quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

AIM ELEGE E DÁ POSSE À NOVA DIRETORIA


 Fundada em 29 de abril de 2011, pelo jornalista Paulo Celestino e outros jornalistas depois de uma vontade de um grupo de profissionais da imprensa terem uma entidade representativa da classe em Maricá, na manhã da quarta feira 14 de janeiro de 2025, a então antiga diretoria promoveu a eleição da nova diretoria e deu posse aos novos diretores, no auditório do Banco Mumbuca, gentilmente cedido pela presidente da instituição Manuela Melo.

HISTÓRIA

A vontade dos profissionais de imprensa de Maricá de terem uma entidade representativa sempre foi grande e em meados da década de 90, o jornalista Elmo Pedroso promoveu a criação de um braço da Associação Fluminense de Jornalistas, em solenidade na sede social do Esporte Clube Maricá, onde os jornalistas participantes na época, receberam suas credenciais e carteirinhas. Porém, esta entidade não foi à frente em Maricá e os profissionais continuaram sem uma representação formal.

No ano de 2010, o jornalista Paulo Celestino (Gazeta 24 horas) conversando com o jornalista Pery Salgado (Barão de Inohan e Culturarte), falou da intenção da criação de uma associação. A conversa fluiu bem e com apoio de outros jornalistas na época (Walter Monteiro, Edson Torres dentre outros), a criação começou a ser formalizada, várias reuniões aconteceram, até a efetiva criação em 29 de abril de 2011.

Mas as dificuldades foram grandes, os questionamentos maiores ainda, a falta de apoio e adesão existiu e os trabalhos não fluíram como o grupo queria, embora a entidade tenha sempre lutado para a melhoria da classe e por tentar ser ouvida e respeitada no cenário municipal.

O melhor período foi quando Olavo Noleto (hoje, vice Ministro de Relações Institucionais do governo Lula), esteve à frente da secretaria de comunicação de Maricá (trazido de Goiás pelo hoje prefeito Washington Siqueira - Quaquá), que além de dialogar com os profissionais e com a entidade (realizou vários encontros e reuniões), sempre deixou claro que a IMPRENSA DE MARICÁ ERA PRIORIDADE PARA A PREFEITURA, e isso foi fundamental principalmente no período pandêmico.

O jornalista Pery Salgado também falou um pouco da história da imprensa maricaense, citando antigos profissionais da área (Orpheu do Santos Salles, Edson Torres, Elmo Pedroso, Mário Hora, Alberto Gentile, Lino Carvalho...) e jornais (alguns que hoje não mais existem) que ainda se perpetuam no município como o ATLÂNTICO, A VOZ DE MARICÁ dentre outros mais atuais (LSM, MaricáInfo, GB News, Portal Lagos, Barão de Inohan, Culturarte, Gazeta 24 Horas, MaricáRJ Notícias, TVi, M1 News, TVC...).

NOVA DIREÇÃO DA AIM

Mas Paulo Celestino (sempre orientado pelos jornalistas Gilson Barcellos e Pery Salgado), queria mais, queria a devida regularização da entidade e o maior respeito aos profissionais da área e consultando diversos advogados e contadores, recebeu as devidas orientações e finalmente, após alterações sugeridas no estatuto da entidade, procedeu ao chamamento para as eleições e posse da nova diretoria em 14 de janeiro de 2025.

Em chapa única (descrita abaixo), a eleição começou após um café da manhã de confraternização oferecido pela direção da Revista MaricáJá, no auditório do Banco Mumbuca, no Parque Eldorado.

Com 1ª convocação às 10 horas, a eleição só aconteceu em segunda convocação às 10:30h, com o presidente da entidade abrindo a assembleia ordinária e convocando Carlos Oberdan Oliveira para secretariar a sessão e escrevendo a ata da mesma.

