domingo, 13 de novembro de 2022

EXCLUSIVO: BARÃO FALA COM TESTEMUNHA DO JOVEM AUTISTA AGREDIDO NO VERMELHINHO


No final da tarde da quinta feira 03/11, um fato lamentável teria acontecido dentro de um vermelhinho que seguia rumo a Itaipuaçu. Um jovem autista chamado Mateus (16), teria sido assediado e agredido por outros três jovens dentro de um vermelhinho. O fato por sói só já seria um absurdo pela covardia de ser três contra um, mas a agressão se potencializou pelo fato do jovem ser um autista (moderado).

O jornal Barão de Inohan foi o primeiro a publicar sobre o fato (https://obaraoj.blogspot.com/2022/11/mae-denuncia-agressao-de-jovem-autista.html), tentou entrar em contato com a mãe do jovem (não obteve resposta) e procurou averiguar mais sobre o caso, repleto de contradições e má informações.

Na sexta feira pela manhã, falando com o diretor de trânsito da EPT - Sr. João Brito, este já tinha ciência do fato e nos informou que a mãe do jovem esteve na procuradoria da EPT (um tanto quanto exaltada) pedindo providências e filmagens para tentar saber quem eram os agressores. Foi informada que as filmagens só poderiam ser liberadas através da feitura de um BO (boletim de ocorrência) na delegacia, onde o inspetor ou o delegado solicitariam (ou não) à EPT as filmagens.

Nervosa pelo fato lamentável, não conseguiu ao menos informar o horário correto nem mesmo a linha onde seu filho estava e que teria sofrido a agressão.

Mas ainda assim, foi a delegacia onde foi informada que precisaria ir ao hospital fazer um BAM (boletim de atendimento médico) para constatar ou não a agressão. Seguindo sua peregrinação, foi ao hospital, realizou o BAM e retornou à delegacia onde posteriormente disse que não teve nenhuma prioridade de atendimento em virtude do seu filho ser autista, e que teria ficado cerca de 4 horas da 82 DO até ser liberada.

AÇÕES DO BARÃO DE INOHAN

Independente disso, o jornalista Pery Salgado do jornal Barão de Inohan procurava saber mais detalhes do estranho e lamentável fato e em conversas com o diretor de trânsito da EPT - João Brito, passou algumas informações sobre horários e linhas onde supostamente o jovem poderia ter usado e decidiram que a EPT solicitariam ao CCO (Centro de Controle Operacional) da Viação Nossa Senhora do Amparo e a Fiel Turismo, as filmagens das linhas E30 (centro x recanto via flamengo), E30A (centro x recanto via vivendas), E30B (centro x terminal de itaipuaçu), E31 (centro x rua 128 via cajueiros) - LINHAS DE RESPONSABILIDADE DA VIAÇÃO NOSSA SENHORA DO AMPARO, E24 (centro x inoã via flamengo) e E24A (centro x inoã via avenida) - LINHAS DA FIEL TURISMO e entre os horários das 17 às 18:30h.

No sábado à tarde (05/11), a mãe do jovem Mateus fez uma live (de cerca de 28 minutos https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=684561229730316&id=100000233637375&sfnsn=wiwspmo&extid=a&mibextid=hOoF3G), tentando elucidar mais o fato lamentável e ai sim dando mais detalhes e só então apresentando uma pessoa (que apresentou como Carla) que teria sido a único pessoa dentro do ônibus a ajudar o seu filho. Na live, a mãe do jovem (Rosane Réde) informou que o menino teria pegado o ônibus por volta das 17:30 ao sair do colégio e que teria utilizado a linha CENTRO X RECANTO. Se a informação então estivesse correta, já poderiam então ser eliminadas as linhas E30B, E31, E24 e E24A.


MAIS INFORMAÇÕES

Na segunda feira, o jornalista Pery entrando em contato com o diretor da EPT, este informou que NENHUMA FILMAGEM NAS LINHAS INCIALMENTE DESCRITAS E NO HORÁRIO SUPOSTO DO INCIDENTE FORA ENCONTRADA COM A POSSÍVEL AGRESSÃO.

Na terça feira, Brito procurando o jornalista, disse que a mãe do menino teria informado que o mesmo teria pegado o ônibus em frente a SOUTH (na praça Orlando de Barros Pimentel), por volta das 17:50h.

