Após matéria do Barão de Inohan (https://obaraoj.blogspot.com/2021/12/motoristas-tem-prejuizo-em-posto-br-em.html) e muito gritaria em redes sociais sobre a péssima qualidade dos combustíveis vendidos (em especial a gasolina) no posto Ipiranga (antigo BR) no quilômetro 22 em São José do Imbassai (Maricá), motociclistas e motoristas revoltados fizeram uma manifestação no posto na noite da quinta feira 16/12, aguardando o responsável e enquanto isso, faziam barulho pela rede social. O Barão de Inohan foi o primeiro a publicar matérias sobre o problema e sabendo da grande confusão, o secretário de Defesa do Consumidor - Felipe Paiva, comandou pessoalmente uma força tarefa que rumaram em direção do posto de combustíveis localizado em frente ao novo hospital municipal.
Com seus técnicos, chegando ao local, ouviram pacientemente todos os usuários lesados e começaram a verificar com os funcionários o que poderia ter acontecido, e constataram que havia uma irregularidade em uma das tampas do tanque subterrâneo, o que poderia estar ajudando na infiltração e mistura de água.
A ação ocorreu decorrente de inúmeras denúncias de carros enguiçados na rodovia e no próprio local do abastecimento com indícios de combustível adulterado. Na ação, 6 bicos de combustíveis foram lacrados. De acordo com os fatos apurados no local, houve um problema de vedação da tampa em um dos tanques subterrâneos de armazenamento de combustível do posto, no qual o mesmo encheu de água devido ao volume da chuva.
“Recebemos denúncias agora a noite de carros com problemas mecânicos oriundos do abastecimento nesse posto, viemos fiscalizar de imediato e constatamos a falha grave que foi cometida na armazenagem do combustível. Os gerentes muito solícitos entenderam o tamanho da gravidade e o posto se prontificou em sanar qualquer tipo de dano que venha a ser ocasionado pelo ocorrido além de reembolsar o valor do abastecimento. A secretaria está sempre atenta para que o direito do consumidor seja respeitado”, declarou o secretário da pasta, Felipe Paiva.
Após as verificações, seis bicos de abastecimento foram lacrados e impedidos de serem usados.
Qualquer consumidor que tenha abastecido durante ou posteriormente a chuva e que seu veículo tenha apresentado qualquer defeito deve se dirigir ao posto para relatar o problema, junto a nota de abastecimento ou do cartão, caso não consiga atendimento no qual foi combinado e se sinta lesado, a secretaria estará a disposição para formalizar qualquer denúncia ou reclamação e seguir os procedimentos devidos.
Os bicos de combustíveis lacrados só voltarão a funcionar após todo líquido residual do tanque ser retirado e o problema de vedação da tampa ser sanado.
Quaisquer dúvidas ou denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais: WhatsApp: (21) 97235-7207 (24 horas), ou pelo telefone (21)2634-1342 e por e-mail: defesadoconsumidor@marica.rj.gov.br, ou formalizadas na sede da Secretaria; Rua Álvares de Castro, 2525, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O jornal Barão de Inohan, parabeniza a pronta e rápida ação do secretário de Defesa do Consumidor - Felipe Paiva e sua equipe, que informou ter equipes 24 horas prontas para prestar qualquer atendimento à população.