quinta-feira, 31 de julho de 2025

CCS MARICÁ DÁ POSSE A NOVA DIRETORIA PARA O PERÍODO 2025/2027 (vídeo)


 Os membros natos do CCS Maricá (Conselho Comunitário de Segurança ligado ao ISP - Instituto de Segurança Pública do governo do estado) - delegado Claudio Vieira, titular da 82 DP e Major Yeddo - comandante da 6ª Cia do 12º BPM deram posse à nova diretoria do CCS Maricá, no início da noite da quarta feira 30 de julho, na sede da ACM - Associação Comercial de Maricá.

Nas eleições marcadas desde o dia 25 de junho, um dia após a última reunião no bairro de Cordeirinho, onde a presidente Anna Maria Quintanilha informou que naquela reunião estaria terminando o seu mandato referente a julho de 2023 a junho de 2025 e estaria entregando o comando do CCS Maricá aos membros natos (delegado da 82 DP e comandante da 6ª Cia do 12º BPM), apenas uma chapa se credenciou devidamente seguindo os ritos do ISP e em 30 de julho, com todos os nomes aprovados, foram aclamados e tomaram posse para o biênio julho de 2025 até junho de 2027.

Fazem parte da diretoria: 

Presidente: Anna Maria Quintanilha 

Vice Presidente: Misael Santos

1ª Secretaria: Priscilla Danille

2ª Secretaria: Regina Gomes

Diretor de Assuntos Comunitários: Uelligton de Souza e Silva

Diretor de Comunicação: José Pery Salgado

Comissão de Ética:

- Danielle Torres
- Sônia Mello
- Antônio Carlos Cunha.

Por motivos particulares, Uellington Silva (diretor de Assuntos Comunitários) e Danielle Torres (comissão de ética), não puderam comparecer à posse.


Empossados, o delegado da 82 DP convidou Anna Maria Quintanilha para assumir a presidência do CCS Maricá e para conduzir a reunião, onde abriu a palavra aos (infelizmente) poucos presentes.

A empresária e comunicadora Gabrielle Gomes solicitou maior empenho da 6ª Cia no patrulhamento do entorno do terminal rodoviário de Itaipuaçu e da rua 1, onde vários assaltos e furtos à lojas estão acontecendo há vários meses.

Gabrielle informou que após vários acontecimentos e sem nenhuma ajuda substancial, solicitou à uma mídia de Maricá que divulgasse os problemas e após a publicação a única que receberam foi a visita da fiscalização da secretaria de postura nos comércios da região.


Major Yeddo falou que tomou conhecimento dos fatos lamentáveis, mas voltou a pedir que os prejudicados façam os devidos registros em delegacia, para que se consolide a 'mancha criminal' e com isso possa promover ações nos locais indicados. Salientou que sem essa mancha criminal ele não pode executar ações corretivas, mas ainda assim disse, que mesmo com o baixo efetivo da 6ª Cia, realiza várias ações preventivas.

Professor Gilson Paixão perguntou sobre o quantitativo de comunidades existentes em Maricá e se estas todas estariam com pontos de vendas de drogas. O delegado da 82 DP, informou que infelizmente não precisa ser uma comunidade para ter a venda de drogas, que podem existir em todos os locais, mas as comunidades que hoje mais são motivos de cuidados são os dois MCMV, de Inoã e Itaipuaçu, mas o bairro Amizade, Risca Faca e a região do Cocadinha (no Boqueirão) também merecem bastante atenção, informando que o CV - Comando Vermelho é a facção que predomina na cidade.


Outro morador de Itaipuaçu, o líder comunitário Jean Carlos, perguntou quando acontecerão ações no Parque Vera Cruz e Recanto III, informando que já foram vistos meliantes andando armados e até portando fuzis nas ruas destas comunidades, o que causou espécie ao comandante da 6ª Cia, que disse que irá intensificar o patrulhamento no local.

Voltando a falar, o professor Gilson disse da importância da presença de representantes das secretarias de trânsito, transportes, postura dentre outras e Anna Maria Quintanilha informou que todos os meses envia ofícios para estas secretarias e também para a saúde, educação, mulher, assistência social, meio ambiente e turismo para que venham participar das reuniões e ouvir as demandas da população, mas dificilmente aparecem. Nesta reunião NENHUM REPRESENTANTE DA SEGURANÇA PÚBLICA DE MARICÁ esteve presente, fato que causou espécie.