Com essa informação supostamente ficaria fácil a identificação, pois a única linha CENTRO X RECANTO que passa pelo local é a E30A, mas para surpresa de todos, no local, entre 17 e 18:30h, nenhuma pessoa com as características do menino agredido pegou algum ônibus da linha E30A.

Na quinta feira à noite, a mãe do jovem fez uma postagem em rede social reclamando da demora da solução: "Hoje completa uma semana do triste episódio da agressão do meu filho dentro do vermelhinho, no transporte público da nossa cidade, e ainda não apareceram as imagens! A realidade é que somos pessoas humildes dentro da classe social, se fosse alguém famoso ou importante mas mídias sociais, artistas, com certeza as imagens já teriam sido encontradas. O que vale nesse país é poder e status, mas se for preciso, eu ainda vou fazer muito barulho! Vou incomodar bastante! Reivindico as imagens da empresa de ônibus EPT. Que esse fato nunca mais se repita na nossa cidade. Pode ter certeza que vou me manifestar publicamente, não vou me calar! Quero JUSTIÇA pelo meu filho."


BARÃO DE INOHAN FALA COM TESTEMUNHA QUE AJUDOU O JOVEM AGREDIDO

Procurando desvendar o caso cheio de más informações, o jornalista Pery conseguiu o contato com a Sra. Carla (servidora pública municipal) que teria não só presenciado o fato, mas deu toda a ajuda e suporte ao jovem autista.

Através de ligação telefônica na noite da sexta feira 11/11, o jornalista falou com Carla que passou todos os detalhes da situação.

Informou que na quinta feira 03/11, pegou no terminal rodoviário do centro, entre 17 e 17:10h, o ônibus E30A (centro x recanto) e afirmou que o ônibus estava muito cheio (devido ao horário) e teria conseguido sentar no penúltimo banco do ônibus e aproveitou a viagem para colocar em dia suas aulas da faculdade de modo on line.

Para ela, a viagem transcorria normalmente (até por que estava imersa nas suas aulas) até que na altura da passarela do Caxiro (em frente ao posto Ipiranga), notou que três jovens começavam a incomodar outro jovem lhe assediando e depois partindo para agressão, jogando no chão e derrubando seu óculos.

Algumas pessoas intervieram na agressão, mas segundo Carla, uma passageira que estaria no banco à sua frente, foi a mais incisiva na solução e término das agressões, com Carla também intercedendo e ajudando o jovem Mateus nos primeiros cuidados. Recebeu de outra passageira, lenços umedecidos que ajudaram a limpar o joelho do jovem, que estava muito assustado com a agressão. Foi neste momento que Carla notou que Mateus poderia ter alguma excepcionalidade.

Acalmando o jovem, conversou com ele e para lhe dar mais segurança, saltaram no ponto da passarela do Marine no quilômetro 22 por volta das 18:10h, levando menino até sua residência e deixando-o no local em segurança e vendo que a mãe do jovem não estava em casa (que segundo informou na live, estaria na faculdade fazendo seu curso).

Com as informações dadas por Carla ao jornalista Pery, ficou extremamente fácil resolver o problema e verificar as filmagens do incidente, visto que já se teria a certeza do ônibus e linha (E30A) e o horário do embarque dela e do desembarque no local informado por volta das 18:10h. Carla passou também suas características físicas e os trajes que usava no momento do fato, para facilitar sua identificação na solução do problema. ERA ISSO O QUE TODOS PRECISAVAM.

Com essas informações, o jornalista Pery na mesma noite entrou em contato com João Brito passando as informações obtidas e o contato de Carla. Logo a seguir, Brito entrou em contato com a mesma que confirmou as informações enviadas ao jornalista e disse que já teria repassado essas informações ao CCO da Viação Nossa Senhora do Amparo para elucidar o problema e tentar chegar aos agressores do jovem Mateus.

Esperamos que realmente o fato seja solucionado e mais uma vez a intercessão do jornal Barão de Inohan está sendo fundamental em mais este caso.

Em breve, estaremos conversando pessoalmente com Carla, servidora pública municipal, um ANJO na vida do jovem Mateus. Parabéns Carla!