sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

COMDEF REALIZA EVENTO PARA PCDs NA ARENA FLAMENGO COM APOIO DO PROJETO "CONSTRUINDO PONTES"


 No sábado 04 de dezembro, na Arena Flamengo em Maricá (RJ), nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03 de dezembro), o COMDEF (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Maricá) com apoio do projeto CONSTRUINDO PONTES, realizou um evento reunindo PCDs, seus familiares e amigos.


O evento teve a organização do Instituto Construindo Pontes, que é coordenado pela Fonoaudióloga Bárbara Cris, que também atua na Coordenação de Reabilitação da Assistência Social, pasta responsável pelas ações voltadas às pessoas com deficiência do município, a qual é coordenada pela fisioterapeuta Maria Beatriz Bastos que ocupa  também  o cargo de Presidente do COMDEF.

No encontro que começou com um deliciosos café da manhã, foi seguido de uma aula de alongamento com a professora Kênia Aparecida Moreira, da apresentação da cadeirante e empresária Lú Rufino (criadora do Miss Cadeirante Brasil - assista o vídeo ao final da matéria para conhecer a trajetória de Lú Rufino) que veio especialmente à Maricá para coroar a primeira Miss Cadeirante da cidade - Izabelle Vitória (22). Foram momentos emocionantes que levaram vários presentes às lágrimas. Conheça Izabelle Vitória - Miss Cadeirante Maricá 2021 acessando o link: https://culturarteenpr.blogspot.com/2021/12/izabelle-vitoria-miss-cadeirante-marica.html

Após sua coroação, Izabelle desfilou junto a presidente do COMDEF - Maria Beatriz.

Enquanto isso, na piscina semiolímpica da Arena Flamengo, o jovem autista João Gabriel (16 - autismo severo), deu uma demonstração de talento e garra ao nadar em quatro estilos. Após sua apresentação foi saudado pelos demais alunos e posou para fotos com uma professora - Gabriela e toda a equipe de Natação do Esporte Presente na Arena Flamengo.




Na quadra, o atleta paraolímpico Lucas Ferreira de Araújo (25), ao lado de sua esposa (que é sua orientadora), fez uma exibição de bocha, esportes que já rendeu inúmeras medalhas e títulos à Lucas e a Maricá.


O evento teve a participação de artesã Sônia da Silva faz artes inclusivas e tem uma linha de bonecos representando PCDs (Pessoas com Deficiência). Seu último lançamento é um boneco ostomizado.

O professor de educação física adaptada Nilson Ney, que é também mestre em educação, realizou com a sua turma de alunos com deficiência da Vila Olímpica de Nova Iguaçu, demonstração da modalidade Hóquei sobre piso e foi uma experiência incrível para pessoas com e sem deficiência.


Além disso, os instrutores do projeto que também são pessoas com deficiência, promoveram atividades de recreação com paraquedas e agitou a garotada presente no evento. 

O evento foi um sucesso e apesar (infelizmente) do pouco público, mostrou a necessidade do respeito a todo tipo de inclusão social.