terça-feira, 20 de dezembro de 2022

ERIKA PESSANHA QUESTIONA SEC. DE CULTURA E FAZ UMA SÉRIE DE SUGESTÕES PARA REUNIÕES POPULARES


A artista plástica e fazedora de cultura Erika Pessanha foi IMPEDIDA de participar de reunião de PARTICIPAÇÃO POPULAR e em sua rede social Facebook questionou seu impedimento e fez uma série de EXCELENTES SUGESTÕES para serem aplicadas às próximas reuniões e as reuniões das câmaras setoriais de cultura do município.

Diz a postagem:

"Tento entender eu  não poder participar de reuniões que são de participação popular por eu não ser da diretoria , mas sugestões mesmo sem ser da diretoria eu posso dar né Sady Bianchin ? Afinal é um sistema participativo POPULAR  

1.As necessidades da classe são listadas com contagem de unanimidade de participantes do município DE TAL CADEIRA em assembleias coletivas. 

2.Desrespeitar essa unanimidade é atrapalhar a luta 

3.Propor gestões que estão em desacordo com a necessidade da classe é desrespeitar a luta.

4.Os intermediários de negociações de exposições,  eventos , salões das cadeiras são Conselheiros,  Suplente e Secretários, mesmo assim com votação em plenária. Outras propostas são possíveis desde que respeitem as reivindicações da classe tais como contratos e compromissos de cuidados com a obra. Lembrando que a existência da Câmara é para a luta de direitos culturais e não apenas criação de eventos.

5. Sugiro que no ato de proposta de cada evento seja documentado antecipadamente quais são os apoios e em que consiste.

6.Sugiro que sejam listados os patrocinadores e qual é a verba ou material cedido e no caso de  patrocínio, haja cota destinada ao artista,  passando a se rejeitar veementemente participações sem ganhos em espécie para os artistas.

7 . Sugiro que se rejeite participação em eventos cuja estrutura, acondicionamento e transporte não condizem com o trato merecido por uma obra de arte.

8. Sugiro que em um termo que acorde todas essas condições,  haja o compromisso de veiculação de nome de todos os artistas e curadoria.

9. Sugiro que a comissão de Cultura seja pró ativa indo ela mesma marcar diálogos com as cadeiras. 

10.Foi ótima a única reunião do Sady com a Câmara de Artes Plásticas  sugiro que hajam mais, quem sabe novas tentativas no Cine Henfil.

11.Sugiro que toda reunião marcada com Secult ou comissão de Cultura, seja de Conselho ou Câmaras seja marcada com um prazo em que seja possível haver assembleia com as câmaras das cadeiras em questão para que sejam levadas literalmente as demandas de tais  Câmaras 

12.Sugiro que estas sejam transmitidas como são as sessões da câmara em tempo real."

E concluiu de modo magnífico: "Obs: tudo bem não ir nas reuniões, escrever gera mais alcance".