Em 1991, com a promulgação da Lei Orgânica Municipal (nossa carta magna, redigida e elabora pelo então vereador e jornalista Orpheu de Santos Salles), o Condado passou a categoria de bairro e a partir dai só cresceu. Desde o seu lançamento reuniu moradores que vinham para Maricá em busca de sossego mas também de progresso.
Sua entrada onde o portal virou marca do bairro foi demolido após uma colisão muito suspeita em 2021, numa madrugada onde ninguém viu o suposto caminhão que derrubou a enorme estrutura. Desde então o bairro ficou sem sua maior referência visual.
A primeira obra de melhoria da entrada do Condado foi feita em 1994 pelo jornalista Pery Salgado (morador do bairro desde 1981), na época presidente da APAC - Associação dos Proprietários e Amigos do Condado, quando construiu o ponto de ônibus até hoje no local (ao fundo da foto a construção em azul), e iniciou a construção da nova portaria do Condado - hoje sede da Guarda Municipal - 1ª distrital.
Quem também colaborou muito para a melhoria da entrada do Condado, foi o Sr. Francisco, quando no início do século começou a construir o shopping Condado (que hoje abriga grande complexo gastronômico - referência em Maricá) e aprontou um jardim com chafariz (que pouco funcionou) na entrada do bairro.
OBRAS
Em 2018, a nova rotatória da entrada do Condado foi construída pelo secretário de segurança e trânsito Celso Netto com projeto do jornalista Pery Salgado (que para quem não sabe, também é engenheiro), acabando com os inúmeros acidentes e mais de 30 mortes desde o lançamento do Condado, quando motoristas entravam, no bairro de qualquer jeito pois não havia sinalização que indicasse (que os incautos para não dizer BURROS motoristas, que ali já existia uma rotatória).
Em julho de 2020, começaram as obras da nova sede distrital da Guarda Municipal, também um pedido do jornalista ao então secretário de segurança Celso Netto (que queria colocar na entrada do Condado um módulo de segurança - container - como tantos que existem no município) para que utilizasse o prédio da associação para uso da GM.
Com a preciosa ajuda e solicitação do presidente da casa de leis de Maricá- Aldair de Linda, ao então presidente da SOMAR (hoje deputado estadual eleito) Renato Machado, as obras começaram, sendo concluídas em dezembro de 2021, dando nova cara a entrada do Condado, trazendo mais segurança ao bairro.
NOVAS OBRAS
Na terça feira 06 de dezembro, uma equipe da SOMAR tendo à frente o supervisor Matheus, começaram uma nova obra de revitalização na entrada do Condado, com novas calçadas, vias de circulação, integração com a ciclovia do bairro, vagas para carros que frequentam o centro gastronômico, área de convivência e belos jardins. Segundo Matheus, existe a possibilidade que o chafariz permaneça no local mas que comece a funcionar com frequência.
Segundo informou as obras devem ser concluídas no final de janeiro de 23, trazendo mais vida e embelezando a entrada e saída do tradicional e querido bairro maricaense.