terça-feira, 21 de janeiro de 2025

BARÃO AVISOU: POSTE COM TRANSFORMADOR CAI E INTERDITA PRINCIPAL RUA DO CONDADO (vídeo)


 No dia 03 de novembro de 2024, o jornal Barão de Inohan após várias denúncias, esteve na Alameda Maricá (principal rua do Condado - antiga  Rua 1), para registrar um poste de eucalipto (bastante antigo, ainda da época da CERJ) bastante torto na esquina da Rua Ipê.

Além do poste torto, falamos de outro poste na mesma Alameda Maricá, cerca de 100 metros adiante, também de eucalipto, não tão torto, mas com a base bastante comprometida e o que mais preocupava, era o fato de muita fiação e de um grande transformador no topo do poste, que alimenta de força e luz, boa parte do bairro.

ENEL NADA FEZ E O POSTE CAIU

Na tarde da terça feira 21 de janeiro, pouco mais de dois meses depois, este poste com transformador caiu por volta das 18:40h, quase em cima de um adolescente que passava pelo local, interditando a rua, causando enorme explosão e deixando boa parte do bairro sem luz, até o fechamento desta matéria às 22 horas, além de interditar o trecho da rua.

Segundo moradores, a Guarda Municipal esteve no local, interditando a via enquanto a ENEL apareceu no local mas nada fez até o momento (fechamento desta matéria).

Não foi falta de aviso, e aproveitamos para mostrar a única solução que a ENEL deu ao outro poste (motivo principal da primeira matéria), que ainda não caiu, mas isso é questão de tempo.

É MUITA MERDA, MUITA INCOMPETÊNCIA para uma única empresa. O PROCON Maricá, a secretaria de Defesa do Consumidor precisa se posicionar. O atual prefeito vem se manifestando contra a permanência desta empresa em Maricá, mas sabemos que a solução terá que vir da ANNEL, agência reguladora e fiscalizadora das concessionárias de energia elétrica.

Enquanto isso, ficamos à mercê de péssimos serviços, faltas de luz, piques, oscilações (que estroem aparelhos e causam inúmeros prejuízos e contratempos), falta de investimentos e total desorganização e incompetência desta empresa que não deveria se chamar ENEL, e sim ANAL, pois é um serviço de MERDA que eles entregam para o maricaense que paga contas cada vez mais altas.

Até quando???

(o vídeo foi registrado por um morador)





MP abre inquérito para apurar decreto do prefeito de Maricá que suspende PPT

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO TEM CINCO DIAS PARA RESPONDER AO MPRJ


 O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), instaurou, na segunda-feira (20/01), um inquérito civil para investigar a suposta ilegalidade e inconstitucionalidade praticadas pelo prefeito de Maricá, Washington Siqueira (o Quaquá), que suspendeu por decreto em um dos seus primeiros atos o pagamento de benefício previsto no Programa de Proteção ao Trabalhador, criado através de lei municipal.

O programa garante o pagamento de meio salário-mínimo em moeda Mumbuca – moeda social de Maricá – como política pública de amparo social, estímulo e proteção aos microempreendedores individuais e autônomos cooperados, residentes e atuantes no município. 

A denúncia recebida pelo MPRJ relata que, durante o período de recesso legislativo, Washington Quaquá editou o decreto suspendendo o pagamento do benefício sem autorização ou comunicação ao Poder Legislativo, confirmada pelo próprio em entrevista coletiva concedida em 02 de janeiro.

O ato do prefeito foi denunciado à Promotoria por meio de uma representação apresentada pelo vereador Ricardo Netuno (PL), que apontou a inconstitucionalidade da decisão, uma vez que um decreto municipal não teria poderes para suspender os atos instituídos por lei complementar. O MPRJ oficiou a Procuradoria Geral do Município de Maricá e concedeu o prazo de cinco dias para que a prefeitura tome ciência do inquérito e adote as medidas cabíveis.

De acordo com o inquérito instaurado para apurar os fatos, por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Maricá, tal atitude prejudica diretamente milhares de cidadãos em situação de vulnerabilidade social, além do comércio da cidade que poderá perder cerca de R$ 10 milhões girando na economia.


segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

NOVO PADRE DESCUMPRE LEI MUNICIPAL E LAVAGEM DAS ESCADARIAS É UM FIASCO


Apesar de todos os esforços do Pai Liminha (organizador da tradicional Lavagem das Escadaria da Matriz de Nossa Senhora do Amparo), a 26ª edição da lavagem das escadarias da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo  realizada no sábado (18/01), no Centro de Maricá com apoio (???) da Secretaria de Assuntos Religiosos, não conseguiu reunir mais do que 30 pessoas.

