quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

A "PhODA" DA ENEL, SUJA E BAGUNÇA VÁRIOS BAIRROS


 Que a ENEL realmente NÃO É A QUERIDINHA dos maricaenses, todos sabemos, devido aos péssimos serviços prestados na distribuição de força e luz no município, mas agora, embora não seja mês de poda nas árvores, a empresa resolveu fazer PhODAS nas árvores de vários pontos da cidade, mas deixando atrás, um grande rastro de sujeira e desorganização.

Diferente da AMPLA e da própria ENEL assim que substituição a sua antecessora, as podas eram avisadas e assim que eram executadas por uma equipe especializada, vinha um caminhão da empresa retirando os galhos resultados das PODAS.

Mas desde a terça feira 29/11, a empresa resolveu começar as podas e que se segundo informações obtidas pela nossa reportagem, sem nenhum acerto ou aviso para a secretaria de cidades sustentáveis (responsáveis pelas podas no município em área públicas), sem ter feito nenhum contato com a SOMAR (autarquia de obras de Maricá, também responsável pela limpeza de nossa cidade), sem comunicar nada com a secretaria de trânsito, pois em vários momentos, a ENEL INTERDITA total ou parcialmente as ruas para a a execução da desorganizada PhODA, sem nenhuma sanção, notificação ou multa à empresa, lembrando que se QUALQUER CIDADÃO MARICAENSE fizer uma poda (mesmo em frente da sua residência), deverá comunicar e/ou solicitar o serviço para a secretaria de cidades sustentáveis sob risco de MULTA.

TUDO LARGADO NA PhODA

O que mais causou e tem causado espanto neste ciclo de podas da empresa, é o fato de após o serviço ter sido executado, a empresa não ter retirado os galhos e folhas resultantes das podas.


Nos bairros do Marques e Condado, mesmo com o aviso das equipes da SOMAR, o serviço foi feito no dia 29/11 por volta das 18 horas e até o fechamento desta matéria às 17 horas do dia 1º, os galhos ocupam calçadas e até ciclovias existentes nos bairros.

No caso do Condado, o que também entristeceu moradores e funcionários da SOMAR que atuam no bairro, é várias áreas públicas haviam sido capinadas e roçadas nos dias anteriores, melhorando o visual do bairro e a ENEL com sua "PhODA", deixou tudo desorganizado e sujo.

Isso nos lembra as ações do DETRAN em Maricá, onde chegam na nossa casa (Maricá), metem o pé na porta, sentam na nossa poltrona, colocam o pé em da mesa, sem ao menos terem sido convidados e nada anteriormente acordado entre o poder estadual e municipal.

Até quando? E quando a ENEL irá retirar o galhos e folhas da sua PhODA mal feita?

OUTRAS PREOCUPAÇÕES

Como não tiveram nenhuma orientação da secretaria de cidades sustentáveis e muito menos um simples acompanhamento para a devida orientação correta sobre as podas, muitas árvores (algumas enormes), tiveram seus galhos retirados, deixando elas suscetíveis a tombamento em cima de residências em caso de ventanias. E se isto acontecer, quem arcará com o prejuízo, a ENEL ou a prefeitura?