quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Com criação do SISLEV, Prefeitura simplificará autorização para realização de eventos em Maricá

Encontro realizado no auditório do Banco Mumbuca reuniu secretários de diversas pastas

Um grande passo para a realização de eventos em Maricá. A Prefeitura, por meio das Secretarias de Governo e Planejamento, Orçamento e Fazenda, vai simplificar o processo de solicitação de autorização para eventos na cidade. Será criado o Sistema Municipal de Legalização de Eventos (Sislev), que receberá pedidos online, por meio de um portal vinculado ao SIM (Serviços Integrados Municipais).

O objetivo da medida é tornar a legalização do evento mais fácil e transparente. A tramitação do pedido será toda online. O andamento e as etapas do processo, assim como pareceres e exigências de cada órgão fiscalizador, estarão à disposição para consultas. “Vamos implementar novas medidas, aprimorar as existentes e dar a maior transparência possível para oferecer eventos seguros e totalmente legalizados”, explica secretário de Governo, João Maurício de Freitas, que recebeu do prefeito Fabiano Horta pedido para dedicar atenção especial ao projeto.

O Sislev é mais uma ação inovadora da Prefeitura. A ferramenta vai agilizar o serviço que já é oferecido pelo SIM, reunindo num só portal informações, legislações e formulários necessários para a legalização de eventos de qualquer porte. A plataforma digital dará orientações sobre como proceder, no caso de eventos privados, e servirá também como referência para os que foram organizados ou apoiados por secretarias e empresas públicas, com informações sobre padronização de rotinas, integração, gerenciamento, prazos e normas.

De olho no turismo e na cultura

Com a vacinação em massa e a redução dos casos de covid-19 segundo a prefeitura, embora não seja isto que estamos vendo nas últimas seis semanas, a expectativa é de uma abertura gradual nos setores de turismo e cultura. Mais eventos acontecerão, e Maricá estará pronta para dar boas condições de realização a todos eles. “O Sislev vai oferecer suporte a quem desejar realizar um evento, com as informações para o cumprimento de todas as obrigações legais e autorizações necessárias por parte dos órgãos de fiscalização, sejam municipais, estaduais ou federais”, afirmou o secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda, Leonardo Alves.

Calendário de eventos públicos em 2022

A Secretaria de Promoção e Projetos Especiais está conduzindo, com outros órgãos municipais e demais secretarias, a elaboração de um calendário de atividades para o ano que vem. O anúncio será feito nas próximas semanas. Segundo o secretário José Alexandre Almeida, a orientação do prefeito é para que os eventos geradores de fluxo turístico sigam a lógica do estudo de sazonalidade feito no Plano Maricá 2030 e priorizem os meses considerados de baixa temporada.

Antes de o Sislev entrar em funcionamento, a Prefeitura vai organizar um workshop (previsto para a segunda quinzena de janeiro) para apresentar a plataforma e capacitar os servidores. Eles serão indicados por cada secretaria e ficarão responsáveis pela alimentação das informações no sistema.