O cortejo partiu da Praça da Bandeira em direção à igreja matriz pela ciclovia da avenida Nossa Senhora do Amparo , reunindo pouquíssimos mas entusiasmados fiéis em um ato simbólico de paz e gratidão.

O evento faz parte do calendário oficial do município, conforme a Lei nº 2.512/14, mas que mais uma vez não aconteceu conforme a Lei e os portões que dão acesso à escadaria, não foram abertos pelo padre Wellington, que quando da sua chegada em conversa com o jornalista Pery Salgado sobre o tema, se colocou bastante disposto em voltar à tradição e cumprir a lei. A lavagem da escadaria limitou-se então mais uma vez, a lavagem da calçada em frente à igreja matriz.

Além da lavagem das calçadas, o grupo realizou uma cerimônia simbólica na calçada da Câmara Municipal, solicitando maior atenção às questões das matrizes africanas.

“A lavagem é um momento de fé e gratidão, mas também um pedido de paz para o mundo. Nossa expectativa agora é que o ato seja reconhecido como patrimônio imaterial pela Câmara Municipal”, destacou Pai Liminha, presidente do projeto F.A.C. e organizador do evento.

Mais do que um ritual religioso, a cerimônia promove inclusão e respeito às diferenças, convidando pessoas de todas as crenças a participarem desse importante símbolo de resistência cultural e união.

NADA DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E SIM, DESCUMPRIMENTO DA LEI MUNICIPAL

Em 2024, ainda sob o manto ditatorial do Padre Max, a lavagem também se limitou a calçada. Neste mesmo mês de janeiro (para a alegria de muitos), ele deixava a paróquia de Nossa Senhora do Amparo. Ele foi o pivô da grande celeuma que aconteceu em 2023, com a proibição da lavagem, onde o jornal BARÃO DE INOHAN foi o único que em matéria, explicou que não se tratava de INTOLERÂNCIA RELIGIOSA como apontavam as demais mídias, e sim, o descumprimento de uma lei municipal de 2014, que tornava o ato, uma cerimônia cultural e religiosa de Maricá, e o tal padre Max, cuspiu, cagou, pisou na lei, na cara do prefeito, do secretário de assuntos religiosos e de todos os vereadores de Maricá (PADRE MAX PROIBE TRADICIONAL LAVAGEM DAS ESCADARIAS DA IGREJA MATRIZ -https://obaraoj.blogspot.com/2023/01/padre-max-proibe-tradicional-lavagem.html).

E em 2025, tudo se repetiu. Aguardamos o posicionamento do pároco da matriz de Nossa, Senhora do Amparo, do Pai Liminha e do secretário de assuntos religiosos Pastor Sérgio Luis de Sousa, sobre mais um descumprimento da lei municipal. A TVi foi a única mídia presente ao evento.

Fotos: Hermínio Lopes 





CCS MARICÁ REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO: DIA 21 NO CONDADO

 ATENÇÃO: MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 14:50h DO DIA 21.

EM FUNÇÃO DO FORTE CALOR, A REUNIÃO ACONTECERÁ NA CASA DE FESTAS MR PREMIUM, ALAMEDA MARICÁ, APÓS A 2ª RUA À ESQUERDA.


O CCS MARICÁ (Conselho Comunitário de Segurança, diretamente ligado ao ISP - Instituto de Segurança Pública), realizará sua primeira reunião de 2025 no bairro do Condado, a partir das 17 horas.
Além das demandas dos moradores da região, serão apresentados os números referentes a 2024.

Serão tratados também questões da duplicação da RJ 106 e da falta de passarela ou local para que moradores e usuários da creche Tia Lú tenham para atravessar com segurança as quatro pistas da RJ 106.

A entrada é franca!




SAIU! Auxílio Cuidar pago e reajustado: benefício foi alinhado ao novo salário mínimo!


 Em meio aos burburinhos de extinção de benefícios, recadastramento destes benefícios e até devolução de benefícios pagos à quem não precisa ou que não é morador de Maricá, o Auxílio Cuidar foi o primeiro a ser pago pela prefeitura no novo governo de Washington Siqueira (o Quaquá).

Auxílio Cuidar pago e reajustado: benefício foi alinhado ao novo salário mínimo!

Com o aumento do salário mínimo, a prefeitura de Maricá ajustou o Auxílio Cuidar para garantir um suporte mais adequado às famílias que cuidam de pessoas com deficiência, acompanhando o cenário econômico atual.

O novo salário mínimo para 2025 é de R$1.518,00, representando um reajuste de 7,5%, com novo limite de ganho real.

