Projeto Botinho do Corpo de Bombeiros RJ é a maior colônia de férias gratuita da América Latina onde alia diversão, prevenção a afogamentos e preservação ambiental. Cerca de quatro mil jovens vão participar das atividades nas praias do Estado. Em Maricá, o projeto acontece na altura da Rua 1 em Itaipuaçu e no costão de Ponta Negra.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do do Rio de Janeiro (CBMERJ) começa no dia 21, mais uma edição do Botinho, a maior colônia de férias gratuita da América Latina, que acontece na orla do Rio há mais 60 anos.
A ação é referência nacional e internacional na formação de jovens cidadãos mais conscientes. As atividades acontecem das 8 às 11 horas, em 29 praias fluminenses, e contam com exercícios físicos na areia, instruções sobre as condições do mar, primeiros-socorros e conservação ambiental. O trabalho é direcionado, visando à interação social e à prevenção a afogamentos. Neste ano são esperados cerca de 4 mil crianças e jovens. Em Maricá, deverão ser cerca de 400 crianças e jovens.
Os alunos são divididos em três turmas: Golfinho, de 7 a 10 anos, Moby Dick, de 11 a 14 anos, e Tubarão, de 15 a 17 anos. Com duração de quase duas semanas (neste ano serão 11 dias, de 21 a 31 de janeiro) os participantes recebem um certificado ao término do projeto.
Dois polos
Em Maricá, são dois polos, um deles em Itaipuaçu na altura da Rua 1 e o outro no costão de Ponta Negra.
Em Ponta Negra, além do que é oferecido pelo Corpo de Bombeiros, um grupo de mães liderado por Andreia Souza (conhecida por 'Bonita' em toda Maricá) empresária e moradora do bairro além de ajudar os militares do projeto, proporciona mais alegria e 'barriga cheia' às crianças e jovens participantes.
Mas, ela e as mães dos participantes, 'correm atrás' de doações de bebidas (principalmente água), frutas e lanches e precisam de sua ajuda e doações:
"Fala aí, Bonitas e Bonitos!! Estou aqui para falar sobre algo muito importante não só pra mim, mas para mais de 200 crianças de Maricá.
Na próxima terça-feira, dia 21 de janeiro, daremos início ao Projeto Social Botinho. E nosso evento vai acontecer de segunda à sexta, das 8 às 11 da manhã até o dia 31 de janeiro na praia de Ponta Negra.
Para que esse evento aconteça e seja inesquecível, nossos pequenos vão precisar de lanches. Bolo, água, guaraná em copo, picolé... Comidas no geral para que possamos preparar o café da manhã e lanche da tarde para todos.
Vamos precisar também de tendas para as crianças. E, como o Projeto Botinho é conhecido por ser um evento de muita diversão e brincadeiras, precisamos de brinquedos, prendas e medalhas para as premiações das competições.
Então peço que os bonitos e bonitas, clientes e comerciantes em geral de Maricá que queiram ajudar o nosso projeto a acontecer entrem em contato comigo pelo whatsapp 21 99677-2777 ou pelo meu DIRECT (https://www.instagram.com/emporiofit.bonitamaricarj?igsh=MXEyMjJoNnhkbGp6Yw==).
E quem puder compartilhar já vai estar ajudando de alguma forma. Desde já, obrigada."
Na tarde da quinta feira (16), 'Bonita' esteve no CDL Maricá entregando um ofício para conseguir da entidade e de todas suas sub-entidades, ajudas e apoios para o projeto. Logo a seguir, foi na ACM (Associação Comercial de Maricá) também solicitar apoio.
O jornal Barão de Inohan e o CULTURARTE abraçam integralmente este projeto.