quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

SEM MATRÍCULAS, OPÇÃO A UNIDADE BARROCO FECHA AS PORTAS. PAIS ESTÃO ATÔNITOS!

 GRAVE CRISE NA REDE DE ENSINO PARTICULAR DEIXA PAIS E FUNCIONÁRIOS SEM RUMO


O tradicional colégio Opção A que já foi uma das grandes referências de ensino privado (e inovador) em Maricá, com sua primeira sede na avenida Vereador Francisco Sabino da Costa no centro, está passando por uma grave crise financeira.

Após a aquisição do tradicional colégio IQS (Iara Queiroz da Silva), o Opção A começou a crescer mais ainda e abriu uma nova unidade em Itaipuaçu, ocupando o terceiro piso do shopping Via Veneto (uma dos maiores da região), na rua 34.

Mas o crescimento não parou, e a direção adquiriu as ESCOLAS INTEGRADAS outro tradicional colégio de Maricá (deste vez no Barroco).

Mas a partir dai e com o advento da pandemia que começou a afastar alguns alunos, os problemas começaram a surgir.

Em novembro deste ano, os pais foram informados que a unidade da Rua 34 no shopping Via Veneto seria fechada e seus alunos e funcionários passariam a integrar o quadro da unidade do Barroco, dando vida nova e melhor atendimento à todos.

Até então tudo bem, mas começaram a surgir rumores de altas dividas e segundo informações recebidas, o real motivo da saída do shopping Via Veneto foi o fato de que pagamentos de condomínio e aluguéis não estavam sendo honrados, sendo negociada a retirada da unidade escolar do local e total remanejamento de alunos e funcionários.

BOMBA NA CABEÇA DOS PAIS, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS

Mas os problemas se agravaram e na quarta feira 21 de dezembro, os pais foram informados que POR FALTA DE MATRÍCULAS, a unidade do Barroco (antigo INTEGRADAS) também seria fechado.

A informação veio pelo Instagram e pelo Facebook da escola. Diz a nota:


É com grande tristeza que o Colégio Opção A vem a público comunicar que decidiu encerrar as operações da Unidade Itaipuaçu/Barroco para o ano de 2023. Essa decisão foi motivada pela insuficiência de renovações de matrícula e pela baixa procura, o que inviabilizaria a continuidade das operações no ano que vem.

No dia de hoje, 21 de dezembro, os responsáveis foram comunicados deste fato pela diretoria da unidade.

Ressaltamos conforme informado no contato realizado que os responsáveis que já efetuaram o pagamento da matrícula e dos livros didáticos serão devidamente ressarcidos. 

Reiteramos que o Colégio Opção A continuará operando normalmente em sua unidade matriz, localizada no Centro de Maricá, onde o planejamento para 2023 segue a todo vapor, trazendo muitas novidades, incluindo a implantação do Sistema Integral de Ensino.

Estamos abertos para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários através dos canais de comunicação do Colégio.


Imediatamente pais começaram a querer saber mais informações e começaram uma série de postagens pelo Instagram (que segundo alguns pais, alguém da direção do colégio vem derrubando as postagens) e pelo Facebook.

Também segundo informações de pais de alunos da instituição de ensino, informaram que ao efetuarem a matrícula para 2023, também já assumiam o compromisso da compra do material didático (do PH - quatro apostilas que são entregues no decorrer do ano), mas com a informação da direção do colégio do encerramento das atividades, todos querem saber se realmente as matrículas e valores do material didático serão devolvidos em suposta reunião que deverá acontecer na sexta feira 22/12.

Ainda segundo informações vindas dos pais, a rede está com várias dívidas (devendo inclusive ao PH que faz o material didático, tanto que a apostila do quarto bimestre do ano não foi entregue). Já comunicou a demissão em massa dos funcionários da unidade de Itaipuaçu e apenas três funcionárias (que informaram que já foram demitidas), continuam trabalhando no atendimento dos pais (duas secretárias e uma responsável pela limpeza de toda a escola) que chegam à unidade do Barroco para saber dos problemas e pegar documentação para que possam ir a outros colégios para efetuarem nova matrícula. 

Segundo estes pais, a direção do grupo tenta evitar que estes problemas respinguem na unidade do centro de Maricá, e que os CNPJs das unidades são distintos e que o CNPJ da unidade de Itaipuaçu já estaria bloqueado pela justiça.

"Os funcionários estão perdidos, sem saber o que fazer. Nós estamos preocupadas pois como ficamos sabendo que a justiça bloqueou os bens os proprietários na unidade do Barroco, estamos com medo de não receber nosso dinheiro da matrícula e do material didático já pagos", falou uma mãe, que disse ainda que uma funcionária teria informada que os atrasos de pagamentos são uma constante dentro da unidade.


REFORMAS NA UNIDADE DO CENTRO E FORMATURAS

Em rede social Facebook, a direção da instituição informou que está a pleno vapor as obras para melhor acolhimento em 2023. Diz a publicação:

"As reformas do Colégio Opção A na unidade matriz (Centro de Maricá) estão a todo vapor. Tudo para entregar um espaço ainda mais confortável e acolhedor para os nossos alunos em 2023. 

Novo Laboratório de Ciências, novos espaços de convivência, salas de aula modernas, Sistema Integral e muito mais. 
Um espaço que está sendo preparado para continuar oferecendo um ensino de excelência. 
Saiba mais entrando em contato conosco!"

E uma mãe respondeu à publicação:

"Tomara que a instituição não feche, né?! Em Itaipuaçu, no Barroco, fizeram obra, fizeram reunião, disseram que estava tudo bem e, de repente, a unidade fechou!
Boa sorte àqueles que estão arriscando! Que vcs deem mais sorte do que nós!"


O jornal Barão de Inohan tentou contato tanto com a unidade de Itaipuaçu como com a unidade do centro de Maricá, mas devido o adiantada da hora (cremos), não obtivemos nenhum tipo de atendimento. Continuaremos na tentativa de contatos e desde já colocamos o espaço que seja necessário para que a direção da escola, assim como PAIS e FUNCIONÁRIOS façam seus devidos esclarecimentos.

Mais uma vez o jornal Barão está junto da população maricaense e torce para que todos as pendências sejam resolvidas e que esta rede de ensino tão tradicional e que tantos alunos já formou em nossa cidade, perdure por mais alguns anos.