quinta-feira, 10 de novembro de 2022

DETRAN FAZ BLITZ E CAUSA PREJUIZOS EM MARICÁ. ENTENDA COMO DEVEM SER AS BLITIZES!


 Pelo menos duas vezes por semana o DETRAN RJ vem fazer uma visita em Maricá e tem causado uma série de prejuízos a vários comerciantes da avenida Francisco Sabino da Costa, principalmente próximo da sede da 6ª Cia.

Não que as blitizes não sejam importantes ou necessárias, mas o local onde o DETRAN RJ resolve fazer parada para fiscalização, entre a 6ª Cia e a loja de tintas CORES DA AVENIDA (sentido centro), estão trazendo uma série de contratempos e prejuizos aos comerciantes do local, pois, os motoristas assustados com a blitz, evitam parar nas lojas, entrar no estacionamento de um grupo de lojas onde está localizada a Mister Mônaco Agropecuária, uma farmácia, uma veterinária e uma loja de motos, até por que, por várias vezes, os carros da polícia (que dão apoio a blitz) e do Detran, ficam em frente da entrada do estacionamento destas lojas, IMPOSSIBILITANDO A ENTRADA. "Até caminhões para entrega de mercadorias não entram, ocasionando vários contratempos e prejuízos. Ficamos uma manhã inteira ou uma tarde inteira sem boa parte dos clientes, que sabendo inclusive da presença da blitz, não entram na avenida", comentou um dos empresários do local.

Proprietários destas lojas já entraram em contato com os responsáveis pela blitz pedindo que o local seja modificado, mas sem nenhum êxito, e quando muito, se afastando por menos de 50 metros do início do local da blitz, em frente a sede da 6ª Cia. Além disso, Maricá é enorme, e essas blitizes (necessárias sim, desde que feitas da forma correta) deveriam acontecer em vários pontos do município.

A reportagem do Barão de Inohan procurou saber sobre a organização destas blitizes, e PASMEM, o DETRAN por ser um órgão do governo do estado, solicita apoio da polícia militar (12º BPM) que envia um grupamento, SEM COMUNICAR NADA AO COMANDANTE DA 6ª CIA (Maricá), Capitão Nunes.

Quem também não tem nenhuma ciência destas blitizes, é o secretário der segurança e ordem pública - Coronel Veras, que TEM QUE ENGOLIR A VISITA sem que este visitante ao menos bata na porta da nossa cidade e peça licença para entrar.

A reportagem do Barão de Inohan esteve também na terça feira 08/11 na secretaria de trânsito, quando ficou sabendo que até mesmo a secretaria que cuida do ordenamento e fluxo viário em Maricá, NADA SABE SOBRE ESTAS BLITIZES, que fecham ruas, subtraem uma pista de rolamento em horários de grande fluxo viário, impedindo o sagrado direito de IR E VIR fluentemente.

Quer dizer então que EU POSSO ENTRAR NA SUA CASA SEM SER CONVIDADO E AINDA COLOCAR O PÉ NA SUA MESA E VOCÊ NADA PODE FALAR? É isso que vem acontecendo em Maricá, que coloca o RABO ENTRE AS PERNAS nesta ação do governo do estado.

Podem até dizer: MAS UMA AÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO SE SOBRESAI AS AÇÕES DO MUNICIPIO. Sim, pode até ser, mas TUDO COMBINADO SAI MAIS BARATO E NÃO CAUSA ANIMOSIDADES.

BLITZ IRREGULAR?

Outra grande reclamação é sobre as inspeções realizadas pelas blitizes, que segundo informam os diretamente prejudicados, os carros e ou motos com qualquer tipo de problema NÃO SÃO NOTIFICADOS e não tem mais o prazo concedido pelo governo do estado para que o problema seja resolvido (segundo determinação do próprio governo do estado desde época da pandemia), o que configura um DESRESPEITO AO CIDADÃO, com o carro ou moto sendo levado para depósitos extrema longes de Maricá, onde poderiam ser recolhidos para pátios municipais (se fossem os casos).

Entenda abaixo como deve ser realizada as blitizes do Detran, com apoio da Polícia Militar:

Blitz: entenda o novo formato de blitz do Detran

No início de abril, o Rio de Janeiro iniciou uma nova fase de fiscalização de trânsito no estado. Chamada de Detran Seguro, a blitz foi idealizada depois do fim da vitória veicular anual do órgão, nos postos físicos. A operação é baseada na Operação Lei Seca e tem objetivo de verificar sete itens do veículo. São eles: pneus, lataria, vidros, placas de identificação, farol, comandos de seta e aferição de gases poluentes.

Caso seja detectada alguma irregularidade, mas que não represente nenhum perigo de acidente de trânsito, o veículo será liberado. Porém, o problema precisa ser sanado em prazo determinado pelo Detran no ato da blitz. Além disso, o certificado de licenciamento anual será recolhido. O proprietário receberá um recibo, assinalando a entrega do CRLV, e terá entre três e sete dias úteis para se apresentar ao Detran. Com as pendências regularizadas, o documento é recuperado.

De acordo com o Detran, o motorista parado vai receber um comprovante, caso não haja irregularidade. O documento não será  um check list para controle do Detran e do motorista. Ainda segundo o órgão, um motorista pode passar por uma blitz e não ter irregularidade, mas no mesmo dia pode acontecer alguma avaria no carro e, com isso, em uma próxima abordagem ele pode ter o problema detectado.

Apoio da Polícia Militar durante Blitz

As ações serão filmadas por câmeras, ligadas online a uma central de monitoramento, localizada na sede do departamento, no Centro do Rio. Uma portaria vai ser editada para delimitar exatamente qual o trabalho do fiscal nessa abordagem.

A Polícia Militar vai dar apenas apoio operacional e de segurança para a fiscalização do Detran. Os responsáveis por vistoriar serão os agentes do órgão de trânsito. O Detran Seguro terá ações diárias, inclusive aos sábados e domingos, na capital e no interior do estado. As ações serão realizadas durante o dia. As datas e locais não serão divulgadas previamente.