quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

URGENTE: CAPITANIA DOS PORTOS E CBMERJ AINDA NÃO APROVARAM LOCAIS DE QUEIMA DE FOGOS EM MARICÁ

PREFEITURA CORRE PARA SE ADEQUAR


Vários moradores de Maricá incomodados com a queima de fogos em locais indevidos, questionaram o MPRJ, a MARINHA através da Capitania dos Portos e o CBMERJ - Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, sobre a liberação e aprovação ou não da queima dos fogos, previstas para oito locais em todo o município.

De imediato, responsáveis pela Capitania dos Portos entraram em contato com os denunciantes, pedindo fotos e informações sobre os locais de queima. Os denunciantes enviaram as fotos e as informações solicitadas e obtiveram a seguinte resposta: "Muito obrigado pelas informações, vamos verificar as denúncias".

Segundo o tenente Vitor, oficial de dia da Capitania dos Portos, as balsas com os fogos não poderiam estar a menos de 500 metros das orlas e em alguns casos, como na lagoa das Amendoeiras, estas balsas estão há pouco mais de 50 metros.

No inicio da noite da quinta feira 30/12, a Capitania dos Portos enviou a seguinte informação aos denunciantes: 


Segundo informações da Capitania dos Portos, o CBMERJ após a aprovação (ou não) dos fogos instaladas nestas balsas irá liberar a queima e as balsas deverão ser deslocadas para o meio da lagoa para cumprir as exigências de distância mínima da orla segundo orientações da Marinha.

Ainda segundo a Capitania dos Portos, a empresa responsável está providenciando tudo para adequar o evento às normas da autoridade marítima e que por enquanto, o processo de queima de fogos ainda não foi aprovado pela Marinha do Brasil.