Essa medida reflete nosso compromisso em melhorar a qualidade de vida e atender melhor às necessidades básicas de quem mais precisa!

Enquanto isso, continuam as insatisfações com os atrasos nos pagamentos dos demais benefícios, principalmente o PPT, onde manifestantes que foram recebidos pela chefe do gabinete do prefeito na terça feira dia 14 pela manhã e esta prometeu que o prefeito ouviria o grupo, estão tentando promover nova manifestação, o que será um 'tirambaço' no pé se a fizerem antes de serem recebidos pelo prefeito.





EPT ENTREGA MAIS 6 ESTAÇÕES DE VERMELHINHAS

 


A EPT - Empresa Pública de Transportes, continua investindo na melhoria da mobilidade urbana com a ampliação do sistema de bicicletas compartilhadas Vermelhinhas.

A partir da segunda-feira, 20 de janeiro, a população contará com mais seis estações, estrategicamente localizadas, para pedalar pela cidade e aproveitar os benefícios de um transporte sustentável e acessível.

Confira os novos pontos:

- Estação Condado 1: Alameda Maricá, 31 (pracinha na entrada do bairro) – Condado

- Estação Condado 2: Rua Hibisco (pracinha após a ponte na Alameda Maricá, ao lado do 'Castelinho' – Condado

- Estação Caxito 1: Rua José da Cunha Barbosa, 5 – Caxito

- Estação Caxito 2: Rua Cecília Gonçalves Mataruna, 843 – Caxito

- Estação Aeroporto: Rua Jovino Duarte de Oliveira – Eldorado

- Estação Estádio João Saldanha: Rua 107 – Cordeirinho

Com essas novas estações, o sistema de bicicletas Vermelhinhas passa a oferecer 36 estações adultas e 8 estações infantis, ampliando o acesso da população ao transporte alternativo, sustentável e saudável.

Essa iniciativa faz parte do programa de expansão da mobilidade sustentável de Maricá, reafirmando o compromisso da Prefeitura em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e promover o bem-estar da comunidade.

Baixe o aplicativo “Vermelhinhas EPT” e comece a pedalar hoje mesmo!




domingo, 19 de janeiro de 2025

MORRE BELINASO NETO, A LENDA 'LÉO BATISTA'!

 O jornalista, apresentador e locutor Léo Batista, um dos maiores nomes da história do jornalismo esportivo brasileiro, conhecido como a "voz marcante", estava internado desde 6 de janeiro no Hospital Rios D'Or, na Freguesia, Zona Oeste do Rio. Ele foi diagnosticado com um tumor no pâncreas.

O jornalista, apresentador e locutor Léo Batista que morreu na manhã do domingo 19, foi um dos maiores nomes da história do jornalismo esportivo brasileiro. O velório do jornalista será aberto ao público, na segunda-feira (20), às 14h, na sede do Botafogo, em General Severiano, na Zona Sul do Rio.

Em mais de 70 anos de carreira, Léo Batista deu voz a notícias como a morte de Getúlio Vargas e participou de quase todos os telejornais da TV Globo, onde trabalhou por 55 anos – até pouco antes de ser internado.

Início como locutor de alto-falante

Léo Batista, nascido João Baptista Belinaso Neto em 22 de julho de 1932, em Cordeirópolis, interior de São Paulo, começou a carreira nos anos 1940. Incentivado por um primo, participou e foi aprovado em um concurso para locutor do serviço de alto-falante de Cordeirópolis. "Serviços de alto-falantes América, transmitindo da Praça João Pessoa!”, dizia.

Início da carreira

Filho de imigrantes italianos, Léo Batista deixou o colégio interno aos 14 anos para ajudar a família. Mudou-se para Campinas para completar os estudos e trabalhou como garçom e faz-tudo na pensão do pai antes de se dedicar ao rádio.

Começou na Rádio Birigui e passou por várias rádios do interior paulista, onde narrava jogos de futebol e elaborava noticiários.

Em Cordeirópolis, de mansinho, eu ia treinando com uma lata de massa de tomate na beira do campo: ‘Bola para fulano… Bateu na trave… Gol!’ Treinei bastante. Meu sonho era transmitir um jogo”, contou Léo, em entrevista ao Memória Globo.

Em 1952, mudou-se para o Rio de Janeiro e foi contratado pela Rádio Globo, onde trabalhou como locutor e redator de notícias. Seu primeiro trabalho na rádio, ainda como Belinaso Neto, foi no noticiário "O Globo no Ar", transmitido de hora em hora nas horas cheias. Dois anos depois, passou a integrar a equipe esportiva da rádio.

