sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Governo Lula incha a máquina pública e fecha lista de 37 ministros, com 26 homens e 11 mulheres (precisava tantos assim?)

 Lista tem 10 negros e 2 indígenas


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na 5ª feira (29/12) os 16 ministros que faltavam para completar a lista de 37 ministérios que vão compor o início do seu 3º mandato. Todos serão empossados em seus cargos no domingo (1º.jan.2023) pelo petista durante a cerimônia de posse presidencial, no Palácio do Planalto.

Ao anunciar os últimos nomes, Lula cobrou empenho dos indicados para “fazer a máquina funcionar porque o povo não pode esperar”. Disse ainda esperar receber o título de melhor governo do mundo ao final de seu mandato. “Quero que a gente ganhe essa Copa. […] Tenho certeza de que a gente vai dar conta do recado”, disse.

Com a conclusão da indicação do 1º escalão, Lula consolidou a hegemonia do PT em sua nova gestão. A sigla terá 10 ministérios, incluindo alguns dos principais, como a Fazenda, com Fernando Haddad, e Casa Civil, com Rui Costa. Dos 37 futuros ministros, 26 são homens e 11 são mulheres. A lista conta com 10 futuros ministros negros e 2 indígenas. 


O presidente eleito anunciou ainda os líderes do seu governo no Senado, na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional. Serão eles: Jaques Wagner (PT-BA), José Guimarães (PT-CE) Randolfe Rodrigues (Rede-AP) respectivamente. O PSB e o MDB terão 3 pastas cada um. O PDT e o União Brasil, ficam com duas. Embora esteja no PDT, o governador do Amapá, Waldez Góes, que assumirá o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, foi indicado na cota do União Brasil. O PC do B, PSD, Rede e Psol terão um ministério cada um.

INCHAÇO DA MÁQUINA PÚBLICA


Ao tentar explicar o crescimento assustador do número de Ministérios (aliás, prática recorrente nos governos petistas, tanto no escalão federal, como estaduais e municipais), Lula afirmou que não haverá crescimento de gastos. Como assim?

15 ministros e sua estrutura ministerial (todos os escalões) trabalharão de graça? 

Confira abaixo o enorme inchaço da máquina pública e a comparação dos últimos governos, desde o governo Sarney o primeiro desde a redemocratização do país, em 1985.


A senadora Simone Tebet (MDB) foi confirmada como ministra do Planejamento. Ela terá uma atuação direta com o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). Ao posar para a foto com Lula, a futura ministra chamou Haddad para ser fotografado também. 

Lula disse ainda estar orgulhoso de indicar uma indígena para o Ministério dos Povos Indígenas. O nome escolhido foi de Sonia Guajajara (Psol). “Ontem falei com a Sônia que é uma experiência nova, que todos nós termos que trabalhar. Isso vai melhorar e aperfeiçoar tudo o que a gente tenta fazer para demarcar terras indígenas”, disse. Lula anunciou que escolherá indígenas também para a Funai.

Lula declarou que escolherá mulheres para comandar o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Os nomes das escolhidas ainda não foram divulgados. 

“Nós vamos ter uma mulher presidente da Caixa e outra presidente do Banco do Brasil. O Banco do Brasil tem 200 anos, nunca se pensou, nem de perto, de ter uma mulher na presidência. Vamos provar que uma mulher pode ser melhor que muitos homens que dirigiram aquele Banco do Brasil“, afirmou.

Haddad anuncia nomes técnicos para presidências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil

O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, na sexta-feira (30), os nomes das escolhidas para presidir a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco do Brasil (BB). A Caixa será comandada por Rita Serrano, e o Banco do Brasil será dirigido por Tarciana Medeiros.

As duas são funcionárias de carreira das instituições bancárias. Rita trabalha na Caixa há 33 anos, e Tarciana atua no Banco do Brasil há 22 anos.

"Elas conversaram muito com o presidente, conversaram comigo, e estão alinhadas com o plano de governo do presidente Lula, sabem os desafios, a relação de crédito do Brasil, que é muito desafiadora e estão bastante animadas", afirmou Haddad.

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já havia adiantado na quinta-feira (29) que as presidências dos dois bancos seriam ocupadas por mulheres.

Que Deus nos proteja e abençoe o presidente eleito.