segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

URGENTE: TENDA DA UPA DE INOÃ LOTADA. PACIENTES AGUARDAM CERCA DE 5 HORAS PARA SEREM ATENDIDOS


 PACIENTES INFORMAM QUE FALTAM REMÉDIOS NO LOCAL

Além de casos do Covid, a explosão de casos do novo vírus da Influenza H3N2 e os vários casos de síndrome aguda respiratória, tem lotado os postos de atendimento da prefeitura, em especial a tenda instalada na UPA de Inoã, que na segunda feira 06/12, recebeu durante todo o dia e continua recebendo um número gigantesco de pacientes com as suspeitas de covid, H3N2 e síndromes respiratórias.

Para aumentar o problema, várias pessoas que entraram em contato com a nossa redação, informaram que apenas um médico presta o atendimento, o que vem ocasionando enormes filas e com uma demora que chega a 5 horas para ser atendido.

Um dos denunciantes informou que chegou na UPA pouco depois do meio dia e ainda aguarda atendimento, até o fechamento desta matéria às 18:15h.

FALTAM REMÉDIOS

Depois da longa espera, pacientes recebem uma receita ministrando dipirona, um antialérgico e ibuprofeno, sendo que a farmácia da UPA tem apenas dipirona. Além disso, recebem outra receita para a COMPRA de um xarope (que também não tem no local). Segundo disse a funcionária da farmácia para um paciente é que a falta de remédios não é de hoje e que não informaram quando chegarão novas entregas. 

COM NÚMERO RECORDE DE ÓBITOS CONFIRMADOS EM NOVEMBRO, MARICÁ TERÁ MAIS QUATRO POLOS DE VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

No total, serão 11 locais de imunização em todos os distritos da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde, abriu na segunda-feira (06/12) mais quatro polos fixos de vacinação contra a Covid-19 nas Unidades de Saúde da Família (USF) São José 2, Inoã 2, Barra de Maricá e Ponta Grossa. No total, 11 polos distribuídos pela cidade integram a iniciativa de descentralização que pretende colocar a vacina na rotina dos postos  nos próximos meses.

Além dos novos polos, a imunização ocorre na USF Central; USF Jardim Atlântico; USF Chácaras de Inoã; USF Marinelândia; USF Barroco, USF Mumbuca e USF Ponta Negra, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. 

Até o momento, 82,5% da população acima de 12 anos de Maricá já recebeu as duas doses ou a dose única, mais de 117 mil pessoas. Com a primeira dose são 127.022 mil, ou seja, 89,4%.

Maricá disponibiliza a segunda dose, que teve intervalo reduzido para 21 dias para a vacina da Pfizer e oito semanas para a Astrazeneca, e a primeira dose para todos acima de 12 anos. Também está sendo aplicada a dose de reforço para as pessoas de 18 anos ou mais que tenham no mínimo cinco meses da segunda dose ou dose única da Janssen.

Maricá registrou o número recorde de 50 mortes no mês de novembro (maior quantidade de óbitos em um mês, desde o início das restrições da pandemia em março de 2020 (https://baraojornal.blogspot.com/2021/12/mais-15-obitos-por-covid-e-outros-90-em.html).

Documentos para vacinação
 

Os adultos precisam apresentar um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Já os adolescentes devem levar documento de identidade ou certidão de nascimento. Para a segunda dose é necessário, também, o comprovante de vacinação.

A dose de reforço está sendo aplicada a toda a população com 18 anos ou mais que tenha recebido a segunda dose há cinco meses ou mais, além dos imunossuprimidos maiores de 12 anos que tenham as duas doses completas há mais de 28 dias.
Os maiores de 18 anos devem apresentar um documento de identificação com foto, CPF e os comprovantes de vacinação e residência. Já os imunossuprimidos, além de apresentarem os mesmos documentos, devem levar um laudo médico atualizado comprovando a condição de saúde.

Locais de vacinação segunda dose, dose de reforço e repescagem:

Segunda a sexta-feira, de 9 às 16h
USF Central: Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.
USF Jardim Atlântico: Rua 36, lote 01, quadra 206. Loteamento Jardim Atlântico, Itaipuaçu.
USF Chácaras de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16. (ao lado do Polo Mania),
Inoã.
USF Marinelândia: Rua Nove, Quadra 15, Cordeirinho.
USF Barroco: Rua Getúlio Vargas (antiga rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu.
USF Mumbuca: Rua Hipólito de Abreu Rangel, s/n.
USF Ponta Negra: Alcebiades Teodoro Pereira, s/n.
USF São José 2: Estrada da Cachocheira, s/n, São José do Imbassaí.
USF Inoã 2: Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n, (ao lado do DPO).
USF Barra: Rua Ênani Manoel Soares, s/n, Barra de Maricá.   
USF Ponta Grossa: Rua Irineu Ferreira Pinto, s/n