Léo Batista estreou na locução esportiva na Rádio Globo ao narrar a partida entre São Cristóvão e Bonsucesso, no Maracanã.

Antes do jogo, ele ainda era conhecido como Belinaso Neto. Mas o então chefe Luiz Mendes (1924 - 2011) achava seu nome original pouco sonoro e disse que teria que mudar. Para escolher como seria chamado, o "paulistinha" – como o chamava Mendes – escreveu algumas opções em um papel e seus colegas votaram, por unanimidade, em "Léo Batista".

“O curioso é que a família, minha irmã, minha mãe, ninguém mais me chamou pelo outro nome. Para todos, passei a ser Léo”, revelou ao Memória Globo.

Morte de Getúlio Vargas

Um dos muitos momentos históricos narrados por Léo Batista foi em 24 de agosto de 1954. Ele estava de plantão na Rádio Globo e noticiou, em primeira mão, o suicídio de Getúlio Vargas – a notícia mais importante que ele deu em sua carreira.

Ao Memória Globo, Léo lembrou daquele momento: "'Atenção, atenção! Informa o 'Globo no Ar,' em edição extraordinária: acaba de se suicidar no Palácio do Catete o presidente Getúlio Vargas!’ E repeti, afirmando que voltaríamos com novas informações a qualquer momento. Quinze minutos depois, entrou o 'Repórter Esso', com Heron Domingues” na concorrente, Rádio Tupi.

Desde 1970 na TV Globo

Em 1955, Léo Batista trocou o rádio pela televisão, sendo contratado pela TV Rio canal 13. Lá, organizou e participou do Jornal Pirelli e de outros programas, como o grande sucesso TELECATCH MONTILLA. 

Em 1968, deixou a TV Rio e passou pela TV Excelsior antes de começar na Globo, em 1970.

O início da emissora onde trabalhou por mais de 50 anos foi durante a Copa do Mundo em que o Brasil conquistou o tricampeonato mundial em 1970.

Primeiro, narrou às pressas o jogo entre Peru e Bulgária após um problema técnico com a equipe que faria a transmissão direto do México, sede da competição.

Pouco depois, foi chamado para substituir Cid Moreira em uma edição extraordinária do Jornal Nacional.

Seu desempenho no JN garantiu sua contratação definitiva pela Globo, onde apresentou as edições de sábado do jornal por muitos anos.

“Cid Moreira e Hilton Gomes, o saudoso Papinha, eram os locutores do Jornal Nacional. Em determinada tarde, quem estava de plantão era o Cid. Como as coisas pareciam tranquilas, ele pediu para ser dispensado. 

Mal saiu, ocorreu o sequestro do presidente Pedro Eugenio Aramburu, da Argentina, além de um terremoto assustador, o maior da história da Nicarágua, que destruiu Manágua”, contou ao Memória Globo.

JH, EE e Gols do Fantástico

Léo Batista foi um dos apresentadores na estreia do Jornal Hoje, em 1971, ao lado de Luís Jatobá (foto abaixo) e Márcia Mendes. Também apresentou o Esporte Espetacular, criado em 1973, e o Globo Esporte, lançado em 1978. "Por sinal, o nome foi ideia minha", lembrou Léo.

A narração de Léo Batista tornou-se característica dos "Gols do Fantástico", quadro que ele apresentou até 2007. Nos anos 2000, ele também participou do "Baú do Esporte" e de outros quadros do Fantástico e do Esporte Espetacular.

Reconhecimento e legado

Léo Batista foi homenageado com o quadro "Histórias do Léo" no Globo Esporte em 2011, onde compartilhou lembranças de sua carreira.

Em 2017, Léo Batista lançou o "Canal do Seu Léo" no Globo Esporte, onde revela bastidores e curiosidades da cobertura esportiva.

Até pouco tempo antes de ser internado, ele seguia ativo, apresentando gols no Globo Esporte e participando de programas especiais, como o mais antigo apresentador da Globo em atividade.

Figurinha fácil nos corredores da Globo ou na padaria da esquina, Seu Léo gostava de bater papo com os funcionários, sempre contando histórias, claro, com sua voz marcante.

Velório

O corpo do jornalista Léo Batista, que morreu no domingo (19) aos 92 anos, será velado em uma cerimônia aberta ao público, na sede do Botafogo, em General Severiano, na Zona Sul do Rio, na segunda-feira (20).

O velório está marcado para começar às 14h. Amigos e fãs poderão se despedir do apresentador até as 16:30. A família de Léo não divulgou informações sobre o enterro, pois pretende realizar uma cerimônia fechada e reservada apenas para parentes e amigos próximos.