segunda-feira, 20 de setembro de 2021

ROBERTO SILVEIRA: SOBRAM AGENTES EM FRENTE A ESCOLA E FALTAM EM FRENTE A COMÉRCIOS


A principal entrada para o centro de Maricá - a avenida Roberto Silveira, nos seus primeiros quatro quarteirões (entre a RJ 106 e a Arena Flamengo), concentra grande quantidade de bons comércios e agora, o campus da Universidade de Vassouras, ou como queiram Universidade de Maricá, bem próximo a Arena Flamengo.

A avenida apesar de neste trecho ser bem larga, tem apenas duas pistas (de mão e contra mão) e no primeiro quarteirão, onde está localizada a escola municipal Clério Boechat (com cerca de 700 alunos, embora agora, devido a pandemia e sistema híbrido de ensino, apenas aproximadamente 200 alunos estejam indo a unidade escolar segundo informações obtidas pelo Barão), a SECTRAN que na gestão passada, havia colocado um agente de trânsito no local (onde também existe uma faixa de pedestres para facilitar a travessias dos alunos), nesta nova gestão (ex vereador Marcinho da Construção sendo o secretário), CAPRICHOU e vem colocando diariamente (sem nenhuma necessidade, pois como já afirmamos, a quantidade alunos é bem reduzida) pelo menos agentes de trânsito, embora a reportagem do Barão já tenha flagrado por algumas vezes TRÊS agentes no local, conforme fotos acima e abaixo.

Porém, bem ali perto, nos terceiros e quarto quarteirões da avenida (antes da Arena Flamengo), onde existem bons e variados comércios (uma grande loja de material de construção, um supermercado, uma grande padaria e confeitaria, quatro farmácias, uma grande loja de produtos veterinários, além de peixaria, loteria, depósito de bebidas e inúmeros outros comércios, o trânsito cada vez mais confuso, sem nenhum tipo de ordenamento, e onde motoristas e MAUSTORISTAS fazem o querem tanto na direção, quanto na disputa das poucas vagas do local, embora o jornal do Barão de Inohan venha lutando há anos (desde antes da pandemia) para que um Guarda Municipal ou pelo menos um agente de trânsito seja mobilizado para o local, NINGUÉM É VISTO para ordenar o trânsito, que piora sobremaneira entre às 16 e 18 horas (horário de final de expediente, onde muitos usam a avenida para sair do centro de Maricá), e horário, onde normalmente um carro forte para como pode (às vezes em fila dupla e na CONTRA MÃO), para retirar a féria da loteria existente no local (https://obaraoj.blogspot.com/2021/08/sectrans-precisa-ordenar-com-urgencia.html).

Porque a nova administração da SECTRAN não desloca um dos dois agentes de trânsito que estão em frente ao colégio Clério Boechat - batendo cabeça -, para tentar ordenar o local? Ou eles não estão aptos a exercer essa função? Falta de treinamento básico, falta de administração?

E a SEOP, não poderia ajudar deslocando um GM para o local?

De que adianta SEMANA DE TRÂNSITO com trabalhos de conscientização se a ZONA no trânsito de Maricá está instalada?

Prefeitura realiza ação de conscientização na Semana Nacional do Trânsito

Atividade alertou para não usar o celular ao volante (só para isso????) 

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária, realizou no sábado (18/09) mais uma importante ação em continuidade à campanha da Semana Nacional de Trânsito. A atividade, que aconteceu próximo à Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no Centro, e que contou com a participação dos agentes de trânsito, teve o objetivo de conscientizar a população para não usar o celular ao volante. 

Com faixas simulando a visão dos condutores, a equipe se colocou à frente da faixa de segurança, fazendo com que os motoristas não vissem pedestres atravessando a via, exatamente como ocorre quando o condutor fala ao celular e dirige ao mesmo tempo.  


Ações no decorrer do ano  

O responsável pela pasta, Márcio Carvalho, afirmou que o objetivo é realizar ações como essas até o fim do ano. “Muitos acidentes acontecem, pessoas perdem suas vidas e famílias são destruídas por causa de segundos ao celular que tiram a atenção dos condutores", pontuou. 

O fiscal de trânsito de Maricá, Aurélio Nobre, lembrou que usar o celular enquanto dirige causa o mesmo efeito da embriaguez ao volante. "A grande mensagem dessa ação é que os motoristas entendam que ao utilizar o celular enquanto dirige, perdem a visão do que está acontecendo a sua frente e podem atropelar uma pessoa. Sem falar que usar o celular ao volante é uma infração grave e gera multa", frisou Aurélio Nobre, fiscal de trânsito de Maricá.