cidades foram consideradas excelentes nos seis pilares fundamentais para promover o desenvolvimento regional e o bem-estar da população.
Entre os municípios com menos de 30 mil habitantes, Iguaba Grande, Areal e Miguel Pereira foram os finalistas. Neste ano, quem ganhou o prêmio foi Iguaba, na Região dos Lagos.
Já na disputa entre cidades com população entre 30 mil e 100 mil habitantes, a vencedora foi Saquarema, na Região dos Lagos.
Fotos: Lucas Benevides