É importante registrar que nesta reunião o sub-secretário de planejamento da saúde Sandro Ronquetti esteve presente para a posse da nova diretoria do CCS, mas terminada a posse, se retirou.


CELULARES ENTREGUES

O delegado da 82 DP informou sobre a entrega dos 1.400 celulares feita em 22 de julho pela polícia civil, fruto de recuperação de aparelhos apreendidos com meliantes e outros entregues por pessoas que compraram aparelhos supostamente furtados. Destes 1400, 700 foram entregues na cidade da polícia, 400 na Baixada Fluminense e 300 na região metropolitana e interior do estado, que compreende 79 municípios, sendo que destes 300, 09 foram entregues pela 82 DP, ou seja, a delegacia de Maricá entregou quase três vezes mais aparelhos que as demais cidades que compreendem estes 79 municípios.

Major Yeddo apresentou os números de furtos, roubos, violência doméstica e roubo de cargas na região central nos últimos meses, reiterando a importância do registro de ocorrências para criação da mancha criminal, facilitando ações futuras da companhia.


PRÓXIMA REUNIÃO

A próxima reunião acontecerá provavelmente no dia 22 de agosto após às 18 horas como uma das atividades da EXPO MARICÁ 2025, na rua Alvares de Castro, mas sujeita a confirmação.  





PRICILLA DARMONT ESTARÁ NA FEIRA ANCESTRAL, SÁBADO 02/8 NO CONDADO

 

A artesã e artista plástica Pricilla Darmont estará presente da segunda edição da FEIRA ANCESTRAL, que acontecerá sábado dia 02 de agosto a partir das 12 horas na rua Carvalho (antiga rua 3) no Condado de Maricá.

Realizado pela Casa do Terreiro com apoio da prefeitura de Maricá, a FEIRA ANCESTRAL reunirá 60 expositores, shows, comida típica ancestral, confraternização e muito axé.

Pricilla Darmont será uma das expositoras apresentando seus aromatizadores terapêuticos e ambientais e suas esculturas de orixás (trabalho único na região). Será um evento imperdível. 

Além de fácil estacionamento no local (a feira acontece na terceira rua à esquerda após a entrada do Condado), quem quiser ir de ônibus a linha E17 Centro x Condado faz o trajeto de hora em hora. Confira abaixo a programação:

















2024: MAIS DE 88.000 ESTUPROS E 1 MILHÃO DE CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO BRASIL. Até quando??? (vídeo - cenas fortes)

Se Direita e Esquerda usarem toda essa energia que desperdiçam brigando uns contra os outros para exigirem mudanças nas leis frágeis contra o feminicídio talvez menos mulheres sofram e morram nas mãos dos seus agressores 

Foi um atentado contra a minha vida.” As palavras de Juliana Garcia, que sobreviveu a uma tentativa de feminicídio cometida pelo então namorado, Igor Eduardo Cabral, no Rio Grande do Norte, não são exageradas. Elas traduzem a realidade de milhares de brasileiras que vivem sob ameaça todos os dias.

O índice de violência contra as mulheres é crescente, principalmente dentro dos relacionamentos. 

Não começa com a morte e estão por todos os lugares. Fiquem atentas aos sinais. Na primeira tentativa de controle ou grito já corta e pula fora.

Juliana Soares (36), uma mulher linda, corpo perfeito, bem de vida e de classe social de média para elevada, branca, loura, foi espancada com 60 socos no rosto dentro de um elevador. E quantas as negras pobres, de classe social menos favorecida, são espancadas todos os dias e não temos o conhecimento destes atos horrendos e lastimáveis? 

O rosto de Juliana, ficou marcado, DESFIGURADO, transfigurado pela violência. Seu corpo também sofreu, mas e sua alma? Com certeza dilacerada e nunca mais recomposta.

Sua alma ferida por quem dizia amá-la.

O agressor? Um bombado ex-jogador de basquete.

O cenário? Um condomínio de classe média.

A motivação? O MACHISMO que ainda acha que pode controlar e punir as mulheres.

A cada soco uma tentativa de silenciar.

A cada golpe a certeza da impunidade, das leis frágeis.

O vídeo (confira abaixo) da agressão choca, revolta, e denuncia o quanto o feminicídio não começa com a morte.

Começa com o controle, a humilhação, a ameaça, a primeira agressão não punida.

A Juliana sobreviveu "desfigurada" de rosto e de alma.

Mas quantas mulheres mais precisarão sangrar e morrer para que o Estado, a Justiça, e a sociedade digam: Basta! 

