O mesmo problema o Barão denunciou na linha E05 da EPT (Centro x Lagarto), onde os antigos ônibus de 3 portas da frota original da autarquia de transporte, por serem muito grandes, não entravam na rua onde existe o ponto de ônibus (já no Pacheco, porém na divisa dos dois municípios) e continuavam pela RJ 114 por mais de 5 quilômetros na direção de Itaboraí, tirando muitos passageiros da Viação Maravilha que faz a linha Pacheco x Venda das Pedras que aproveitavam o ônibus gratuito de Maricá. Como as linhas da EPT são municipais, ela NUNCA poderia trafegar em outro município e o trajeto foi refeito, fato que também aconteceu na linha E14 (Centro x Jaconé), onde o ônibus da EPT entrava por Jaconé (na parte de Saquarema), atrapalhando a linha da Rio Lagos (empresa de município vizinho). Hoje, as duas linhas E14 e E14A vão até a rua 57, divisa dos dois municípios.
No caso da linha de van da Serrinha, o problema é o mesmo, pois a van não para próximo a divisa de Maricá com Niterói, e sim, entra por alguns quilômetros no município vizinho, fazendo com que a linha tenha características intermunicipais.
Em função disso, desde a quinta-feira (15/12), os passageiros que utilizam as vans que fazem a travessia Recanto x Itaipu (via Serrinha) estão sofrendo com a baixa quantidade de veículos que ainda estão circulando - segundo informações a linha deve ser suspensa até definição do processo licitatório.
O Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio) apreendeu uma das vans (e avisou que poderá aprender as outras 3 que fazem a linha) que fazia a travessia. O problema se dá devido a um imbróglio pois, mesmo tendo autorização para circulação por parte de Maricá e Niterói (autorização oficiosa dados pelos municípios sem a devida anuência do DETRO), não existe uma linha intermunicipal OFICIAL para que as vans circulem sem os devidos problemas legais.
Com isso, passageiros ficam prejudicados e estão tendo que recorrer a outros meios, como o transporte por aplicativo, encarecendo a ida ao trabalho.
Conversando com o jornalista Marcelo Cerqueira que já foi presidente do Sindicato de Condutores de Vans, este nos informou que “o trajeto nesse percurso é intermunicipal, então cabe à autarquia (DETRO) regulamentar e fiscalizar esse transporte e não as prefeituras. A permissão para o percurso nesse trecho está em fase de estudo o processo licitatório para essas linhas intermunicipais do Estado.”
Enquanto isso, como sempre, O POVO SOFRE!!! Até quando?