Paulo falou um pouco da história chamando alguns dos sócios fundadores presentes para compor a mesa diretora, explicou o procedimento das eleições e informou que tanto o livro ata, como demais documentos da associação, passariam a compor o núcleo histórico da nova diretoria e da entidade em nova fase. Terminado sua fala, renunciou ao mandato e desfez a diretoria em exercício, encerrando este ciclo da AIM.

Em ato contínuo, uma comissão eleitoral presidida pelo jornalista Tiers da Silva Rangel, procedeu às eleições em chapa única que foi eleita por aclamação dos presentes, dando posse aos mesmos:

DIRETORIA EXECUTIVA

PRESIDENTE: Nathália Muller (MaricáJá)

VICE-PRESIDENTE: Paulo de Celestino (SICOM)

1º Secretário Geral: Tiers da Silva Rangel (Jornal da Terra)

2º Secretário Geral: Carlos Oberdan Bravo de Oliveira (SICOM)

1º Tesoureiro: Vinícius Martins Manhães de Carvalho

2º Tesoureiro: Kevellyn Candido

NOVA FASE

Dando posse aos eleitos, Tiers chamou a nova presidente da entidade e demais diretores executivos e desfez a comissão eleitoral.

Nathália agradecendo a confiança, se emocionou em discurso se colocando à disposição de todos os profissionais de imprensa de Maricá através da AIM , na interlocução com o executivo e legislativo municipal e demais órgãos para lutar, das visibilidade e empoderamento à classe.

Paulo Celestino falou do atual prefeito (Washington Siqueira - Quaquá) que também foi o fundador de vários veículos de comunicação (Interbairros, Outras Palavras e MaricáJá) e que sempre soube valorizar a imprensa local, esperando que essa valorização e apoio tanto à classe quanto a nova diretoria da AIM continue cada vez mais sólida.

A jornalista Alba Valéria (que já foi secretária de comunicação do município) destacou a grande quantidade de veículos de imprensa existentes em Maricá, dizendo inclusive que o município está fora da curva diante à maioria dos demais municípios do estado e do país, visto que em alguns, nenhum veículo existe.

O jornalista Pery Salgado pediu atenção, respeito e visibilidade, lembrando que a grande mídia é alimentada pelas mídias locais e que o papel da imprensa de Maricá foi e fundamental para o crescimento do município e para visualização do mesmo à nível nacional e internacional, pois alimenta de informações as grandes mídias.

Vários outros jornalistas e profissionais de imprensa se manifestaram, deram ideias e opiniões que foram anotadas e começarão a ser discutidas e implementadas pela nova diretoria, que prometeu realizar reuniões mensais com a classe para a melhoria e crescimento dos seus membros e seus veículos.


Logo a seguir, a diretoria executiva deu posse aos demais membros da diretoria, encerrando os trabalhos e lavrando o livro de atas.

DIRETOR DE CULTURA: Helena Rosely Fagundes Pellegrino (Noticiário Rio)

DIRETOR DE FORMAÇÃO: Alba Valéria Teixeira de Almeida

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO: José Pery Faria do Brasil Salgado (Jornal Barão de Inohan e Culturarte)

DIRETOR DE RELACIONAMENTO INSTITUCIONAL: Fabiano Medina (TV+)

DIRETOR JURÍDICO: Willian Salvador Martins Chaves (Errejota)

DIRETOR DE MARKETING E MÍDIAS SOCIAIS: Carlos Oberdan Bravo de Oliveira

CONSELHO DE ÉTICA
Presidente: Francisco José Lemos de Carvalho (M1 News)
1º secretário: Michael Brugger (MaricáRJ Notícias)
2º secretário: Alexandre Ducoff (O Povo)

SUPLENTES
João Henrique dos Santos (MaricáInfo)
Alcenides Pereira das Neves (LSM)
Simone Poubel Boechat (M1News)
Adalmir Ferreira (Nova Edição)
Fabrício da Costa Correia

"Finalmente conseguimos. A luta foi árdua, por várias vezes pensei em desistir, mas fui amparado por amigos que me fizeram persistir. Vamos sempre lembrar da nossa história e saudar esse novo momento" Paulo Celestino