Violência doméstica é crime.

Feminicídio tentando também é crime.

A omissão diante disso é cumplicidade.

Pelo direito de existir com dignidade.

Pelo direito de ser mulher e viver sem medo.

Por leis mais rigorosas e cumpridas.

Até quando? Até quando? 

Foi um atentado contra a minha vida.” As palavras de Juliana Garcia, que sobreviveu a uma tentativa de feminicídio cometida pelo então namorado, Igor Eduardo Cabral, no Rio Grande do Norte, não são exageradas. 

Elas traduzem a realidade de milhares de brasileiras que vivem sob ameaça todos os dias.


ÍNDICES PREOCUPANTES

Em 2024, cerca de 4 mil mulheres sobreviveram a tentativas de feminicídio — um aumento de 19% em relação ao ano anterior. Quando o crime se concretiza, 8 em cada 10 mulheres são assassinadas por companheiros ou ex-companheiros, na maioria das vezes dentro da própria casa. Mais de 100 mil medidas protetivas foram descumpridas pelos agressores — cerca de 18% do total. 

Mais do que um Maracanã lotado: o Brasil registrou cerca de 88 mil vítimas de estupro em 2024, o maior número da história. E foram mais de 1 milhão de acionamentos da PM por violência doméstica. 

Não são números distantes, são vidas de pessoas reais! É urgente cobrar do Estado políticas de prevenção, proteção efetiva e responsabilização. 


Porque viver sem medo é um direito, não um privilégio.

Direitos da mulheres são direitos humanos!

Até quando???

Respeito, só isso que nossas mulheres precisam!!!







quarta-feira, 30 de julho de 2025

POSTOS DE SAÚDE EM MARICÁ COM NOVOS HORÁRIOS AOS SÁBADOS


Uma demanda antiga dos moradores de Maricá onde o jornal Barão de Inohan já fez várias matérias solicitando que os USFs (Unidades de Saúde da Família) passassem a abrir aos sábados, para melhor atender aos trabalhadores que tem dificuldades de ir a estes postos durante a semana sem que tenham que faltar aos seus empregos.

Demanda essa que começou a ser atendida quando a nova gestão da saúde colocou quatro postos (um em cada distrito), para funcionar aos sábados e que agora, os moradores terão mais facilidade para acessar serviços de saúde aos fins de semana. A partir do sábado (02/8), TODAS as USFs - Unidades de Saúde da Família passam a funcionar em sistema escalonado por distritos aos sábados, das 8h às 14h. A medida, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo ampliar o acesso da população à Atenção Primária.

O novo modelo prevê que, a cada sábado, todas as unidades de um distrito específico estejam abertas para atender a comunidade. Nessas ocasiões, serão oferecidos serviços como vacinação, atendimentos básicos, entrega de medicamentos, curativos e ações de promoção à saúde.

No primeiro sábado (02), o atendimento será realizado nas unidades do distrito 1 (região central da cidade). Estarão abertas: USF Central, Bairro da Amizade, Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Mumbuca, Ponta Grossa, São José 1, São José 2, ACS Nathan Figueiredo (Saco das Flores), Barra, Retiro e Ubatiba.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Marcelo Velho, a iniciativa busca aproximar ainda mais os serviços da rotina dos moradores.

A mudança na estratégia de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) aos sábados visa ampliar o acesso da população aos serviços de Atenção Primária. Agora, a cada sábado, todas as USF de um distrito específico estarão abertas, garantindo atendimentos, vacinação, curativos e outros cuidados essenciais. Essa medida fortalece a assistência e aproxima ainda mais os serviços do dia a dia da população”, afirmou.

A subsecretária de Promoção e Atenção Primária à Saúde, Regina Ferreira, destacou que a nova dinâmica facilita o acesso da população.

Com essa nova organização dos atendimentos aos sábados, conseguimos descentralizar o cuidado e facilitar o acesso da população aos serviços essenciais nas Unidades de Saúde da Família (USF). Ao concentrar a abertura das unidades por distrito a cada semana, oferecemos um atendimento mais eficiente, acolhedor e próximo, com foco na prevenção, acompanhamento e promoção da saúde”, acrescentou.



Cronograma de funcionamento das USF nos sábados de agosto e setembro, confira:

02/08 – 1º distrito (Centro)
USFs: Central, Bairro da Amizade, Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Mumbuca, Ponta Grossa, São José 1, São José 2, ACS Nathan Figueiredo (Saco das Flores), Barra, Retiro e Ubatiba.

