sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Sec. de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres de Maricá segue em pleno funcionamento

 Saiba mais sobre os atendimentos oferecidos: Casa da Mulher, o aplicativo “Ela protegida” e a campanha de saúde mental para o público feminino


A Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres de Maricá oferece uma série de serviços à população feminina: psicólogos, assistência social, auriculoterapia, aulas de dança, oficinas de empoderamento feminino e assessoria jurídica. Para acessá-los, as mulheres devem ir até a sede da secretaria, localizada na Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva, nº 111, no Centro de Maricá. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A mulher também pode entrar em contato pelo número (21) 99107-9691.

“Maricá tem uma equipe especializada no enfrentamento da violência psicológica e de qualquer outro tipo de violência contra a mulher na cidade. Essa equipe está pronta para atendimento durante o ano inteiro, para todas as questões que a mulher possa estar passando. Você, mulher, não está sozinha. Conte conosco!”, disse a secretária Ingrid Bastos.

A pasta tem a Casa da Mulher Heloneida Studart, que fornece suporte especializado às mulheres em situação de violência, com o objetivo de fortalecer a autoestima e auxiliar na defesa de seus direitos. O espaço fica na Rua Vereador Luiz Antônio da Cunha, nº 50, também no Centro de Maricá, ao lado do Mercado do Produtor e próximo ao terminal rodoviário do centro.

ELA PROTEGIDA

Além disso, a secretaria oferece à população o aplicativo “Ela protegida”, que é gratuito e pode ser baixado nas lojas de aplicativos (confira abaixo). Ao acessá-lo, a mulher preenche o formulário da denúncia com seus dados, podendo anexar fotos, laudo médico e gravar áudio para relatar a agressão, ou se preferir, por texto. No final, todos os dados coletados na denúncia, juntamente com as provas anexadas, são registrados de forma automática no módulo administrativo, permitindo o pronto atendimento e a gestão pelas técnicas da Prefeitura. Na listagem das denúncias, o sistema também apresenta a pontuação de risco de vida de cada vítima denunciante. Esta funcionalidade auxilia na priorização dos atendimentos.

Campanha Janeiro Branco - Saúde Mental (principalmente da mulher)

A Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres de Maricá iniciou a Campanha Janeiro Branco. Durante todo este mês, serão realizadas diversas ações com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental da mulher e combater o estigma relacionado ao sofrimento psicológico. Dentre as ações, estão previstos palestras e workshops, um dia de cuidado, atividades de arte terapia e uma roda de conversa. O mês de janeiro, tradicionalmente dedicado à saúde mental, será um período de reflexão e acolhimento para todas as maricaenses.

"No mês do Janeiro Branco, ressaltamos a conscientização da saúde mental. A violência psicológica ainda é muito invalidada, por isso a importância de conscientizarmos desse cuidado", reforçou a secretária.

A programação completa com datas, locais e horários, será divulgada no Instagram oficial da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres. (https://www.instagram.com/secdamulhermarica?igsh=azNxOXUwdWRwMjVw)

Aplicativo “Ela protegida”

Os dados estatísticos obtidos a partir da aplicação do formulário orientam o desenvolvimento e aperfeiçoamento das políticas públicas de prevenção e de enfrentamento dos crimes e demais atos praticados no contexto de violência contra a mulher.

A inteligência de dados é utilizada para entender a incidência das denúncias de acordo com o bairro, tipo de violência, tipo de violência física, idade, a raça/etnia das vítimas, o perfil psicossocial das vítimas e dos agressores, o grau de relacionamento, entre outros dados relevantes para aperfeiçoamento das políticas públicas municipais. O sigilo da identidade das vítimas é preservado, já que os dados são anônimos.