09/08 – 2º distrito (Ponta Negra)

USFs: Ponta Negra, Marinelândia (Cordeirinho), Guaratiba, Bambuí, Espraiado e a Unidade Indígena Berta Ribeiro (Aldeia Céu Azul).

16/08 – Unidades não abrirão devido ao feriado de Nossa Senhora do Amparo

23/08 – 3º distrito (Inoã)
USFs: Inoã 1, Inoã 2, Chácara de Inoã, Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV) de Inoã e Santa Paula.

30/08 – 4º distrito (Itaipuaçu)

USFs: Recanto, Josefa Xavier Leal (São Bento da Lagoa), Barroco, Jardim Atlântico, Milton dos Santos (Itaocaia Valley) e Santa Rita.


06/09 – 1º distrito (Centro)
USFs: Central, Bairro da Amizade, Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Mumbuca, Ponta Grossa, São José 1, São José 2, ACS Nathan Figueiredo (Saco das Flores), Barra, Retiro e Ubatiba.

13/09 – 2º distrito (Ponta Negra)

USFs: Ponta Negra, Marinelândia (Cordeirinho), Guaratiba, Bambuí, Espraiado e a Unidade Indígena Berta Ribeiro (Aldeia Céu Azul).

20/09 – 3º distrito (Inoã)
USFs: Inoã 1, Inoã 2, Chácara de Inoã, Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV) de Inoã e Santa Paula.

27/09 – 4º distrito (Itaipuaçu)
USFs: Recanto, Josefa Xavier Leal (São Bento da Lagoa), Barroco, Jardim Atlântico, Milton dos Santos (Itaocaia Valley) e Santa Rita.




O GRANDIOSO LANÇAMENTO DA EXPO MARICÁ 2025, NA DIAMOND (vídeo)

 


Aconteceu na noite da terça feira 29 de julho na casa de festas DIAMOND às margens da RJ 106 (sentido Niterói), no bairro de Ponta Grossa em Maricá, o lançamento da EXPO MARICÁ 2025 em sua 19ª edição nos 21 anos de integração e empreendedorismo proposta principal da exposição criada e organizada por Delfim Moreira, através da DELFIM MOREIRA COMUNICAÇÃO INTEGRADA.

Com a ilustre presença dos EXPOSITORES, de autoridades do poder executivo municipal (secretaria de relações internacionais, secretaria de turismo - comércio - indústria e mercado interno, secretaria de trabalho, secretaria de economia solidária e empreendedorismo, do ICTIM, da CODEMAR, do presidente da Câmara de Comércio Brasil África, da presidente da OAB-Maricá, da representante do SEBRAE-RJ, da representante do SINE-RJ dentre outros) e da imprensa local (Jornal Barão de Inohan, Informativo Culturarte, Conexão do Povo, do jornalista Fernando Uchoa e de integrantes de mídias participantes da Expo), Delfim Moreira contou um pouco da história da Expo Maricá, chamando para o palco para o 'carrossel de apresentações' estas autoridades e representantes onde fez questão de representando os expositores chamar a DO CARMO DO ACARAJÉ mostrando a importância dela no contexto da Expo, tal qual qualquer outro expositor como a CODEMAR e o ICTIM que estão ali também como expositores.

Chamou também no último carrossel de conversas, os artistas que sempre estão presentes na Expo, destacando Cida e Sirley da Banda Tátudoemcasa que fez sua primeira apresentação em palcos no ano de 2004, na primeira edição da Expo Maricá, ainda como nome de ART DANCE, assim como Bruna Mandz que começou pela Expo e hoje além de musicista é uma jovem empresária do ramo musical com sua escola de música.

Foi uma noite de grandes emoções, confraternizações, com o magnífico buffet e jantar oferecido pela organização da Expo através da Diamond.

É bom lembrar que a Expo acontecerá de 19 a 22 de agosto das 14 às 22 horas, na rua Alvares de Castro no Esporte Clube Maricá, atrás da igreja matriz de Nossa Senhora do Amparo com entrada franca e muitas atrações dentre expositores, diversificada área gastronômica, apresentações musicais (destacando a presença do Coral Maricanto), palestras, fóruns e rodas de negócios e conversas.

Venha participar.

Agora só falta você!!!

Esta é a primeira edição do EXPOdcast Maricá.

Confira abaixo a primeira edição do EXPOdcast!